Design Thinking na aplicação de gamificação para engenharia de produção: um estudo de caso na Universidade Federal do Amazonas

Autores

  • Ingrid Marina Pinto Pereira Universidade Federal do Amazonas
  • Marcelo Albuquerque de Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Gabriela de Mattos Veroneze Universidade Federal do Amazonas
  • Joaquim Maciel da Costa Craveiro Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.53660/416.prw1106

Palavras-chave:

Design Thinking, Gamificação, Educação em Engenharia de Produção

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em apresentar uma ferramenta a partir do design thinking que auxilie os universitários do curso de engenharia de produção utilizando conceitos de metodologias ativas e gamificação. A capacitação de profissionais do ensino superior vem obtendo diversas vertentes que buscam acompanhar o desenvolvimento tecnológico. A partir disso, buscou-se, por meio do design thinking e gamificação, a aplicação de uma metodologia ativa que reinventasse aspectos do processo de conhecimento. Essa aplicação se dá a partir da utilização da plataforma Classcraft, que torna o processo de atividade acadêmica um jogo, essa aplicação obteve demonstrou potencial em ser uma ferramenta para motivar os alunos de Engenharia de Produção em relação às avenças que podem ser encontradas durante a graduação.

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Biografia do Autor

Ingrid Marina Pinto Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Gabriela de Mattos Veroneze, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisadora e Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Joaquim Maciel da Costa Craveiro, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisador e Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado

2023-05-14

Como Citar

Pereira, I. M. P. ., Oliveira, M. A. de, Veroneze, G. de M., & Craveiro, J. M. da C. (2023). Design Thinking na aplicação de gamificação para engenharia de produção: um estudo de caso na Universidade Federal do Amazonas . Peer Review, 5(8), 119–138. https://doi.org/10.53660/416.prw1106

Edição

Seção

Artigos