O Breaking como janela à atividade cênica
DOI:
https://doi.org/10.53660/PRW-2228-4117Palavras-chave:
Cena em Dança, Criação artística, Mover-se, Ferramentas CoreográficasResumo
O Breaking pode ser tratado como uma ferramenta apta ao desenho cênico. Embora parte dos que se ocupam dele negligenciam essa possibilidade, o Breaking apresenta estrutura vocabular suficiente para não se dar a ver somente como "batalha" ou como competição entre pares; agora, por nós tipificadas. Enceta outros “jeitos” à criação artística por meio da marcha, rodopios, uso simultâneo de braços e pernas e quedas e sustentação típicas da dança. Como subárea das danças urbanas, pode abrir novos atalhos ao que se apresenta especialmente na cena. A restrição pode se encontrar justamente nessa vocação cinética em conferir semanticidade às ferramentas originalmente criadas e desenvolvidas por adolescentes.
Downloads
Referências
BRAGATO, Marcos. Esboço por uma taxonomia da dança brasileira. In: SASPORTES, José. Navegar é preciso: problemas estruturais e similaridades conceituais na dança de Brasil e Portugal: seminários. São Paulo: Centro Cultural de São Paulo, 1998. p. 17-23.
FOGARTY, Mary. Spontaneous Lux: Freestyling in Hip Hop Dance and Music. Special issue: : Flirting with Uncertainty, Improvisation in Performance, New York, v. 5, ed. 1, p. 70-79, 15 mar. 2016. Disponível em: https://www.musicandartsinaction.net/index.php/maia/article/view/improvfreestyling. Acesso em: 30 abr. 2024.
FRANSCISCA, Mariana; MONTEIRO, Martins. A dança na festa colonial. In: István Jancsón & Iris Kantor (Org.). Festa: Cultura e sociabilidade na América portuguesa. 1. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001. v. 2, p. 811-825. ISBN 13: 9788531406201.
HOLMAN, M. Breaking: The History, in Forman, M. & Neal, M. A, That's the Joint!: The Hip-hop Studies Reader. New York: Routledge, 2004.
SHAPIRO, Roberta; HEINICH, Nathalie. Quando há Artificação?*. Revista Sociedade e Estado, [s. l.], v. 28, ed. 1, p. 14-28, 1 abr. 2013. DOI https://doi.org/10.1590/S0102-69922013000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/Lft3QKjJ6mxTsMdLHhkKwwm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 abr. 2024.
SHAPIRO,Roberta.“The Aesthetics of Institutionalization : Breakdancing in France”, The Journal of Arts Management, Law and Society, vol. 33, n° 4, Winter 2004; 316‐335.