Análise da gestão de resíduos sólidos no trecho entre o terminal portuário da Manaus Moderna e IP4 município Careiro da Várzea/AM
DOI:
https://doi.org/10.53660/1238.prw2726Palavras-chave:
Gestão de Resíduos Sólidos, Transporte Hidroviário, Resíduos de EmbarcaçõesResumo
As atividades portuárias são essenciais para expansão da economia globalizada, todavia, esse setor pode causar impactos ambientais significativos, como os atinentes aos resíduos sólidos de embarcações. É importante encontrar solução sustentável para a adequada gestão dos resíduos nas embarcações, de forma a contribuir para a redução de descargas de resíduos por parte das embarcações para os rios, tendo assim um papel vital na proteção do meio ambiente. O objetivo deste estudo foi analisar a gestão de resíduos sólidos no trecho entre o Terminal Portuário da Manaus Moderna e Instalação Portuária de Pequeno Porte-IP4 Careiro da Várzea à Luz da Lei nº12.305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos, Resolução CONAMA nº 05/1993 e demais Legislações Ambientais Portuárias.
Downloads
Referências
ANTAQ -AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS, Instalação Portuária de Turismo. Brasília, 2014b.
ANTAQ. Agência Nacional de Transporte Aquaviário. Relatório das Hidrovias Brasileiras: um novo tempo para as hidrovias. Ministério dos Transportes, Brasília, 2020.
DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura- https://portalghf.com.br/noticia/logistica/2022/04/22/operaes-da-ip4-de-careiro-da-vrzea-no-amazonas-so-retomadas/7638.html, 2022
FERREIRA, M.A.C. Uma análise do trecho Manaus-Coari e Manaus-Parintins. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
GOMES, M. M. de S. & E. F, Scherer (2011) O Mundo do Trabalho no Cais do Porto da Manaus Moderna: o carregador de bagagens e o trabalho precário. II Conferência do Desenvolvimento - CODE. Anais do I Circuito de Debates Acadêmicos. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília/DF, 2011.