A percepção dos professores de apoio das escolas do campo sobre educação inclusiva e a adoção de sistemas de software inclusivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/1112.prw2651

Palavras-chave:

Deficiências;, Educação;, Inclusão;, Software.

Resumo

O estudo investiga as percepções dos professores de apoio sobre a educação inclusiva e a implementação de Sistemas de Software Inclusivos em escolas rurais. O estudo utilizou um questionário online para coleta de informações dos professores de apoio em escolas rurais. Os resultados demonstram estratégias para promover a educação inclusiva, incluindo a adoção de Sistemas de Software Inclusivos. Como solução, sugere-se a criação de projetos de extensão e programas acadêmicos focados na educação inclusiva, oferecidos por Instituições de Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Isabela da Silva é bacharela em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Posse - UEG (2020), e está atualmente se especializando em Gestão Estratégica de Negócios pelo Instituto Federal Goiano de Posse – IF Goiano (2023). Ela também foi aluna de Iniciação Científica vinculada ao Núcleo de Estudos em Engenharia de Software (NEES) da UEG na Unidade Universitária de Posse. Além disso, desempenhou o papel de docente temporário no Instituto Federal Goiano de Posse – IF Goiano.

Cristiane Batista Xavier, Universidade Estadual de Goiás

Cristiane Xavier é docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em Engenharia de Software. Possui Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) da Unidade Universitária de Posse, bem como é Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Paulista (UNIP). Está afiliada ao Núcleo de Estudos em Engenharia de Software (NEES) e ao grupo de Pesquisa Engenharia de Software Baseada em Evidências (ESBE) pelo CNPq. Suas áreas de interesse estão relacionadas à Engenharia de Software e Educação Inclusiva, especificamente Sistemas de Software Inclusivo (SSI).

Roberto Felício Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

Roberto Oliveira é docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e coordenador do Núcleo de Estudos em Engenharia de Software (NEES). Seus interesses de pesquisa incluem aspectos humanos e sociais em engenharia de software e manutenção e evolução de software. É doutor em Informática pela PUC-Rio.

Givanilde de Assis dos Santos Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Jk/Serrana e Licenciada em Informática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora substituta da Universidade Estadual de Goiás na Unidade Universitária de Posse (UEG/UnU-Posse) com atuação nos cursos de graduação em Sistemas de Informação, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Matemática. Coordenadora do Polo de Educação a Distância - EaD/UAB/UEG Posse-GO. Membro colaborador do Núcleo de Estudos em Engenharia de Software (NEES) vinculado a UEG/UnU-Posse. Suas áreas de interesse estão relacionadas à Engenharia de Software, Gamificação e Educação Inclusiva, especificamente Sistemas de Software Inclusivo (SSI).

Claudio Roberto Stacheira, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

Doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação e especialista em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento e Tecnologias Aplicadas (GEDETEC/UEG). Instrutor da Escola de Governo do Estado de Goiás. Perfil e experiência inter­disciplinar. É consultor, pesquisa e leciona nas seguintes áreas: planejamento e desenvolvimento institucional; engenharia e gestão do conhecimento; gestão de organizações do conhecimento; desenvolvimento regional; gestão de projetos; ges­tão pública; políticas públicas; planejamento baseado em cenários prospectivos; sistemas de informações gerenciais; etratégia e gestão

Referências

BASILI, V. R.; CALDIERA, G; ROMBACH, H. D. GOAL QUESTION METRIC PARADIGM. Encyclopedia of Software Engineering – v. 2, 1994.

BRASIL. Lei de diretrizes e Bases da Educação – Lei n° 12.796, de 04 de abril de 2013.

CAMPOS, E. R. T.; RODRIGUES, H. G.; MACEDO, H. C.; DE SÁ, A. C. C.; DE OLIVEIRA, F. M.; BEIRÃO, E. S. Educação inclusiva: um estudo sobre a percepção dos professores de uma escola em Espinosa–MG. Revista Cerrados, v. 17, n. 01, p. 70-85, 2019.

CIRIBELLI, M. C. Como elaborar uma dissertação de Mestrado através da

Pesquisa científica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.

CRUZES, D; DYBA, T. Recommended steps for thematic synthesis in soft- ware engineering, in: 5th International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM), p. 275–284, 2011.

FERRAZ, C. V.; LEITE, G. S.; LEITE, G. S. Manual dos direitos da pessoa com deficiência. São Paulo: Saraiva. 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003

LEITE, R.; DE ANDRADE ROCHA, G. Desenho De Pesquisa, Inferência E Causalidade: Caminhos Entre A Abordagem Qualitativa E Quantitativa. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 10, n. 1, 2020.

MACIEL, E. C.; DE MENEZES, R. R. Desafios da educação inclusiva em tempos de educação especial. Semana da Diversidade Humana (ISSN: 2675-1127), n. 1, 2019.

NICOLA, D. C. Uma abordagem da inclusão de alunos com deficiências na EMEI João Morele em Quaraí-RS. Pedagogia-Unisul Virtual, 2019.

OLIVEIRA, S.S. Formação continuada de professores e informática educativa na escola inclusiva. São Paulo. 2002.

POLI, A. A Educação Especial na Educação Inclusiva. Revista do Projeto Pedagógico. 2013.

VARELA, R. C. B.; OLIVER, F. C. A utilização de Tecnologia Assistiva na vida cotidiana de crianças com deficiência. Ciência & Saúde Coletiva, v. 18, n. 6, p. 1.773-1.784, 2013.

Downloads

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Silva, I. da, Xavier, C. B., Oliveira, R. F., Oliveira, G. de A. dos S., & Stacheira, C. R. (2023). A percepção dos professores de apoio das escolas do campo sobre educação inclusiva e a adoção de sistemas de software inclusivos. Peer Review, 5(21), 712–726. https://doi.org/10.53660/1112.prw2651

Edição

Seção

Articles