Princípios da governança corporativa: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás

Autores

  • Luiz Carlos de Alencar Ribeiro Universidade Estadual de Goiás
  • Drielly Neres Lúcio Universidade Estadual de Goiás
  • Francisco Alberto Severo de Almeida Universidade Estadual de Goiás
  • Natália Viginia de Oliveira
  • Roseli Vieira Pires Universidade Estadual de Goiás
  • Simone Adami Santos Peixoto Universidade Estadual de Goiás
  • Zenaide Dias Teixeira Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.53660/429.prw1108

Palavras-chave:

Gestão de conflitos, Governança corporativa, Liderança, Valpraíso de Goiás

Resumo

O presente estudo de caso trata dos princípios da Governança Corporativa no que tange a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Valparaíso de Goiás, tem como objetivo geral, portanto, identificar se as informações disponibilizadas pela SME atendem às recomendações necessárias dos princípios norteadores da Governança Corporativa, bem como, de forma específica, pretende apresentar os conceitos afetos à Governança Corporativa, verificar qual o modelo de governança aplicado na SME e conceber a relação entre a tipologia de liderança e a gestão de conflito por meio da Escala Likert. A pergunta norteadora é: como as políticas de governança relacionadas à ética, transparência e responsabilidade são aplicadas no âmbito da SME Valparaíso de Goiás? O percurso metodológico se dá na perspectiva da pesquisa qualitativa, inserida na modalidade de Estudo de Caso, tendo como instrumento de dados o questionário, com pressuposto firmado nos conceitos e entendimentos a partir de Severino (2007) e Moreira (2002). A pesquisa apresentou os princípios da transparência, equidade, cumprimento das leis, conduta de ética e prestação de contas como mecanismos mensuradores da qualidade da Governança Corporativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos de Alencar Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás

Aluno regular do programa Stricto Sensu PPGET - UEG. Especialista em gramática e produção de texto pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH). Graduado em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas pela mesma instituição. Professor efetivo da rede municipal de ensino de Valparaíso de Goiás.

Drielly Neres Lúcio, Universidade Estadual de Goiás

Aluna regular do programa Stricto Sensu PPGET - UEG. Especialista em Literatura pela (DARWIN) e Gramática e Produção de Texto pelo ICSH. Graduada em Letras Português e suas respectivas Literaturas pela (FORTIUM), Pedagogia e Filosofia pelo (ICSH). Professora efetiva da rede municipal de ensino de Valparaíso de Goiás.

Francisco Alberto Severo de Almeida, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo-USP e Pós Doutor pela Universidade do Porto – Portugal. Professor concursado da Universidade Estadual de Goiás -Brasil. Tem experiência em gestão universitária como Diretor Acadêmico e em implementação de projetos educacionais. Foi consultor residente do Projeto de Desenvolvimento do Núcleo de Educação a Distância do Instituto de Aperfeiçoamento de Professores, do Ministério da Educação do Governo de Moçambique (Projecto PNUD/MOZ 91/006), para implantação do sistema de educação à distância em 5 províncias de Moçambique. Como Líder do grupo de pesquisa EGESI- Estratégia em Gestão, Educação e Sistema de Informação, registrado junto ao CNPQ, desenvolve, em conjunto com o Departamento de Comunicação e Jornalismo da Universidade do Porto, publicação da Coletânea Lusobrasileira com investigação sobre a temática gestão da informação e inovação em rede de cooperação. Estuda, também, a gestão de organizações públicas e privadas em temas ligados a área de educação corporativa, diagnóstico sobre novos modelos de governança e gestão educacional, planejamento e finanças governamental, empreendedorismo corporativo, sustentabilidade socioambiental e organizações do terceiro setor. Tem de cerca de 84 publicações cientificas, em autoria e co-autoria, em níveis nacionais e internacionais, de artigos com a indicação “Qualis Capes”, organização ou edição de livro e capítulos, sendo laureado com o prêmio de melhor artigo no XXI Congreso Internacional de la Sociedad Latinoamericana de Estrategia, Santiago do Chile: Conceituando Clusters de Negócios como Entidade Supra-empresa e no X Seminário em Administração FEA-USP, São Paulo: A inovação tecnológica no Brasil:os avanços no marco regulatório e a gestão dos fundos setoriais. Experiência na área de Administração em Gestão de Projetos, Finanças Públicas e Estratégia Empresarial, tendo exercido várias funções técnicas e de direção em órgãos da administração direta, empresas públicas e na iniciativa privada

Natália Viginia de Oliveira

Especialista em Cultura Afro-Brasileira pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá e Orientação, Supervisão e Gestão Escolar pelo Centro Universitário UNIBTA. Graduada em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM. Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Valparaíso de Goiás.

Roseli Vieira Pires, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás (1997), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Goiás (1999), graduação em Pedagogia pela Unopar (2022), mestrado em Administração pela Faculdade Cenecista de Varginha (2004), doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011), Estágio Pós doutoral em Geografia pela UFG (2016/2017) e Estágio Pós doutoral em Psicologia pela PUC-GO (2017). É docente desde 2001 e Coordenadora do curso de Administração do Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (Trindade ?Goiás); Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás- UEG desde (2015), integrante do Comitê Institucional de Pesquisa - CIP e do CIEX - Comitê Interno de Extensão da Universidade Estadual de Goiás. Avaliadora ad. hoc. do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira ? INEP/MEC; Professora de gestão de pessoas EaD da Faculdade de Tecnologia GAP, Brasil; Professora e Pesquisadora Institucional na Faculdade Impacto de Porangatu - FIP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação, gestão da qualidade, planejamento estratégico, clima organizacional e qualidade de vida.

Simone Adami Santos Peixoto, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades IESGO (2011) e graduação em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2003). Atualmente é mestranda do curso de Gestão, Educação e Tecnologia da Universidade Estadual de Goiás - UEG, unidade Luziânia - GO, e professora de educação física - Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás. Membro Titular de Banca de Heteroidentificação Racial para concursos públicos.

Zenaide Dias Teixeira, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutora em Sociolinguística Educacional pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Linguística pela mesma instituição. Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio). Docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Luziânia. E-mail: zenaide.teixeira@ueg.br

Referências

ANDRADE, A; ROSSETTI, J P. Governança corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BARBOSA, V. S. Níveis de governança corporativa: rentabilidade e valorização. 2008. Trabalho de Conclusão Curso (Graduação) – Curso de Administração, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

BARROS, C. M. Governança corporativa: INPG - Instituto Nacional de Pós-graduação, São Paulo, 2009.

BASTOS, Éder Cláudio.; BEUREN, Ilse Maria. Inserção da Controladoria em artigos publicados em eventos científicos nacionais. Revista Contabilidade UFBA, v.4, n.1, p. 4-22, 2010.

BIANCHI, Maria. A controladoria como um mecanismo interno de governança corporativa e de redução dos conflitos de interesse entre principal e agente. 2005. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

BORGERTH, V. M. C. SOX - Entendendo a Lei Sarbanes-Oxley: um caminho para a informação transparente. São Paulo: Thomson Learning. 2007. 96p.

EDWARDS, Meredith. Public sector governance – future issues for Australia. Journal of

Public Administration, v.61, n.2, 2002.

GUIMARÃES, Luciano S. R. Governança no terceiro setor: estudo descritivo-exploratório do comportamento de conselhos curadores de fundações empresariais no Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

FLORES, Paulo César. Controladoria na Gestão Governamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização), Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2006.

HECKERT, J. Brooks & WILSON, James D. Controllership. Nova York: Ronald Press, 1963.

LIMA, Fernando Barros de; LUCA, Márcia Martins Mendes; SANTOS, Sandra Maria dos; PONTE, Vera Maria Rodrigues. A Controladoria em Instituições Financeiras: Estudo de Caso no Banco do Nordeste do Brasil S.A. Contabilidade Vista & Revista, v.22, n.1, p 43 – 72. 2011.

PEREIRA, Carlos Alberto. Ambiente, empresa, gestão e eficácia. In: CATELLI, Armando (coord.) Controladoria: uma abordagem da gestão econômica GECON. São Paulo: Atlas, 1999.

SANCHES, C., Meireles, M., & SORDI, J. O. de (2011, agosto). Análise qualitativa por meio da lógica paraconsciente: método de interpretação e síntese de informação obtida por escalas likert. Anais do Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, João Pessoa, PB, Brasil, 3.

SCHMIDT, Paulo. Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SILVA, E. C. Governança corporativa nas empresas. São Paulo, Atlas, 2006.

SILVEIRA, A. M. A qualidade da governança corporativa no Brasil e os fatores que a determinam. XXVIII ENANPAD. Curitiba: Enanpad, 2004.

______. Governança corporativa no Brasil e no mundo: teoria e prática. Curitiba: Enanpad, 2010.

______. Governança corporativa, desempenho e valor da empresa no Brasil. São Paulo: FCAC, 2002.

SLOMSKI, Valmor.; SCARPIN Jorge Eduardo. Estudo dos fatores condicionantes do Índice de Desenvolvimento Humano nos municípios do Estado do Paraná: instrumento de controladoria para a tomada de decisões na gestão governamental. In: Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 6, 2006, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2006.

SOUZA, Sandra Maria A. de S.; CÂNDIDO, Gesinaldo A. Relações entre as formas de governança de arranjos produtivos com a competitividade e o desenvolvimento local sustentável. Revista Gestão Industrial, Paraná, v.5, n.1, p.161-187, 2009.

MARQUES, Jales Ramos. Introdução à Lei de Responsabilidade Fiscal / Jales Ramos Marques; adequação do conteúdo Rízia Guimarães, Mauricio Silva, Neyara Kelna. – Brasília: TCU, ISC, 2009.

OLIVEIRA, D P R. Governança corporativa na prática. São. Paulo: Atlas, 2006.

VIDIGAL, A. C. Governança corporativa. O Globo, Rio de Janeiro, dez. 2000. Primeiro Caderno, pág. 7.

Downloads

Publicado

2023-05-14

Como Citar

Ribeiro, L. C. de A., Lúcio, D. N. ., Almeida, F. A. S. de, Oliveira, N. V. de ., Pires, R. V., Peixoto, S. A. S., & Teixeira, Z. D. (2023). Princípios da governança corporativa: um estudo de caso na Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás. Peer Review, 5(8), 139–152. https://doi.org/10.53660/429.prw1108

Edição

Seção

Artigos