Modelagem conceitual e geográfica na gestão territorial: o estado da arte entre os anos 2001 e 2022

Autores

  • Vivian da Silva Celestino Reginato Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Pedro Stippe Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Carolina Rocha de Zorzi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Martins Preve Universidade Federal de Santa Catarina
  • Augusto Sorato Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Eduardo de Mello Franco Sá Universidade Federal de Santa Catarina
  • André Felipe Bozio Instituto Brusquense de Planejamento (IBPLAN)

DOI:

https://doi.org/10.53660/427.prw1102a

Palavras-chave:

Revisão Integrativa e Sistemática, Diagrama de Classes, Dicionário de Dados

Resumo

A modelagem ganhou relevância nos últimos anos na gestão territorial, pois utiliza modelos de dados para abstrair fenômenos do mundo real e gerar esquemas conceituais que representam as linguagens que deverão ser captadas por Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Muita informação tem sido produzida nos últimos anos, mas percebe-se uma carência em relação aos trabalhos que envolvem o tema da modelegem conceitual e geográfica, matéria importante para se tratar dentro dos projetos de Banco de Dados Geográficos. Esta pesquisa tem por objetivo analisar o estado da arte da produção científica acerca da modelagem conceitual e geográfica no novo milênio, até o ano de 2022, de forma a retratar o comportamento e o desenvolvimento do tema nas pesquisas relacionadas à gestão territorial. Como método se valeu da revisão sistemática e integrativa de literatura onde foram analisados 37 artigos científicos publicados entre os anos de 2001 e 2022 advindos de quatro bases científicas e quatro palavras-chave. Foram analisados os resultados e apontadas as lacunas das pesquisas, identificando caminhos para futuras ações, onde o tema “cadastro” foi diagnosticado como o mais urgente de ser desenvolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian da Silva Celestino Reginato, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui pós-doutorado em Modelação Geográfica e Gestão Territorial pela Universidade Nova de Lisboa, possui doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Sensoriamento Remoto e graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou por doze anos na Empresa CGT Eletrosul como Engenheira Cartógrafa concursada. Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora do Grupo Engenharia de Avaliações e Perícias (GEAP). Tem experiência nas áreas de Modelagem Geográfica e Análise Espacial, Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto, Geodésia, Cadastro, Topografia, Cartografia Digital, Qualidade e Atualização Cartográfica, Análises de visibilidade e intervenção na paisagem. Atua nos seguintes temas: produção e controle de qualidade de produtos cartográficos/altimétricos, geração de bases cartográficas para SIG, modelagem tridimensional para simulação de cenários, incluindo BIM, estudos de viabilidade para geração de energia elétrica por fontes renováveis, produção de produtos cartográficos para análise da pandemia de Coronavírus, levantamentos para acessibilidade, modelagem conceitual e geográfica, integração GIS X BIM

João Pedro Stippe Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial (UFSC - 2023) - Bolsista FAPESC. Graduado em engenharia ambiental e sanitária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc - 2019). Possui MBA em eficiência energética e energias renováveis pela Instituição de Pós-Graduação & Graduação (IPOG - 2021). Foi residente de pós-graduação no Ministério Público de Santa Catarina, 10ª Promotoria de Justiça - Itajaí/SC, área de meio ambiente (2020-2021). Durante a graduação foi bolsista de Iniciação Científica por duas vezes, com a pesquisa: Desenvolvimento de compósito de montmorilonita e quitosana para remediação ambiental (2017) e com a pesquisa: Tratamento dos dados de análises físico-quimicas da água das nascentes do Rio Caveiras - Reserva Particular do Patrimônio Natural Serra da Farofa (2015). Também foi bolsista de extensão, com o projeto: Conscientização para a preservação (2014). Tem interesse nas áreas: planejamento territorial sustentável, segregação socioespacial, função social da terra, proteção do meio ambiente, justiça socioambiental.

Ana Carolina Rocha de Zorzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial (PPGTG) da UFSC. Atualmente é professora do Curso Técnico de Edificações no CEDUP Abílio Paulo em Criciúma. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Fernanda Martins Preve, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheira Civil graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Especialista em Infraestrutura Urbana e Mestranda em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial. Experiência há mais de dez anos na área de Regularização Fundiária, Gestão e gerenciamento de projetos, Projeto e aprovação de Loteamentos, Infraestrutura Urbana e Topografia.

Augusto Sorato, Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente é sócio da empresa Soma Topografia e Engenharia e mestrando no programa de pós-graduação em engenharia de transportes e gestão territorial da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGTG/UFSC). Possui especialização em administração pública e gerência de cidades e graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Tem experiência no uso de sistemas topográficos e fotogrametria voltados a regularização fundiária e gestão do território.

Francisco Eduardo de Mello Franco Sá, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula e em Design - Projeto de Produto pela Universidade Positivo com 1 ano sanduíche em Industrial Design na University of Illinois at Urbana - Champaign. Trabalhou com projetos de arquitetura e urbanismo em escritório privado e empresa pública. Possui experiência em desenvolvimento de projetos de produto desde a fase de concepção e planejamento até prototipagem e fabricação. Foi bolsista pesquisador do CNPq e empreendedor. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transporte e Gestão Territorial da Universidade de Federal Santa Catarina e pesquisador membro do Grupo de Observação da Transformação do Território (GOTT). Também presta serviços de consultoria e desenvolvimento de projeto em arquitetura, urbanismo e design.

André Felipe Bozio, Instituto Brusquense de Planejamento (IBPLAN)

Engenheiro Civil pela UNIFEBE (2018). Mestre em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial (PPGTG) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursa Pós-gradução em Projeto, Modelagem e Execução de Estruturas e Fundações no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) em Florianópolis e Pós-graduação em Direito Ambiental e Urbanístico pela Escola Superior do Ministério Público em RS (FMP/RS). Pesquisador nas áreas de Mapeamento Geotécnico e Modelagem Conceitual de Dados. Pesquisador no Laboratório de Pesquisa e Planejamento do Território na UNIFEBE e Diretor de Planejamento Urbano na Prefeitura Municipal de Brusque (IBPLAN). Atua com o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao território, áreas de risco, geotecnia e gestão territorial. É coordenador da Comissão Técnica Municipal de Revisão do Plano Diretor de Brusque e atua junto ao GeoBrusque na implantação do Cadastro Territorial Multifinalitário.

Referências

BÉDARD, Y.; PAQUETTE, F. Extending entity/relationship formalism for spatial information systems. In: Proceedings of Autocarto. 1989.

BORGES, K. A. V.; DAVIS JÚNIOR, C. A.; LAENDER, A. H. F. Modelagem conceitual de dados geográficos. In: Casanova, et al. Banco de Dados Geográfico. MundoGEO: Curitiba, 2005. Cap. 1, p. 83-136.

COOK, D. J.; MULROW, C. D.; HAYNES, R. B. Systematic Reviews: Synthesis of Best Evidence for Clinical Decisions, Annals of Internal Medicine, 126 (5), 1997, p. 376–380.

ERCOLE, F. F.; MELO, L. S.; ALCOFORADO, C. L. G. C. Revisão integrativa versus revisão sistemática, Revista Mineira de Enfermagem, v. 18, n. 1, 2014. p. 9–12.

FERENHOF, H. A.; FERNANDES, R. F. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: Método SSF. Revista ACB, v. 21, n. 3, 2016. p. 550-563.

LISBOA FILHO, J.; IOCHPE, C. Modelagem de Bancos de Dados Geográficos. Anais do XX Congresso Brasileiro de Cartografia, 2001.

LISBOA FILHO, J.; IOCHPE, C. Um estudo sobre modelos conceituais de dados para projeto de bancos de dados geográficos. Revista IP-Informática Pública, v. 1, n. 2, p. 37-90, 1999.

NAKAMURA, M. M. N., MUTTI, C. DO N., REGINATO, V. S. C. Soluções estruturais antissísmicas: estado da arte de técnicas desenvolvidas internacionalmente. Conjecturas, 22(13), 2022, p.: 702–716.

REGINATO, V. S. C.; SCHMITT, J. P. S.; ZORZI, A. C. R.; PREVE, F. M.; SORATO, A.; BOZIO, A. F. Cadastro territorial multifinalitário e suas facetas: o estado da arte no terceiro milênio. Concillium. Vol. 22, Nº 6, 2022, p.: 900-912.

ROMAN, A. R.; FRIEDLANDER, M. R. Revisão integrativa de pesquisa aplicada à enfermagem. Cogitare Enfermagem, v. 3, n. 2, 1998.

Downloads

Publicado

2023-05-14

Como Citar

Reginato, V. da S. C., Schmitt, J. P. S. ., de Zorzi, A. C. R. ., Preve, F. M. ., Sorato, A. ., Sá, F. E. de M. F., & Bozio, A. F. . (2023). Modelagem conceitual e geográfica na gestão territorial: o estado da arte entre os anos 2001 e 2022. Peer Review, 5(8), 95–105. https://doi.org/10.53660/427.prw1102a

Edição

Seção

Artigos