Revitalização urbana por meio da experiência turística ativa: uma análise da Rua Esteves Junior – Florianópolis (SC)
DOI:
https://doi.org/10.53660/316.prw708Palavras-chave:
Turismo, Design Universal, SustentabilidadeResumo
O turismo se revela como atividade estratégica, para as cidades. Em decorrência de seu patrimônio, Florianópolis também conta com este segmento. Contudo, por ser uma ilha, o seu sistema de transporte e mobilidade urbana, sofre uma sobrecarga adicional na temporada de verão e nas férias escolares, trazendo uma série de dificuldades de locomoção. Este artigo investiga a perspectiva de elaborar um roteiro turístico que apoie a mobilidade ativa, com atenção ao acesso universal e de vivências no espaço urbano. Para tanto, apoiou-se em uma base conceitual e desenvolveu-se um estudo para mapear a problemática e propor solução aos problemas. As conclusões apontam que a criação de uma rua compartilhada, estimulam o turismo, a valorização, a experiencia e a sustentabilidade local.
Downloads
Referências
ARRUDA, Maria Eduarda Iesbich. Intenções, instituições e territórios: a trama da espacialidade do setor de tecnologia e inovação em Florianópolis. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Florianópolis, 2019.
BERNARDES, Leandro dos Santos; PIRES, Fabricio Domingos. Plano diretor de Florianópolis: uma análise sob a luz da mobilidade urbana e do desenvolvimento sustentável. Revista Borges: ciências sociais aplicadas em debate V. 7, N. 1, p. 129-147. Florianópolis, outubro de 2017.
BRASIL. Ministério do Turismo. Estatísticas do turismo. Disponivel em http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/. Acesso em 09 de junho de 2020.
BRASIL. Ministério do Turismo. Plano aquarela 2020: marketing turístico internacional do Brasil Disponível em www.turismo.gov.br. Acesso em 09 de junho de 2020-a.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento regional. Cartilha mobilidade urbana. Disponível em https://www.mdr.gov.br/. Acesso em 11 de junho de 2020-b.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Regional. PlanMob construindo a cidade sustentável: caderno de referência para elaboração de plano de mobilidade urbana. Disponível em https://www.mdr.gov.br/. Acesso em 11 de junho de 2020-c
BRASIL. Lei 10.257 de 10 de junho de 2021: Regulamenta os Arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil. Acesso em 14 de março de 2021.
BENI, Mário Carlos. Saturação e rejeição ao turismo nas destinações turísticas. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. 14 (2), p. 1-8, maio/ago. 2020.
COVELO, Cristina. O patrimônio geológico e sítios de geodiversidade do município de Florianópolis/SC: estratégias de geoconservação. Tese (doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2018.
COCO, Rodrigo Girardi. Transporte público e mobilidade urbana: contradições entre políticas públicas e demandas por mobilidade na Região Metropolitana de Florianópolis-SC. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Florianópolis, 2016.
DEL RIO, Vicente, OLIVEIRA, Lívia de. Percepção ambiental: a experiência brasileira. São Paulo: Nobel, 1996.
FERREIRA, Giovana Callado. O rural e o urbano: ruralidades, meio ambiente e expansão urbana em Florianópolis. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História. Florianópolis, 2018.
HORTA, Flávia Papini. Design universal e mobilidade urbana: a experiência do usuário como referência de qualidade do BRT move de Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Arquitetura. Belo Horizonte, 2017.
IDEO. HCD. Human centered design. Disponivel em: ‹http://www.ideo. com/work/human-centered-design-toolkit/›. Acesso em 2 de julho de 2018.
IPUF. Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis. Calçada certa: manual de projeto e execução. Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis. Prefeitura Municipal de Florianópolis, 2019.
ICOMOS. International Council on Monuments and Sites. Carta de turismo cultural. México. Disponível em https://www.icomos.org. Acesso em 12 de maio de 2021.
MONTIBELLER FILHO, Gilberto. O mito do desenvolvimento sustentável: meio ambiente e custos sociais no moderno sistema produtor de mercadorias. Florianópolis: UFSC, 2004.
OEA. Organização dos Estados Americanos. Cultura y turismo. Disponível em http://www.oas.org/es/sedi/ddes/ct/. Acesso em 04 de abril de 2020.
OECD. Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico. OECD tourism trends and policies 2019. OECD Publishing, Paris, 2020.
MACE, Ron L. et al. The universal design file: designing for people of all ages and abilities. North Carolina: Eric, 1998.
PEZZI, Eduardo; SANTOS, Rafael José dos. A experiência turística e o turismo de experiência: aproximações entre a antropologia e o marketing. Anais do VII Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. Turismo e Paisagem. Universidade de Caxias do Sul. Nov., 2012.
PIVOTO, Altair Sancho; ALVES, Alexandre Fonseca; DIAS, Vitor Nogueira. Efeitos e transformações gerados pelo turismo no contexto territorial do parque estadual do Ibitipoca, Minas Gerais. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. 14 (2), p. 46-63, maio/ago. 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS. Lei Complementar nº 482, DE 17 de janeiro de 2014. Institui o plano diretor de urbanismo do município de Florianópolis que dispõe sobre a política de desenvolvimento urbano, o plano de uso e ocupação, os instrumentos urbanísticos e o sistema de gestão. Disponível em https://leismunicipais.com.br/. Acesso em 09 de junho de 2020.
SABINO, Paulo Roberto. Design universal na arquitetura de exposições museológicas: aspectos inclusivos sob a perspectiva do público. Tese (Doutorado) Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Arquitetura. Belo Horizonte, 2017.
SANTUR. Agência de Desenvolvimento de Turismo de Santa Catarina. Destinos turísticos. Disponível em http://turismo.sc.gov.br/. Acesso em 08 de junho de 2020.
SANTA CATARINA. Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina. Veículos em circulação em Florianópolis. Disponível em http://www.detran.sc.gov.br/. Acesso em 09 de junho de 2020.
UNWTO. World Tourism Organization. Tourism: an economic and social phenomenon. Disponível em http://www2.unwto.org. Acesso em 01 de maio de 2020.