Atendimento educacional especializado na Educação Profissional

Autores

  • Marinete Sardinha Loureiro Instituto Federal do Pará - IFPA
  • Aline Gonçalves Batista da Silva Intituto Federal do Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.53660/1599.prw3216

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Profissional, Inclusão, NAPNE, Special education, Professional education, Inclusion, IFPA

Resumo

Este trabalho vem tratar sobre o atendimento educacional especializado na educação profissional: um estudo do Núcleo de Atendimento a Pessoa com Necessidades Especiais (NAPNE) do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Abaetetuba. Ele objetiva diagnosticar como ocorre o processo de atendimento educacional especializado a alunos com deficiência na referida instituição de ensino, além de compreender as dificuldades, anseios e perspectivas das pessoas que trabalham neste setor. Assim sendo, o NAPNE é o local responsável por atuar junto com os alunos que necessitam de atendimento especial. A pesquisa em destaque está baseada numa análise qualitativa e quantitativa, fazendo uso da pesquisa bibliográfica, assim como, de entrevista e pesquisa exploratória do ambiente investigado. Portanto, a temática em questão é de grande importância para conhecermos como está o processo de inclusão de alunos com deficiência, as dificuldades dos profissionais do setor, o desenvolvimento no decorrer dos anos e os possíveis fatores de evasão desses alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Gonçalves Batista da Silva, Intituto Federal do Pará, Brasil

Doutoranda em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia(UFPA)/PPGEDAM - (Belém/PA). Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (2019). Especialista em Educação à Distância e tecnologias educacionais pela Centro Universitário de Maringá (2016). Técnica em Informática pelo Instituto Federal do Pará (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2014). Educadora e Mentora comprometida, com experiência em educação à distância e tecnologias educacionais. Sua missão é facilitar a vida acadêmica. Servidora Pública Federal desde 2016, como Pedagoga efetiva do IFPA (Campus Abaetetuba). Atualmente desenvolve seu trabalho no Setor Pedagógico, no Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidade Especificas (NAPNE), Coordena o Núcleo de Empreendedorismo, é membro do Comitê de Empreendedorismo do IFPA, Orientadora de TCC, Professora de Metodologia Científica, Orientações para atuação profissiona, Empreendedorismo e Informática Básica. Foi Coordenadora Geral de Ensino (2019), Diretora Geral de Ensino Substituta (2019), Coordenou o Projeto de Extensão Comunidade em Foco (2020), Coordenou o Projeto de Extensão IFMais Empreendedor (2021), Coordenou o Projeto de Extensão Link-A (2022). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais na Região do Baixo Tocantins - GEPEBATO; Grupo de Pesquisa em Ciências Naturais, matemática e tecnologia - IFPA; Grupo acadêmico produção do território e meio ambiente na Amazônia (GAPTA). É autora do capítulo 4 "A Política de Educação Profissional no IFPA" do Livro Política Educacional e papel do estado em tempos atuais (2018); do capítulo 8 "A Política de Educação Profissionaal no Brasil" do Livro Políticas Públicas em Educação na Cidade e no Campo (2019). Publicou artigo em revista Qualis A, sobre: "Trajetória histórica da educação profissional no Brasil e o surgimento dos Institutos Federais". O seu principal foco de estudo abrange políticas educacionais, empreendedorismo, desenvolvimento econômico e sustentável, demonstrando um profundo interesse pela melhoria da educação e do desenvolvimento local na região amazônica. Idealizadora do Canal no YouTube Impulso Acadêmico cujo objetivo é facilitar a jornada acadêmica, o qual já beneficiou diversos acadêmicos através dos conteúdos gratuitos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei das diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. São Paulo; Saraiva, 1996.

DALL’ALBA, Jacira. Orientações básicas aos docentes do instituto federal do amazonas sobre a educação especial no contexto da educação inclusiva. Manaus – AM. 2016

QUEIROZ, Marcléia Melo de Souza; MAXIMINO, Rachel de Souza. O desafio da criação e implantação do núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas (napne) no IFRN/campus Mossoró, 2016.

MAZZOTTA, M. J. S. Liberando a mente. Campinas. Raboni, 1996.

MITTLER, Peter. Educação inclusiva: Contextos Sociais. São Paulo: Artmed, 2003.

NASCIMENTO, Cristina de Fátima do. Educação inclusiva no Brasil e as dificuldades enfrentadas em escolas públicas. São Paulo, 2012.

OMOTE, S. Inclusão: Perspectivas em pesquisa. In: MARQUEZINE, M.C; ALMEIDA, M.A.; OMOTE, S. Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina: Eduel, 2003.

PAULA, Jairo de (Org.). Inclusão: mais que um desafio, um desafio social. São Paulo, 2004.

PEREIRA, Marilú Mourão. A inclusão de alunos portadores de necessidades especiais no ensino superior. UNIrevista - Vol. 1, n° 2; UFRGS, 2006.

REIS, Letícia D’ Amato dos. Educação inclusiva: uma reflexão. São Gonçalo, 2010.

SANTOS, Fernanda Pereira CONCEIÇÃO, Maria Cristina Gomes da. A educação especial nas instituições de ensino básico da rede federal. Foz do Iguaçu PR: UNIOESTE, 8 a 11 de dezembro de 2015, ISSN 2316-266X, n.4

SASSAKI, Romeu K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Coleção Inclusão. Rio de Janeiro: WVA, 2003.

SILVA, Divino, MARIA, Renata. Valores, preconceito e práticas educativas. Casa do Psicólogo, 2005.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Loureiro, M. S. ., & Silva, A. G. B. da . (2023). Atendimento educacional especializado na Educação Profissional. Peer Review, 5(25), 529–543. https://doi.org/10.53660/1599.prw3216

Edição

Seção

Articles