Wayfinding design em ambientes hospitalares de emergências pediátricas: revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/256.prw403

Palavras-chave:

Wayfinding, Revisão Sisitemática de Literatura, Hospital, Emergência Pediátrica

Resumo

O objetivo geral de pesquisa é elaborar um conjunto de informações para que os pesquisadores/ especialistas possam utilizar em estudos e projetos de wayfinding design, relativos às situações de orientabilidade espacial em ambientes de saúde, com enfoque pediátrico. Como se enquadra nas tipologias exploratória e quali quantitativa, utilizou-se na metodologia, o instrumento de coleta de dados denominado Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Nos resultados, os dados obtidos foram categorizados em três categorias principais denominadas: Conceitos de wayfinding; Wayfinding design; Wayfinding em hospitais. A partir dessas, também foram conceituados termos derivados. As considerações finais indicam que as revisões de sistemáticas de literatura possibilitaram identificar e sistematizar as principais produções acadêmico científicas de áreas afins, resultando em um conjunto de publicações que podem fundamentar de forma teórica e procedimental pesquisas futuras e, também, aplicações práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Gattás Bara, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Formado em Design Gráfico com habilitação em Comunicação Visual pelo Centro Universitário da Cidade (2002), Especialização em Cultura, Arte e Moda, pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2014), Mestre em Ambiente Construído também pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2019) e Doutorando em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial - UERJ (2021). Possui experiência profissional na área de Design Gráfico e acadêmica na linha de pesquisa de wayfinding em ambientes complexos, atuando nos seguintes temas: sistema de informação, movimentação de usuários, estudos de fluxo, usabilidade, sinalização, orientação e navegação espacial.

Fernanda Mendes de Vuono Santos, Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual (1996), pós-graduada em Design (2002), mestre em Design (Linha de Pesquisa Design e Tecnologia - ênfase em Ergonomia e Usabilidade - 2016) e doutora em Design pela ESDI/UERJ, Linha de Pesquisa Tecnologia, Produto e Inovação (2021), com ênfase em Ergonomia, Neurociência e Usabilidade de Sistemas de Educação à Distância. Atualmente Coordenadora dos Cursos Tecnólogos de Design Gráfico e Design de Animação da Universidade Veiga de Almeida e docente nos cursos de graduação tecnológica em Design da Faculdade de Tecnologia SENAC RJ, graduação em Design Gráfico e Digital no Instituto Infnet - ECDD e bacharelado em Design da Unicarioca, além de fazer parte do banco de Avaliadores do INEP realizando visitas externas virtuais in loco para os atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação em instituições de educação superior. Proprietária do escritório Laranja Design há mais de dez anos no mercado, especializado em branding e mídias impressas.

Sydney Fernandes de Freitas , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Doutorado (1999) e Mestrado (1991) em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e graduação em Desenho Industrial pela PUC-Rio (1981). Atualmente, é Professor Associado-DE da ESDI/UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi professor titular do Centro Universitário da Cidade – UniverCidade, do qual foi coordenador de pós-graduação e de graduação. É professor do Programa de Pós-Graduação em Design da ESDI/UERJ, lecionando as disciplinas Usabilidade e Técnicas de Pesquisa, orienta pesquisas de mestrado e de doutorado. Atuou como Editor Principal e como membro do conselho editorial do periódico Arcos Design. Avaliador ad hoc da Revista Estudos em Design, avaliador dos periódicos USE-IHC, Mix Sustentável, Economia Criativa, Ação Ergonômica, Revista Educação Gráfica. Tem contribuído para a qualificação da pesquisa no Brasil atuando como parecerista do CNPq, CAPES, FAPERJ, FACEPE. Lecionou em cursos de pós-graduação lato sensu na UNEB, na PUC-Rio, na UFAM e na UniverCidade. Suas linhas de pesquisa são Usabilidade, Metodologias e Ensino/Pesquisa em Design. Tem experiência profissional e docente na área de Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: usabilidade do produto, projeto de produto, metodologia de projeto. Membro do Fórum de Ciência e Tecnologia da UERJ. Coordenou o programa de Iniciação Científica e atuou como Diretor de Pós-graduação e Pesquisa da UniverCidade. Ex-presidente de associações de pesquisadores, como: AEnD-BR, da ANPEDesign, do P&D Design e do CIPED-Congresso Internacional de Design. É membro do comitê do CIPED, do P&D, USIHC e do ErgoDesign. Participou de mais de uma centena de bancas de mestrado e doutorado, na UERJ e em diversas universidades brasileiras. Tem 5 livros publicados e 11 capítulos de livros, quase uma centena de artigos em anais e em periódicos. Integrante do Banco de Avaliadores do SINAES BASis INEP/MEC.

Referências

ARTHUR P.; & PASSINI, R. Wayfinding: people, signs, and architecture. New York: McGraw-Hill, Ryerson, 1992.

CARPMAN, J. R.; & GRANT, M. A. Wayfinding: Abroad view. In: BECHTEL, R. B.; CHURCHMAN, A. (Eds.). Handbook of environmental psychology. New York: John Wiley, 2002. p. 427-442.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Grupo gen – Ed. Atlas, 7a ed., 2021.

LEITNER, A. D.; PINA, S. M. Arquitetura sob a ótica da humanização em ambientes de quimioterapia pediátrica. Rev. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 179-198, jul./set. 2020.

LYNCH, Kevin. The Image of the City. Cambridge: MIT: 1960.

NORMANDO, Carlos A. O auxílio da cor na sinalização de grandes áreas: O campus da Universidade de Fortaleza como estudo de caso. Projética, Londrina, V.6 N.1, p. 61 – 76, 2015.

Qi, Y.; Yan, Y.; Lau, S.S.; Tao, Y. Evidence-Based Design for Waiting Space Environment of Pediatric Clinics – Three Hospitals in Shenzhen as Case Studies. Int. J. Environ. Res. Public Health: 2021.

RANDOLPH, Justus. A guide to writing the dissertation literature review. In: Practical Assessment, Research & Evolution, v14, n. 11, p. 1 -13, jun. 2009.

RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às Ciências Sociais. In: I. M. Beuren (Ed.), Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática (3rd ed., pp. 76-97). São Paulo: Atlas, 2006.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de Revisão Sistemática: Um guia para síntese criteriosa da evidência cientifica. Rev. Bras. Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.

VUONO SANTOS, Fernanda Mendes de. Usabilidade de ícones em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma análise pela ótica da neurociência e da experiência do usuário. Tese de Doutorado em Design, PPDEsdi/UERJ, Rio de Janeiro, 2021.

Publicado

2023-03-25

Como Citar

Bara, G. G., Santos, F. M. de V., & Freitas , S. F. de. (2023). Wayfinding design em ambientes hospitalares de emergências pediátricas: revisão sistemática de literatura. Peer Review, 5(4), 121–146. https://doi.org/10.53660/256.prw403

Edição

Seção

Articles