Desempenho na resolução de problemas: um estudo comparativo entre grupos de alunos de duas cidades de regiões diferentes do Brasil

Autores

  • Elielson Magalhães Lima Universidade Estadual de Alagoas
  • Camila Peres Nogues Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Beatriz Vargas Dorneles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.53660/420.prw1114

Palavras-chave:

Resolução de problemas matemáticos, Anos Iniciais, Comparação entre cidades

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o desempenho de crianças de dois grupos de duas cidades de regiões brasileiras diferentes, Nordeste e Sul, regiões que mostram diferenças significativas em aspectos como IDH e economia, onde a região Sul é uma das mais ricas do Brasil, enquanto a região Nordeste está entra as mais pobres. No decorrer da análise dos dados destacamos que os dois grupos investigados são bem semelhantes nos aspectos educacionais. Parece que devido a esse fator, o desempenho nos testes aplicados não mostrou diferença significativa entre os dois grupos, semelhança também encontrada nos resultados do desempenho em matemática na Prova Brasil. Ainda assim, cabe destacar que a escola da região Nordeste apresentou um crescimento nas últimas avaliações, enquanto as duas escolas da região Sul mostram quedas no desempenho nas mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Peres Nogues , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Substituta na área de Psicopedagogia do Departamento de Estudos Espeicializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Educação (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, com período de Doutorado Sanduíche (2020), financiado pelo programa PDSE - CAPES/PRINT, na Universidade de Salamanca - Espanha. Mestra em Educação (2017) e Licenciada em Matemática (2013) também pela UFRGS. Especialista em Psicopedagogia (2017) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Os interesses de pesquisa incluem o processo de aprendizagem da matemática inicial; diversidades na aprendizagem e suas dificuldades, especialmente na matemática; aprendizagem de crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH; dificuldades e transtornos específicos da aprendizagem; habilidades cognitivas subjacentes à aprendizagem da matemática; relação entre leitura e matemática; cognição numérica; formação de professores.

Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente Aposentada Convidada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo (1996) e realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Oxford-UK (2009 e 2014). Foi editora Associada da Revista Educação e Realidade da Faculdade de Educação de 2015 a 2020 e coordenadora adjunta do PPGEdu (2019), função que já exercera nos anos de 2013-2014 e foi membro da Câmara de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 2018 a 2020. Atualmente é consultora de várias revistas nacionais e internacionais e revisora de agências de fomento regionais, nacionais e internacionais. Os interesses de pesquisa incluem formação de professores, diversidade na aprendizagem de diferentes sistemas simbólicos, aprendizagem da Matemática inicial e suas dificuldades em diferentes grupos de crianças, incluindo crianças surdas e crianças com TDAH, aprendizagem da estimativa numérica, relações entre inteligência e aprendizagem e a descrição de precursores do desempenho matemático.

Referências

BONILHA, M. A. C.; VIDIGAL, S. M. P. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Resolução de problemas nas aulas de matemática: o recurso problemateca. Porto Alegre, Penso, 2016.

BRASIL. Relatório do Sistema de Avaliação do Ensino Básico – SAEB. Brasília, Brasil: INEP, MEC. 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Saeb 2019: indicador de nível socioeconômico do Saeb 2019: nota técnica. Brasília, DF: INEP, 2021.

DORNELES, B. V.; MAMEDE, E.; NUNES, T. A situação-problema afeta a compreensão do conceito de fração? .In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Anais... Porto Alegre: Ed. da PUCRS, 2008.

INEP, Avaliação da Educação Básica: em busca da qualidade e equidade no Brasil,

Carlos Henrique Araújo, Nildo Luzio.Brasília: Instituto Nacional de Estudos e

Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.

MENDONÇA, T. M. et al. As estruturas aditivas nas séries iníciais do ensino fundamental: um estudo diagnóstico em contextos diferentes. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, Junho, p. 219-239, 2007.

MENEGHELLI, J.; CARDOZO, D.; POSSAMAI, J. P.; SILVA, V. C. da. Metodologia de resolução de problemas: concepções e estratégias de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 03, n. 11, p.211-231, set. 2018.

QEDU, PORTAL, 2020. Disponível em: <http://www.qedu.org.br>. Acesso em ago. 2014.

SILVA, F. L. Q. da; CASTRO FILHO, J. A. de. Resolução de problemas como metodologia Matemática para aprender. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife. Encontro. Recife: Enem, p. 01 – 15, 2004.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Resolução de Problemas. Coleção Matemática de 0 a 6. Vol. 02. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SOUZA, A. M.; A Relevância dos Indicadores Educacionais para Educação Básica: informação e decisões. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 5, p. 153-179, maio 2010.

VASCONCELOS I. C. P.; MAMEDE E. P. B. C., DORNELES B. V. The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions: a comparative study with Brazilian and Portuguese children, Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 98, n. 249, p. 251-269, maio/ago. 2017.

WYSE, A. E.; Construct Maps as a Foundation for Standard Setting. Measurement: Interdisciplinary Research & Perspective, [S.l.], v. 11, n. 4, p. 139-170, Nov. 2013.

Downloads

Publicado

2023-05-14

Como Citar

Lima, E. M., Nogues , . C. P. ., & Dorneles, B. V. . (2023). Desempenho na resolução de problemas: um estudo comparativo entre grupos de alunos de duas cidades de regiões diferentes do Brasil . Peer Review, 5(8), 183–200. https://doi.org/10.53660/420.prw1114

Edição

Seção

Artigos