Análise do consumo de carne suína por idade, sexo, grau de escolaridade e frequência em diferentes regiões do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/1384.prw2911

Palavras-chave:

Mitos, Qualidade, Saúde humana, Suinocultura

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil do consumidor de carne por faixa etária, de acordo com o sexo, grau de escolaridade, frequência de consumo e conhecimento sobre os sistemas de produção de criação de suínos. Os dados foram coletados de forma online a partir de questionário via Google Forms. A frequência de consumo de acordo a idade, apontou que a maior parte dos jovens entre 16 e 28 anos realizam o consumo entre uma a três vezes ao mês, enquanto que as outras faixas etárias observadas, dos 29 aos 48 e acima de 48 anos de idade, demonstraram consumir de forma frequente. Quanto ao não consumo da carne suína, além de não gostar (7,75%), os principais motivos são questões religiosas e culturais (4,38%), seguidos pela relação com os aspectos intrínsecos da carne (2,03%). Durante a pandemia, foi identificado que parte dos entrevistados mantiveram o consumo de carne, e uma outra parte aumentou o consumo devido o valor do produto estar mais acessível financeiramente. Apesar da maioria dos entrevistados terem entendimento quanto aos benefícios da carne suína para a saúde humana, a escassez das informações por meio de marketing e propagandas ainda é precária no processo de divulgação neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilu Santos Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Brasil

Zootecnista pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC - GO (2005). Mestre em Zootecnia, pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2009). Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2013). Pós doutora em Engenharia de Biossistemas pela Universidade de São Paulo - USP (2014), Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Pesquisadora à distância do grupo AMBIAGRO (Núcleo de Pesquisa em Ambiência em Engenharia de Sistemas Agroindustriais) - UFV. Atualmente, é professora efetiva do curso de Zootecnia, Centro de Ciências Agrárias (CCA), na Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. Atua principalmente nas seguintes áreas: ambiência e instalações para aves e suínos; manejo dos animais monogástricos; produção de suínos; bem-estar e comportamento na suinocultura.

Elis Regina de Queiroz Vieira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Elis Regina de Queiroz Vieira possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Tocantins-TO (2015), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Grande Dourados-MS (2017) e doutorado em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal do Tocantins com participação no programa de pós-graduação Doutorado Sanduíche na Universidade da Flórida, Estados Unidos, atuando como pesquisador, acompanhando trabalhos com a utilização do sistema in vitro Duol-Flow Continuous Culture System. Cursou especialização MBA em Gestão da Engenharia de Produção e Operações Logísticas pela Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil. Possui pós-doutorado pelo programa de Pós-Graduação Integrado em Zootecnia (UFNT). Possui experiência e prática docente nos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária ministrando as disciplinas de Extensão Rural, Sociologia e Desenvolvimentos em Comunidades Rurais. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfases em Nutrição e Alimentação de Ruminantes, atuando principalmente nas seguintes áreas: Nutrição de ruminantes, composição bromatológica de alimentos, aditivos, estratégias de suplementação, produção de bovinos em pastagens e confinamento, forragicultura, análise de degradabilidade ruminal via técnicas "in vitro" e produção de gases. Atualmente participa do PDJ/FAPT e atua como professora substituta no Programa de Pós-Graduação Integrado em Zootecnia (UFRA/UFNT) nos Trópicos (PPGIZT) ministrando aulas para alunos de Mestrado e Doutorado. Em 2017, concluiu mestrado com trabalho intitulado "Avaliação do líquido da casca da castanha de caju e quitosana como aditivo para ruminantes" realizando análises de digestibilidade in vitro, parâmetros de pH, NH3, cinéticos da fermentação ruminal (produção de gás e ácidos graxos de cadeia curta). Durante o doutorado avaliou diferentes estratégias de suplementação para novilhas criadas em sistema a pasto sobre desempenho, composição bromatológica dos alimentos, qualidade da carne e carcaça, e viabilidade econômica da produção. Durante a graduação foi bolsista ITI, auxiliando trabalhos na área de nutrição e alimentação de ruminantes, terminação de bovinos de corte em confinamento e pastagem, qualidade da carne e carcaça de bovinos.

Thayná Murta Pereira Mota, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Brasil

Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), acadêmica de Zootecnia pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), Campus de Araguaína (TO). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), integrante ativa dos Grupos de Pesquisa Do Campus Para O Campo, Tecnologias Para Produção Animal e Núcleo de Estudo e Pesquisa em Suinocultura (NEPSUI), membro da Consultoria Pecuária Júnior (Produpec Jr.) empresa Júnior de Zootecnia, na UFNT. Participou do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) e Programa Institucional de Monitoria (PIM) como monitora digital, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Gerson Fausto da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Brasil

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Atualmente é professor Associado IV da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e alimentação de não ruminantes, Suinocultura e Bem-estar animal.

Danilo Vargas Gonçalves Vieira, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Brasil

Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2007), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, 2009), Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2012) e bolsista PNPD-2012/2013 (UFPB). Atualmente é Professor Adjunto, Classe C, Nível III da Universidade Federal do Tocantins . Membro do Grupo de Estudo em Tecnologias Avícolas (GETA, UFPB) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Avicultura (GEPA, UFT). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Modelos Matemáticos para estimar exigências, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho, coturnix coturnix japonica, codornas japonesas, nutrição e produção de ovos, frangos de corte, frangos de crescimento lento, poedeiras comerciais.

Carla Fonseca Alves Campos, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Brasil

Possui graduação em Zootecnia (2014), Mestrado em Ciência Animal Tropical (2016) e Doutorado em Ciência Animal Tropical (2018) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialização em Formação Docente em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2020) pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Atua como docente alinhado a pesquisa e extensão.

Referências

ANDERSON, B. A. Composition and nutritional value of edible meat by products. In: A. M. PEARSON AND T.R. DUTSON. (Eds). Edible meat by-products. Advances in Meat Research. Essex: Elsevier, 1988, p. 15.

BRAGAGNOLO, N.; RODRIGUEZ-AMAYA, D. Ciência e Tecnologia de Alimentos

Campinas, v. 22, n.1, p. 98-1043, 2002.

CARVALHO, T. B. Estudo da elasticidade-renda da demanda de carne bovina, suína e de frango no Brasil. 2007. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

FARIA, I. G.; FERREIRA, J. M.; GARCIA, S. K. Mercado consumidor de carne suína e derivados em Belo Horizonte. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 58, p. 251-256, 2006.

GEESDORF, C. F. Benefícios da carne suína na alimentação humana. 2016. Disponível em <https://www.suinoculturaindustrial.com.br/imprensa/beneficios-da-carne-suina-na-alimentacao-humana-por-carlos-francisco-geesdorf/20101028-120042-C316> Acesso em: 28 de nov. 2021.

MACHADO, G. e DALLANORA, D. Evolução histórica dos sistemas de produção de suínos. In: Produção de suínos: teoria e prática / Coordenação editorial Associação Brasileira de Criadores de Suínos; Coordenação Técnica da Integrall Soluções em Produção Animal. Brasília, DF,2014. 908 p.

MARINS, B. R.; JACOB, S.C.; PERES, F. Avaliação qualitativa do hábito de leitura e entendimento: recepção das informações de produtos alimentícios. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v.28, n.3, p. 579-85, 2008.

NUNES, F.C. et al. Consumo de carne suína e seus derivados na mesorregião sudeste do Pará no período da pandemia do Covid-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, p. e11511628937-e11511628937, 2022.

OLIVEIRA, A. P. et al. Principais aspectos considerados por consumidores na aquisição e consumo de carne suína em Colônia do Piauí-PI. Arquivo de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, v. 20, n. 2, p. 71-77, 2017.

ROPPA, Luciano. Suínos: mitos e verdades. Suinocultura Industrial, v. 127, p. 10-27, 1997.

SARCINELLI, M. F; VENTURINI, K. S.; SILVA, L.C da. Características da carne suína. Espírito Santos, p. 7, 2007.

SEUS, I. The nutritional value of meat and meat products. A critical look at their constituents as compared with other foods. Fleischwirtsch, v. 70, p. 1444-1447, 1990.

SOUZA, C. C. et al. A percepção de compradores sobre a qualidade da carne suína in natura no mercado varejista de Campo Grande (MS). Extensão Rural, Santa Maria, v. 23, n. 3, p. 151-168, 2016.

SOUZA, M. C. M et al. Consumo de carne suína e derivados pela população de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 4, n. 3, p. 4436-4449, 2021.

TEOTÔNIO, S. F. et al. 7CCADZPX01- A desmistificação do consumo da carne suína em escolas de ensino fundamental no brejo-pb.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Santos Sousa, M., de Queiroz Vieira, E. R., Murta Pereira Mota, T., Fausto da Silva, G., Vargas Gonçalves Vieira, D., & Fonseca Alves Campos, C. (2023). Análise do consumo de carne suína por idade, sexo, grau de escolaridade e frequência em diferentes regiões do Brasil. Peer Review, 5(24), 269–283. https://doi.org/10.53660/1384.prw2911

Edição

Seção

Articles