Avaliação das condições bucais e tratamentos de crianças atendidas na Clínica Escola de Odontologia do Centro Universitário Fametro no município de Manaus - AM
DOI:
https://doi.org/10.53660/1246.prw2732Palavras-chave:
Cárie Dentária, Criança, Saúde Bucal, Estudo ObservacionalResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência das condições bucais de crianças atendidas na Clínica Escola de Odontologia do Centro Universitário Fametro - Manaus/Amazonas. Trata-se de um estudo observacional retrospectivo, com dados coletado a partir de prontuários odontológicos relativos aos atendimentos realizados em crianças no período de 2019 a 2021. Os resultados mostraram que a maioria dos pacientes atendidos eram do gênero feminino, na faixa etária de 3 a 12 anos de idade. O principal motivo da procura ao atendimento odontológico foi para consulta de rotina, seguido pela presença de cárie dentária e dor de dente. Profilaxias, restaurações em cimento de ionômero de vidro e exodontias foram os tratamentos mais realizados. Apesar do aumento da oferta de serviços de odontologia pelo SUS, as instituições de ensino superior possuem um papel importante por complementar o acesso da população, principalmente das crianças em vulnerabilidade social.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, E. Y. et al. Perfil do atendimento odontológico no serviço de urgência para crianças e adolescentes da Faculdade De Odontologia De Araraquara (FOAR) ‒ UNESP. Revista de Odontologia da Unesp, v. 45, nº 2, São Paulo, 2016.
ANDRADE, N. D. G. M. et al. Perfil clínico dos pacientes atendidos na Clínica de Dentística da UFCG. Centro de Saúde e Tecnologia Rural. Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal de Campina Grande – PB, 2019.
BICCA, G. M. et. al. Perfil do atendimento odontológico na Unidade de Pronto Atendimento do Município de Santa Maria. Revista da ABENO, v. 22, nº 2, 2022.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional de Saúde 2013: acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências: Brasil, Grandes regiões e Unidades da Federação. Rio de Janeiro: IBGE; 2015.
BRASIL. Salário Mínimo Vigente – Frequência de 1940 a 2023. Ministério da Economia – IPEADATA, Brasília, 2023. Disponível em: < http://www.ipeadata.gov.br/ExibeSerie.aspx?serid=1739471028>.
COSTA, A. S. et al. Tratamento Restaurador Atraumático: Técnica Minimanente Invasiva para Lesões de Cárie na Primeira Infância. Arch Health Invest, v. 11, n. 2, pág. 297-303, 2022.
CUSCHIERI S. The STROBE guidelines. Saudi J Anaesth. 2019 Apr;13(Suppl 1):S31-S34. doi: 10.4103/sja.SJA_543_18. PMID: 30930717; PMCID: PMC6398292.
DOMINGOS, S. A. P. Levantamento Do Perfil Social, Demográfico E Econômico De Pacientes Atendidos Na Clínica De Odontologia Do Centro Universitário De Araraquara – Uniara. Departamento de Odontologia em Saúde Coletiva do Centro Universitário de Araraquara. UNIARA, 2014.
DUARTE, M. F. T e SOUZA, M. F. Incentivo ao pré-natal odontológico: uma proposta de intervenção no município de Campo Grande do Piauí – PI. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especialização em saúde da família e comunidade). Universidade Federal do Piauí, 2020.
FAMETRO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Odontologia. Centro Universitário Fametro, Manaus, 2022. Disponível em: <https://presencial.fametro.edu.br/wp-content/uploads/2023/08/PPC-ODONTO.pdf>.
GARCÍA, A. P. et al. Impacto da cárie e da fluorose dentária na qualidade de vida relacionada à saúde bucal: um estudo transversal em escolares que recebem água naturalmente fluoretada em níveis acima do ideal. Clin. Oral Investig., 2017.
GARCIA, I. Boletim – Desigulade das Metrópoles. Revista Cenarium Amazônia, Manaus, 2022. Disponível em: <https://revistacenarium.com.br/em-manaus-418-da-populacao-esta-em-situacao-de-pobreza-numero-e-o-maior-do-brasil/>.
NAIDU, R. S. et. al. Dental emergencies presenting to a university based paediatric clinic in the West Indies. Int J Paediatr Dent. Ed. 15:177-84, 2005.
NÓBREGA, A. V. DA . et al.. Impacto da cárie dentária na qualidade de vida de pré-escolares mensurado pelo questionário PedsQL. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 11, p. 4031–4042, nov. 2019.
POMBO, S. Q. R. et. al. Perfil dos Pacientes Atendidos no Curso de Odontologia do Sertão de Pernambuco - Perfil dos Pacientes Atendidos no Sertão. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, v. 19, nº 2, Camaragibe, 2019.
QUEIROZ, S. F. et al. Cárie dentária e fatores associados em crianças de 5 anos de idade do município de Patos-PB. Departamento de Odontologia, Faculdades Integradas de Patos. Universidade Federal de Campina Grande -UFCG, 2018.
SCHIO, G. A. Atuação do cirurgião dentista no programa saúde na escola em municípios do Paraná. 111 f. Dissertação Mestrado em Biociências e Saúde - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
SILVA, S. A. S. Atendimento odontológico de pacientes pediátricos institucionalizados em unidades de terapia intensiva. Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Odontologia da UFU, 2017.