Desafio curricular: desenvolvimento da pesquisa científica do ensino médio à graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/1227.prw2722

Resumo

Esse relato de experiência tem como objetivo discutir a importância da alfabetização científica como ferramenta para desenvolver o protagonismo, a criticidade e o saber científico do discente. Para o desenvolvimento deste, foram analisadas as benesses que as Mostras Científicas trazem para o aprimoramento do discente e levou-se em consideração a XXIII Mostra Científica da Escola de Educação Básica da URI, envolvendo alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio. Os resultados considerados estão relacionados ao depoimento de alguns alunos envolvidos na atividade, e os relatos de acadêmicas do curso de Medicina e Enfermagem que trabalharam como coorientadoras. Nota-se que o aluno de Ensino Médio que se propõe a participar de pesquisas científicas será um graduando que terá desenvolvido o saber científico, o letramento, a capacidade de crítica, o questionamento em relação às suposições; além de garantir a oratória, a capacidade de síntese e a discussão de assuntos curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F.M. Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BARBOSA, M.L.O.; QUINTANEIRO, T.; RIVERO, P. Conhecimento e imaginação: sociologia para o ensino médio. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 52ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2021.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

ROBINSON, K.; ARONICA, L. Escolas criativas: a revolução que está transformando a educação. Porto Alegre: Penso, 2019.

SANTOS, J.A. et al. As instituições sociais e a sua interferência na aplicação dos valores éticos e morais no context escolar. In: SILVEIRA NETO, J.C. Os saberes e os fazeres no chão da escola. Euclides da Cunha-Ba: Farol do Conhecimento, 2020.

SANTOS, J.V. et al. A formação de professors do Ensino fundamental menor no município de Fátima-Bahia. In: SILVEIRA NETO, J.C. Os saberes e os fazeres no chão da escola. Euclides da Cunha-Ba: Farol do Conhecimento, 2020.

https://jornal.usp.br/atualidades/baixo-indice-de-leitura-entre-jovens-brasileiros-pode-indicar-futuro-de-dificuldades/

Downloads

Publicado

2023-10-20

Como Citar

Pires Amaral, C., Pires Amaral, E., Molz de Freitas, C. ., Machado de Freitas, H., Marques Tusi, M., & Pedrolo Canterle, L. (2023). Desafio curricular: desenvolvimento da pesquisa científica do ensino médio à graduação. Peer Review, 5(22), 162–170. https://doi.org/10.53660/1227.prw2722

Edição

Seção

Articles