Aspectos da paisagem do canal do Jandiá: ocupação desordenada e seus impactos ambientais na cidade de macapá
DOI:
https://doi.org/10.53660/PRW-2427-4426Palavras-chave:
Arquitetura da paisagem, Paisagismo na Amazônia, Arborização urbanaResumo
O presente trabalho de conclusão de curso aborda uma análise dos impactos da ocupação desordenada nas áreas de ressaca, mais especificamente no Canal do Jandiá, localizado na cidade amazônica de Macapá, estado do Amapá. O estudo destaca a evolução urbana da região, evidenciando as transformações nas tipologias residenciais e comerciais, a adaptação do bairro às demandas demográficas e as mudanças no cenário urbano em torno do canal. Além disso, são discutidos os impactos socioambientais da ocupação desordenada, a falta de infraestrutura adequada e a importância de estudos detalhados sobre as áreas úmidas da cidade e a evolução urbana, considerando aspectos arquitetônicos, sociais e ambientais, e a necessidade de um planejamento mais eficaz e sustentável para promover o desenvolvimento harmonioso da cidade de Macapá e seus recursos hídricos.
Downloads
Referências
AMAPÁ, Governo do Estado. Secretaria de Infraestrutura do estado do Amapá. Levantamento arquitetônico da escola estadual Tiradentes. Macapá, 2001.
BAKER, GEOFFREY H.Le Corbusier. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2000, p. 229.
BENEVOLO, L. História da Cidade. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BAGNI, UV, RODRIGUES AA, RIBEIRO ECSA, SALLES-COSTA R, FERREIRA AA. Food insecurity in households with persons with disabilities in a situation of extreme vulnerability in Brazil: a secondary cross-sectional analysis. Lancet Reg Health Am 2022; 18:100417.
BELTRÃO; SANTOS. Leonardo e Janiele. Serra do Navio: O espaço público da cidade modernista na selva amazônica. Trabalho de Conclusão de Curso. Santana, 2011.
BOTELHO, Lina. Evolução urbana da cidade de Macapá: Análise do perímetro da Fortaleza de São José de Macapá ao Araxá no período de 1950-2010. Macapá, Universidade Federal do Amapá, 2011.
CAVALCANTI, Lauro. Quando o Brasil era moderno: guia de arquitetura 1928-1960. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001.
COELHO, Alessandra Coelho. ODEBRECHT, Silvia. Arquitetura moderna: reconhecimento e análise de edifícios representativos em Blumenau, SC. Dynamis revista tecno-científica. Santa Catarina. Vol.13, n.1, 46- 58, Out-Dez, 2007.
COMAS, Carlos Eduardo Dias Comas. Questões de base e situação: arquitetura moderna e edifícios de escritórios, Rio de Janeiro, 1936- 45. Arquitextos, nº 078.00, ano 07. São Paulo, Portal Vitruvius, Nov. 2006.
CANTUÁRIA, Eloane; PELAES, Fátima; VASCONCELOS, José; SILVA. Em Busca da Identidade Urbana: o legado do movimento moderno na cidade de Macapá-AP. João Pessoa 30Docomomo Norte/Nordeste. 2010.
CORBUSIER. L. O urbanismo. São Paulo. Editora Martins Fontes. 2010.
NUNES, Janary. (org.). Confiança no Amapá: impressões sobre o território. 2°ed. Brasília: Senado Federal, 2012.
NUNES, J. G. Criação do Estado do Amapá. Discurso pronunciado na sessão do Congresso Nacional de 14 de janeiro de 1967. Brasília: Departamento de Imprensa Nacional, 1970.
NUNES, Janary. Relatório das Atividades do Governo do Território Federal do Amapá. 1946.
PELAES, F. M. A. Uma análise sobre a pós-ocupação urbana dos conjuntos arquitetônicos de Serra do Navio e Vila Amazonas. Macapá, 2010.
RIBEIRO, Benjamin Adiron, Vila Serra do Navio: Comunidade Urbana na selva Amazônica: Um projeto do arq. Oswaldo Arthur Bratke. São Paulo, Pini, 1992