Metaverso: estado da arte e estudo de caso da plataforma Spatial

Autores

  • Valtair Francisco Nunes de Brito Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.53660/196.prw207

Palavras-chave:

Metaverso; Educação; Avatar

Resumo

O trabalho a seguir trata sobre o tema do Metaverso. Fizemos um estudo de caso, o Metaverso Spatial e expusemos o estado da arte sobre o tema de acordo com levantamento feiro no banco de teses e dissertações da CAPES. As grandes empresas que investem em tecnologia estão começando a explorar as novas possibilidades de interação entre nós, novos dispositivos e as mídias interativas. Conceitos como ciberespaço e metaverso não são novos.  Em novembro de 2021, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou que sua empresa passaria se chamar Meta, em referência a palavra Metaverso. Com  a pandemia de COVID-19, parte das pessoas foram obrigadas a fazer home office e ensino remoto e o usos de ambientes virtuais no trabalho aumentou, o termo Metaverso começa a ser posto em pauta. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALTAZAR, Ana Paula. E-futuros: projetando para u0m mundo digital. Arquitextos, São Paulo, ano 02, n. 013.07, Vitruvius, jun. 2001 https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.013/882

FOX, M. Interactive Architecture. Princeton Architectural Press; 1ª edição, 2009.

FRUTUOSO, ISADORA DE ALMEIDA. DO CONCRETO AO VIRTUAL: AS POSSIBILIDADES MIDIÁTICAS E TECNOLÓGICAS EM ESPAÇOS CULTURAIS HÍBRIDOS' 29/07/2022 71 f. Mestrado Profissional em Mídia e Tecnologia Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO ( BAURU ), Bauru Biblioteca Depositária: Unesp Bauru

MARTINS, CHARLES DOUGLAS. MUSELOGIA NO METAVERSO: MUSEUS MUITO ALÉM DE UMA METÁFORA DIGITAL' 23/02/2022 127 f. Mestrado em MUSEOLOGIA E PATRIMÖNIO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: UNIRIO e MAST

REQUENA, G. Habitar hibrido: subjetividades e arquitetura do lar na era digital. São Paulo: Senac, 2019.

Seppi, Isaura da Cunha, - O sentimento de presença em mundos virtuais: a saga de Janjii Rugani, a jornada de um avatar no metaverso / Isaura da Cunha Seppi. – Campinas, Sep Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes. III. Título.

Sites visitados com acesso em 17 de fevereiro de 2022.

file:///C:/Users/USUARIO/Downloads/20230203_AI-Generated-Content-and-Applications-in-Web3%20(2).pdf

https://www.showmetech.com.br/spatial-a-plataforma-que-cria-salas-de-reuniao-em-realidade-virtual/

https://www.spatial.io/metaverse-land-visit-create-custom-worlds-in-spatial-for-free

https://www.metaversando.com.br/?gclid=Cj0KCQiAxbefBhDfARIsAL4XLRoBgVSSzX1Cjl-TJcP21eCDj0PckOhpG8Qvobs0FyoA9rNODQcREtIaApv0EALw_wcB

https://play.google.com/store/apps/details?id=io.spatial.spatial&hl=pt_BR&gl=US

https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/

Downloads

Publicado

2023-03-17

Como Citar

Brito, V. F. N. de. (2023). Metaverso: estado da arte e estudo de caso da plataforma Spatial. Peer Review, 5(3), 122–134. https://doi.org/10.53660/196.prw207

Edição

Seção

Artigos