Integração de sistemas fotovoltaicos em elementos construtivos das envoltórias de edificações: estudo de caso em coberturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/1153.prw2682

Palavras-chave:

Energia Solar Fotovoltaica, Geração de Energia Elétrica, Integração Envoltória-Painel

Resumo

A evolução da tecnologia fotovoltaica impulsiona o lançamento de novos produtos que expandem o horizonte de aplicação da geração desta energia para lugares antes não explorados. Neste cenário, surgem os Building Integrated Photovoltaics (BIPVs), elementos integrados à construção, que cumprem tanto função de envoltória quanto de geradores fotovoltaicos. A localização, extensão territorial e incidência de radiação solar brasileiros trazem bom potencial para a energia solar fotovoltaica, mas o uso de BIPVs ainda está defasado em relação ao EUA, Europa e China. Esta pesquisa apresenta diferentes formas de se inserir sistemas fotovoltaicos nas edificações e explorar a aplicação de (BIPVs) na cobertura de edificações residenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Luiz Francato, UNICAMP

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1994), Mestre em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos (1997), Doutor em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos (2002) pela FEC-UNICAMP, Livre Docente na área de Planejamento Energético e Sistemas Elétricos pela FEC-UNICAMP (2014) e Professor Titular junto a FECFAU/UNICAMP na área de Planejamento Energético (2022). Atualmente é Professor MS6-RDIDP da FECFAU-UNICAMP, atuando nos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Na pós-graduação tem atuação no Programa de Pós-Graduação em engenharia Civil junto ao Departamento de Recursos Hídricos, na área de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais, ministrando disciplinas e orientando trabalhos acadêmicos. Tem atuado a 28 anos na área de Recursos Hídricos e Energéticos, com destaque para o planejamento operacional de sistemas hidroenergéticos e análise de sistemas de suprimento hídrico. Tem atuado também em projetos de pesquisa auxiliados pelo CNPq, FAPESP, CTNERG e PD ANEEL. Foi responsável pela coordenação do curso de graduação em Engenharia Civil da FEC-UNICAMP de janeiro de 2011 a outubro de 2014. Foi Diretor Associado da FEC/Unicamp de novembro de 2014 a outubro de 2018.Foi Diretor da FECFAU/Unicamp de novembro de 2018 a outubro de 2022.

Raquel Pose Hirata, UNICAMP

Engenheira Civil que desenvolveu Trabalho de Final de Curso em Tema Relacionado

Vinícius de Carvalho Neiva Pinheiro, UNICAMP

Professor Doutor no Departamento de Recursos Hídricos da FECFAU - UNICAMP. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez mestrado e doutorado em Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais, na área de planejamento energético na UNICAMP, atuando com sistemas de armazenamento energético e otimização estocástica. Doutorado com período sanduíche na Universidade de Princeton. Tem experiência com docência em nível técnico, graduação e pós-graduação nas áreas de sistemas elétricos prediais e luminotécnica. Participou de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento junto a ANEEL, envolvendo operação otimizada de usinas hidrelétricas, controle de cheias e usinas hidrelétricas reversíveis.

Caio Batista Carra, UNICAMP

Pesquisador de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil na Área de Planejamento Energético e Sistemas Elétricos da FECFAU/UNICAMP

William Jonathan Cearlini Camargo, UNICAMP

Pesquisador de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil na Área de Planejamento Energético e Sistemas Elétricos da FECFAU/UNICAMP

Referências

BENEMANN, J., CHEHAB, O., SCHAAR-GABRIEL, E. Building-integrated PV modules. Solar Energy Materials and Solar Cells, v. 67, n. 1-4, p. 345-354, 2001.

CARNEIRO, J. Electromagnetismo b módulos fotovoltaicos características e associações. Universidade do Minho Escola de Ciências Departamento de Física Campus de Azurém, Guimarães, 2010.

CENTRO DE REFERÊNCIA PARA ENERGIA SOLAR E EÓLICA SÉRGIO DE S. BRITO (CRESESB). Potencial Solar – SunData v.30. Disponível em: < http://www.cresesb.cepel.br/index.php#data>. Acesso em 20 de outubro 2019.

DEBBARMA, M., SUDHAKAR, K., BAREDAR, P. Comparison of BIPV and BIPVT: a review. Resource-Efficient Technologies, v. 3, n. 3, p. 263-271, 2017.

DIAS, L. S. Incorporação de sistemas fotovoltaicos em envoltórias de Edificações: tecnologia e arquitetura. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2014.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE). Balanço Energético Nacional: Relatório Síntese – Ano base 2022, 2023.

FRANCISQUINI, A. Estimação de curvas de carga em pontos de consumo e em transformadores de distribuição. xiv, 94 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2006.

VILLALVA, M. G., GAZOLI, J. R. Energia solar fotovoltaica: conceitos e aplicações. São Paulo: Érica. 2012.

KUHN, R. L. Rastreamento diário e anual dos níveis máximos de radiação solar para otimização da produção fotovoltaica. 2013.

MACHADO, C. T., MIRANDA, F. S. Energia Solar Fotovoltaica: uma breve revisão. Revista virtual de química, v. 7, n. 1, p. 126-143, 2014.

PINHO, J. T.; GALDINO, M. A. Grupo de Trabalho de Energia Solar Fotovoltáica (CRESESB/CEPEL). Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltáicos, 2014.

WELLER, B. Detail Practice: Photovoltaics: Technology. Architecture, Installation, 2010.

Downloads

Publicado

2023-10-03

Como Citar

Francato, A. L., Hirata, R. P., Pinheiro, V. de C. N., Carra, C. B., & Camargo, W. J. C. (2023). Integração de sistemas fotovoltaicos em elementos construtivos das envoltórias de edificações: estudo de caso em coberturas. Peer Review, 5(21), 646–660. https://doi.org/10.53660/1153.prw2682

Edição

Seção

Articles