O cenário teórico/prático de formação de professores e suas práticas pedagógicas com estudantes autistas: um estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.53660/347.prw807Palavras-chave:
Educação, Inclusão, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Estudantes AutistasResumo
Este artigo apresenta um estado do conhecimento a partir de teses e dissertações do portal da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com recorte temporal de 2016 a 2020. A pesquisa tem como objetivo realizar uma análise sobre a formação de professores e suas práticas pedagógicas com estudantes autistas por meio dos dados obtidos nos resumos dos documentos. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, tem como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica e método científico a fenomenologia hermenêutica. O percurso metodológico inicia-se com a contextualização histórica atual sobre formação de professores desvelamento do objeto, segue com o levantamento bibliográfico (apreensão da essência do fenômeno), concluindo com a análise interpretativa dos dados obtidos e a comunicação dos resultados, de acordo com Heidegger (2012). Os resumos dos documentos foram categorizados e analisados na perspectiva da análise de conteúdos. Os resultados obtidos indicam lacunas na formação inicial de professores nos cursos de pedagogia e licenciaturas, a bagagem teórica e metodológica/prática) é escassa resultando em práticas pedagógicas ineficazes frente à inclusão educacional de estudantes autistas na educação básica.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BIANCHI, R. C. [. (2017). A educação de alunos com transtornos do espectro autista no ensino regular: Desafios e possibilidades.
BRZEZINSKI, I. Formação de profissionais da educação (2003-2010). Brasília: INEP, 2014.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão internacional educação para o Século XXI. In UNESCO. Brasília, 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf.Acesso em: 07 jun 2018.
FRADE, P. N. (2018). Formação do professor para inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista e seus efeitos na prática docente.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/. Acesso em: 04 nov 2019.
HEIDEGGER, M. Ontologia (Hermenêutica da faticidade). Trad. Renato Kirchner. Petrópolis: Vozes, 2012.
Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli ... [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
MARCELO, C. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MARTINS. P. L. O. A relação teoria e prática na formação do professor universitário:princípios e metodologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.131-142, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321284930. Acesso em: 04 nov 2019.
MONTEIRO, F. K. d. F. V. (2016). Formação de professores em sistema de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista - TEA: Uma inserção das tecnologias assistivas em contextos escolares maranhenses.
NEVES, P. F. A. C. (2018). Descortinando os propósitos da educação para as crianças com transtorno do espectro autista: Em cena os serviços de apoio.
PEREIRA, E. C. (2016). Os processos formativos do professor de alunos com transtorno do espectro autista: Contribuições da teoria histórico-cultural.
RINALDO, S. C. d. O. [. (2016). Processo educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: Interconexões entre contextos.
RODRIGUES, M. [. (2018). Formação docente para inclusão de estudantes público alvo da educação especial em cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Rondônia.
SILVA, G. E. de O. (2018). O papel do educador social voluntário no processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista.
SILVA, K. C. D. da (2018). Atendimento educacional especializado: Uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza.
SOUZA, M. d. G. (2019). Autismo e inclusão na Educação Infantil: Efeitos de um programa de intervenção colaborativa nas práticas pedagógicas dos professores.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed., 6ª reimp. Petrópolis, Vozes, 2014
.
WESTBROOK, R. B. John Dewey. Recife: Massangana, 2010.