Panorama do lean construction em empresas construtoras brasileiras e sua relação com a sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.53660/1519.prw3039Palavras-chave:
Construção enxuta, Sustentabilidade, Setor da construção civilResumo
O objetivo deste estudo foi identificar com base em levantamentos de pesquisas já realizadas em empresas construtoras do Brasil a aplicabilidade da implantação e uso da construção enxuta, e tamém analisar a relação deste contexto com diretrizes da sustentabilidade. Para tal, realizou-se uma revisão da literatura e elaborou-se um panorama deste contexto. Os principais resultados correspondem a identificação dos benefícios de maiores ocorrências, sendo a redução de desperdícios, retrabalhos, melhoria na transparência e maior padronização dos processos e os entraves estão relacionados em grande parte aos funcionários e receio no investimento inicial. Os resultados desta pesquisa também possibilitaram identificar quais os princípios mais simples para aplicação, sendo: a redução de variabilidade, aumentar a transparência no processo e redução de atividades que não agregam valor e o mais complexo como minimizar o número de passos ou partes. Do ponto de vista da sustentabilidade é possível perceber que o lean construction contribui para o alcance de objetivos e metas sustentáveis no setor da construção civil. Assim, o estudo mostra a importância da aplicação desta filosofia em empresas construtoras para o atingimento de metas sustentáveis.
Downloads
Referências
CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO – CBIC. Disponível em: . Acesso em 23 jan. de 2016.
CRUZ, C. C. R. Análise da implementação dos elementos e ferramentas da produção enxuta em canteiros de obras na cidade de Belém do Pará. 2011. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Belém, PA, 2011.
CSCMP. Council of Supply Chain Management Professionals Glossary of terms. Disponível em <http://cscmp.org/sites/default/files/user_uploads/resources/downloads/glossary-2013.pdf> Acesso em 23 Setembro 2016.
DIEESE (São Paulo). Estudo setorial da construção 2012. 2013. Disponível em: <https://www.dieese.org.br/estudosetorial/2012/estPesq65setorialConstrucaoCivil2012.pdf>. Acesso em: 26 out. 2016.
HONDA, R. H. Subsídios para o planejamento da implantação do sistema de Lean Construction em uma construtora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia de Produção) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Produção, São Paulo, SP: 2011.
KOSKELA, L. An exploration Towards a production theory and its application to construction exploit 2000. Technical research center of Finland, VTT Publication, 2000.
KOSKELA, L. Application of the New Production Philosophy to Construction. CIFE Technical Report, Stanford University, n.72, setembro 1992.
LORENZON, I. A. A medição de desempenho na construção enxuta: estudos de caso. Tese (Doutorado), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
SANTO, J. O.; BATISTA, O. H. S.; SOUZA, J. K. S; LIMA, C. T.; SANTOS, J. R.; MARINHO, A. A. Resíduos da indústria da construção civil e o seu processo de reciclagem para minimização dos impactos ambientais. Cadernos de Graduação - Ciências exatas e tecnológicas, Maceió: v. 1, n.1, p. 73-84, maio 2014.
SUSTENTABILIDADE, Prêmio Cbic de Inovação e. C. Rolim Engenharia LTDA.: FILOSOFIA LEAN. Fortaleza: Câmara Brasileira da Indústria da Construção, 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2016.
TONIN, L. A. P.; SCHAEFER, C. O. Diagnóstico e aplicação da Lean Construction em construtora. In: ENEGEP - ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 33., Salvador, 2013. Anais... Bahia, 2013.