ExpressRD: uma ferramenta para controle e rastreio de artefatos de software

Autores

  • Taísso Reni Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Emanuel Bruno Duarte de Morais Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Reudismam Rolim de Sousa Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.53660/PRW-2220-4112

Palavras-chave:

Software, Sistema, Desenvolvimento Web, Plataformas de gerenciamentos de software

Resumo

Para a organização, gerenciamento e controle do desenvolvimento de software, as plataformas de gerenciamento de artefatos gerados nos processos de desenvolvimento de software desempenham um papel fundamental. O cerne para a geração desses artefatos são os requisitos, o que torna a elicitação deles uma prática comum durante o planejamento e produção, visando estruturar o processo antes do início do desenvolvimento. Esses requisitos tendem a gerar artefatos mapeados em ferramentas distintas, a exemplo de ferramentas de design e de criação de diagramas. O uso de diferentes ferramentas pode dificultar o rastreio do estado dos requisitos nessas diferentes plataformas. A proposta deste trabalho é desenvolver uma ferramenta para auxiliar no gerenciamento dos requisitos em um projeto de software. Para desenvolver a proposta, foi realizado um Survey guiado por elementos do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), uma estrutura teórica que explica como os usuários aceitam e adotam tecnologias, baseada na utilidade percebida da tecnologia e na facilidade de uso percebida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATLASSIAN. Atlassian | Software Development and Collaboration Tools. Disponível em: <https://www.atlassian.com/>. Acesso em: 25 de fevereiro de 2024.

FILHO, B. A. DA C.; PIRES, P. J.; HERNANDEZ, J. M. DA C. Modelo technology acceptance model - tam aplicado aos automated teller machines - ATM’S. INMR - Innovation & Management Review, v. 4, n. 1, p. 40–56, 2007.

LACERDA, G. Design Sprint: O Segredo Das Estratégias Efetivas. Disponível em: <https://marketingconteudo.com/design-sprint-pdf-google-ventures/>. Acesso em: 14 jan. 2024.

MIRO. A Plataforma de Colaboração Visual para Todas as Equipes | Miro. Disponível em: <https://miro.com/pt/>. Acesso em 30 de março de 2024.

MORAIS, E. B. D. de; RENI DE SOUZA MELO, T.; ROLIM DE SOUSA, R. Arquitetura de uma ferramenta para controle e rastreio de artefatos de software. Peer Review, [S. l.], v. 6, 2024. DOI: 10.53660/PRW-2145-4001. Disponível em: https://peerw.org/index.php/journals/article/view/2145. Acesso em: 3 maio. 2024.

SILVA, P. M.; DIAS, G. A. Theories about Technology Acceptance: Why the Users Accept or Reject the Information Technology? Brazilian Journal of Information Science, v. 1, n. 2, p. 69–91, 29 jul. 2008.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

TRELLO. Atlassian Trello. Disponível em: <https://trello.com/>. Acesso em: 25 de fevereiro de 2024.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Reni, T., Bruno Duarte de Morais, E., & Rolim de Sousa, R. (2024). ExpressRD: uma ferramenta para controle e rastreio de artefatos de software. Peer Review, 6(11), 38–51. https://doi.org/10.53660/PRW-2220-4112

Edição

Seção

Artigos