Uma visão crítica da abordagem ambiental nos currículos dos cursos de administração nas universidades do sudeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.53660/869.prw2108Palavras-chave:
Educação ambiental, Ensino de administração, CurrículoResumo
Esta pesquisa objetiva identificar o cenário da inserção de disciplinas de cunho ambiental nos cursos presenciais e públicos de graduação em bacharelado em Administração da região sudeste do Brasil. É fundamental que os problemas de ordem socioambiental sejam absorvidos por gestores de empresas, visando futuros profissionais que conduzam as empresas de maneira sustentável. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, em que se tomou como base um levantamento feito na plataforma e-MEC, criando-se um banco de dados a fim de caracterizar os cursos de Administração e a oferta das disciplinas de cunho ambiental. Os resultados mostraram que cerca de 80% dos cursos de Administração ofertam disciplinas de caráter ambiental, sendo a maioria como disciplina eletiva. Foram contabilizadas, ao todo, 78 disciplinas sendo que "Gestão Socioambiental" e "Responsabilidade Socioambiental" foram as matérias predominantes. Conclui-se que existem muitos cursos de Administração que ofertam disciplinas de cunho ambiental, permitindo ao aluno ter contato com temas que envolvem os aspectos socioambientais dentro do contexto econômico empresarial.
Downloads
Referências
BARBIERI, J. C.; SILVA, D. Educação Ambiental na Formação do Administrador. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
BRASIL. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 de set. de 1981.
_____. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988.
_____. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999.
_____. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 jun. 2012c.
BRONZERI, M. S.; CUNHA, J. C. Ensino e Prática para a Sustentabilidade em IES: estudo de caso. Brazilian Journals of Business, Curitiba, v. 2, n. 4, p. 3435-3450, 2020.
DIAS, R. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GONÇALVES-DIAS, S. L. F.; TEODOSIO, A. S. S.; SILVA, H. M. R.; CARVALHO, S. A Inserção da Temática Ambiental em Cursos de Administração: uma tipologia para (re) pensar a formação de administradores. In: 30. EnANPAD, 2006, Salvador. Anais do 30. EnANPAD 2006. Rio de Janeiro: ANPAD.
KRUGLIANKAS, I. Ensino da gestão ambiental em escolas de administração de empresas: a experiência da FEA/USP. ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTEI. Em: Anais..., São Paulo: FEA/USP, EAESP/FGV, 1993.
MARTINS, R. A. Gestão Ambiental Empresarial. Monografia (Bacharel em Administração) - Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Três Rios, p. 56. 2020.
MEDEIROS, G. A.; GIORDANO, L. C.; REIS, F. A. G. V. Gestão Ambiental. In: ROSA, A. H.; FRACETO, L. F.; MOSCHINI-CARLOS, V. (org.). Meio Ambiente e Sustentabilidade. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Cadastro e-MEC. Disponível em: https://emec.mec.gov.br. Acesso em: 04/07/2023.
PIMENTEL, D., SALLES, M. T., MEIRIÑO, M. J., QUELHAS, O. L. G., & MAINIER, F. B. Sustainable Buildings and Biodiversity: A Critical Analysis. In New Approaches to CSR, Sustainability and Accountability, Volume II, Springer, Singapore, p. 3-15, 2021.
SANTOS, J. P.; LIMA, J. R. T.; BARBOSA, M. A. C. A Percepção dos discentes e dos docentes e um olhar sobre o Projeto Pedagógico: O que revelam sobre a temática ambiental no curso de Administração de uma universidade federal? Organizações e Sustentabilidade, v. 6, p. 44-61, 2018.
SILVA, H. H. M.; CAMPANARIO, M. A.; SOUZA, M. T. S. O Isomorfismo na Educação Ambiental como Tema Transversal em Programas de Graduação em Administração. Revista de Ciências da Administração, v. 15, p. 170-186, 2013.
TEODÓSIO, A.S.S. et al. Muito barulho por nada?: a difusão de temas ambientais nos cursos de graduação em Administração no Brasil. ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, VII. Em: Anais..., Rio de Janeiro: FEA/USP, EAESP-FGV, EBAPE-FGV, 2005.
YAMAMOTO, V. S; LEITE, R, M; MACHADO, N. S; FREITAS, W. R. S. Sustentabilidade no Ensino: Um Diagnóstico dos Cursos de Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, p. 127-149, mar. 2020.