Educação e tecnologias digitais contemporâneas: os princípios dialógico, recursivo e hologramático da teoria da complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/276.prw514

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a presença das tecnologias digitais contemporâneas, suas contribuições e desafios para a educação considerando, especificamente, os princípios dialógico, recursivo e hologramático, da teoria da complexidade (MORIN, 2005). Para realizar este trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica, com análise de autores correlatos à educação, ciências e metodologias, filosóficos e sociólogos. Apresenta-se aqui uma compilação de ideias, análises, produções acadêmicas no sentido de compreensão da dinâmica e contextos educacionais, bem como de resultados de pesquisas que proporcionaram material de análise para o acesso dos pesquisadores. Intentamos apresentar reflexões que permitam despertar interesse na iniciativa de buscar conhecer a característica subjetiva e complexa que permeia o processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias digitais contemporâneas como um elemento de sensível importância, já que envolve seres humanos e transformações sociais e culturais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição de; CARVALHO, Edgard de Assis (Org.). Edgar Morin. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2020.

BORGES, José Augusto. PORTO, Marcelo Duarte. TEIXEIRA, Zenaide Dias. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e aprendizagem significativa segundo Ausubel. In ALMEIDA, Alberto Severo de; TEIXEIRA, Zenaide Dias; ADÃO, Jorge Manoel; KOCHHANN, Andréa (org.). Tecnologias, Educação e Gestão: interfaces e desafios. Curitiba: Editora CRV, 2019.

ESTRADA, Adrian Alvarez. Os fundamentos da teoria da complexidade em Edgar Morin. Akrópolis, Uruarama, v. 17, p. 85-90, abr./jun. 2009.

KHUN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1989.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.

______. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1999.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

______. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2003a.

______. Da necessidade de um pensamento complexo. 2003b. Disponívelem:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.phd/1299930/mod_resouce/content/1/necessidade-de-um-pensamento-complexo-edgar-morin.pdf. Acesso em: 02 jan. 2021.

______. Educar na era planetária: o pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003c.

______. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Coleção educação contemporânea, 11ª.ed.rev. Campinas: Autores Associados, 2011.

Publicado

2023-04-02

Como Citar

Feitosa, F. D., Adão, J. M., Braga, A. C. V., & Teixeira, Z. D. (2023). Educação e tecnologias digitais contemporâneas: os princípios dialógico, recursivo e hologramático da teoria da complexidade. Peer Review, 5(4), 263–282. https://doi.org/10.53660/276.prw514

Edição

Seção

Articles