Formação e desenvolvimento profissional docente: apresentação de memórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/312.prw712

Resumo

A profissão docente está cada vez mais desvalorizada pela sociedade e classe política. Variáveis constroem realidades por vezes antagônicas em termos de acesso à tecnologia, qualidade do ensino, formação e desenvolvimento de professor, recursos financeiros, autonomia docente. Porém, a educação é um processo basilar para o sucesso ou fracasso de uma sociedade, impactando não só no individual como também no coletivo. Diante disso, discutir e compreender o conceito de formação e desenvolvimento profissional docente é também fundamental. Estes estudos foram transcritos na forma de memórias realizadas em uma disciplina. Foram feitas leituras individuais e discussões em grupo, para, em seguida, registrar as memórias relativas as aprendizagens significativas. A realização deste estudo mostrou, principalmente, a necessidade de o professor participar de processos de formação e de desenvolvimento profissional docente para atuar na contemporaneidade. Os resultados apontam que tanto a prática docente, quanto o aprendizado do aluno precisam ser transformador e emancipador. Assim como é fundamental somar aos saberes docentes a tecnologia, não como substituição do docente, mas como potencializador da sua prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Giarola Vilamaior, IFMG - campus Bambuí

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2002). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberaba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira e Contabilidade.

Vânia Maria de Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba

Possui graduação em Psicologia, Formação de Psicólogos e Licenciatura pela Universidade de Uberaba (1983), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (1987), mestrado em Educação, Formação de Educadores pela Universidade de Uberaba (2003) e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba de 2008 a 2017. Atualmente é docente no curso Psicologia e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Atuou como Psicóloga Escolar na Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Uberaba de 1984 a 2014. É pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade/Educação - CIERS-Ed. É coordenadora da RIDEP - Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores. Membro do PIBIC/UNIUBE - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade de Uberaba. Foi coordenadora do Subprojeto do PIBID Formação de professores: trabalhando a diversidade na escola de 2014 a 2016. Membro do corpo editorial do Periódico: Revista Profissão Docente (Online). É líder do GEPRESPE - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Representações Sociais e Práticas Educativas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e da Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem. Líder do Grupo de Pesquisa GDEPRES - Desenvolvimento Profissional Docente e Representações, certificado pelo CNPq em 2016. Avaliadora ad hoc para Autorização e Reconhecimentos de Cursos e Instituições representando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP/MEC. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro PPM. 2018. Membro da REED - Red de Estudios sobre Educación. Desenvolve pesquisas no campo da educação sobre Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Básica e Ensino Superior, abarcando as temáticas: processo ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas (planejamento, estratégias, avaliação, relação professor-aluno), inclusão escolar, ensino de tempo integral, adolescência e orientação sexual. 

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba

Possui Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas Santo Tomas de Aquino (1973), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora titular da Universidade de Uberaba, na graduação e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado), integrando a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem".Coordenadora da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UNIUBE (1998-2019), coordenadora de Projeto do Programa Observatório da Educação (2013-2015). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação no período de 2008 a 2017. Vice líder dos Grupos de Pesquisa "Desenvolvimento profissional e trabalho docente na contemporaneidade - Uniube" e "GEPIDE/ Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação - Uniube" e membro do Grupo Desenvolvimento Profissional Docente e Representações Sociais ? GDEPRES" e do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP., cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro do Comitê Científico da Anped (2014-2017). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIUBE (desde 2008)Atua como editora da Revista Profissão Docente (desde 2018), ligada ao PPGE/Uniube. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa, desde 2008. Membro das redes de pesquisa: REED/Rede (Internacional) de Estudos sobre Educação e Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores - RIDEP. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Presidente da Comissão de Bolsas do PPGE/Uniube (desde 2021). Membro da Comissão de Avaliação e Autoavaliação do PPGE/Uniube (desde 2022). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e desenvolvimento profissional docente, ensino de matemática, ensino de teoria dos números,matemática na licenciatura e na educação básica, educação algébrica e educação a distância.

Referências

BOER, N. e SANTOS, M. da C. O professor na contemporaneidade: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem no cenário de pandemia. Rev. Franc. Edu. Santa Maria. 2020.

CONTRERAS DOMINGO, J. A autonomia ilusória: o professor como profissional técnico. In: ______. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. p. 89-104.

FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Formação Docente Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 5, n. 8, p. 11-23, 30 jun. 2013.

GIROUX, H. A. Professores como intelectuais transformadores. In: ______. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. p.156-178

MARCELO GARCIA, C. Estrutura Conceptual da Formação de Professores. In: _____ Formação de Professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora. 1999, p. 17-30.

MARCELO GARCIA, C. Las tecnologías para la innovación y la práctica docente. Revista Brasileira de Educação. vol.18 no. 52 Rio de Janeiro jan./mar. 2013.

MIZUKAMI, M. da G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Schulman. Revista do Centro de Educação da UFSM, v.29, n.2, 2004.

PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. de M.; PRINS, S. A.; CARVALHO, M. A. Memórias’: uma metodologia de coleta de dados – dois exemplos de aplicação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 8, n. 1, 2011.

ROSA, M. Tessituras teórico-metodológicas em uma perspectiva investigativa na Educação Matemática: da construção da concepção de Cyberformação com professores de matemática a futuros horizontes. In: OLIVEIRA, A. M. P. de; ORTIGÃO, M. I. R. (Org.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática. 1ed. Brasília: SBEM, 2018, p. 255-281.

SANTANA, M. A. Representações sociais de professores da Educação Superior sobre desenvolvimento profissional docente: desafios e perspectivas. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Uberaba, 2021.

SAVIANI, D., GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade. ANDES-SN Ano XXXI - Nº 67 - janeiro de 2021.

SCHON, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.78-91.

SHULMAN, L. S.; SHULMAN, J. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec. São Paulo, v.6, n.1, p.120-142, jan./jun. 2016.

SHULMAN, L.S. Those who understand: knowlege growth in teaching. In: Educational Research. Frebruary, 1986.

SIQUEIRA, A. P. M. Formação continuada e desenvolvimento profissional docente: representações de professores. Dissertação (Mestrado), Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2017, 193f.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TIECHER, A. L.; FIALHO, D. da M.; ENS, R. T. Formação do professor para a educação superior em eventos nacionais (2014-2016). Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. 2, 2019.

ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C.M.G.; FIORENTINI, D. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a) - pesquisador(a). Campinas. SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998. p. 207-236.

Publicado

2023-04-17

Como Citar

Giarola Vilamaior, A., Maria de Oliveira Vieira, V., & Ribeiro Resende, M. (2023). Formação e desenvolvimento profissional docente: apresentação de memórias. Peer Review, 5(2), 333–341. https://doi.org/10.53660/312.prw712

Edição

Seção

Articles