A utilização do internetês por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Distrital: um reflexo da pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/1090.prw2638

Palavras-chave:

Variação Linguística, Produção Textual, Tecnologias.

Resumo

A partir de uma análise acerca uso da internet e suas redes sociais, no período pandêmico, o presente artigo tem por objetivo identificar se a linguagem escrita utilizada por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental foi influenciada pelo uso do internetês a partir do aumento da utilização das redes sociais no período da pandemia. A fim de compreender todo esse processo e assim descrevê-lo, utilizou-se como metodologia uma pesquisa básica, bibliográfica, qualitativa, descritiva e exploratória tendo como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturando. Concluiu-se que os estudantes conhecem e utilizam o internetês, mas que conseguem selecionar o momento ideal para sua utilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Nunes De Souza, 61996415579

Possui graduação em Pedagogia e Licenciatura em Computação, ambas pela Universidade Estadual de Goiás (2003 e 2017 respectivamente). Especialista em: Orientação Educacional e Gestão - Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin; Atendimento Educacional Especializado(AEE) - Faculdade Integrada de Araguatins FAIARA e Língua Portuguesa e Docência do Ensino Superior -Faculdade Dom Alberto, FDA; Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Gestão, Educação e Tecnologias (PPGET/UEG). Desenvolve estudos relacionados a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas À Educação. Encontra-se no nível II, classe E23 - Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás e Referência 19, Padrão - PQ4 na Secretária de Educação do Distrito Federal. Tem experiência de 28 anos na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, Ensino Especial e Educação Infantil. Atuou como coordenador pedagógico escolar no período de 1999 a 2005 e como Gestor Escolar na Escola Municipal Santa Rita no período de 2006 a 2008. No ano de 2012 foi convidado a prestar seus serviços na Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás onde foi o Diretor da Divisão de Informática e Comunicação, sendo responsável pela informática em toda a rede de ensino (Internet utilizada na administração das escolas e nos Laboratórios de Informática Educacional), sendo também o editor chefe do Informativo da SME - Valparaíso de Goiás. Atualmente trabalha no CEF 418 de Santa Maria com turma de integração inversa e na Escola Municipal Leolino de Jesus Soares com a primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos.

Francisco Ramos de Melo, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

Professor e pesquisador na Universidade Estadual de Goiás. Doutor (2012) e Pós Doutor (2013) em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre (2003) em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás na linha de Inteligência Artificial. Graduação (1992) no curso Superior em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (Atual UEG). Especializou, no nível de pós graduação, em Redes de Computadores (UEG/USP) e em Didática e Metodologia do Ensino Superior (Anhanguera). Atuou por 30 anos como especialista na Força Aérea Brasileira. Docente no Bacharelado em Sistemas de Informação, no Programa de mestrado da Engenharia Agrícola (PPGEA-UEG) e no Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias (PPGET-UEG).Pesquisa o desenvolvimento de aplicações computacionais em áreas multidisciplinares nos seguintes temas: redes neurais artificiais, sistemas tutores inteligentes, Processamento digital de Imagens, Inteligência Artificial na Educação, Tecnologias computacionais aplicadas a agricultura e automação.

Roberto de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

Roberto Oliveira é docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e coordenador do Núcleo de Estudos em Engenharia de Software (NEES). Seus interesses de pesquisa incluem aspectos humanos e sociais em engenharia de software e manutenção e evolução de software. É doutor em Informática pela PUC-Rio.

Cristiane Xavier, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

Cristiane Xavier é docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em Engenharia de Software. Possui Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) da Unidade Universitária de Posse, bem como é Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Paulista (UNIP). Está afiliada ao Núcleo de Estudos em Engenharia de Software (NEES) e ao grupo de Pesquisa Engenharia de Software Baseada em Evidências (ESBE) pelo CNPq.

Claudio Stacheira, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Brasil

Doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação e especialista em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento e Tecnologias Aplicadas (GEDETEC/UEG). Instrutor da Escola de Governo do Estado de Goiás. Perfil e experiência inter­disciplinar. É consultor, pesquisa e leciona nas seguintes áreas: planejamento e desenvolvimento institucional; engenharia e gestão do conhecimento; gestão de organizações do conhecimento; desenvolvimento regional; gestão de projetos; ges­tão pública; políticas públicas; planejamento baseado em cenários prospectivos; sistemas de informações gerenciais; etratégia e gestão.

Referências

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso. São Paulo: Parábola, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2001.

BEZERRA, Lucas Sandrini; GIBERTONI, Daniela. As mídias sociais durante a pandemia do covid-19: Análise comportamental dos usuários durante este período e as possibilidades para o futuro. Revista Interface Tecnológica, v. 18, n. 2, p. 144-156, 2021. Disponível em: https://x.gd/XyVhv. Acesso em: 12 jun. 2023.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educarede, 2006. Disponível em: https://encr.pw/1MilT. Acesso em: 10 jun. 2023.

DE FREITAS POSO, Fabiana et al. Diferenças sociais e o papel da escola na sociedade: atuação transformadora no contexto pandêmico e pós-pandêmico. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 1, p. 257-273, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.257-273.2169. Disponível em: https://x.gd/JSyEq.Acesso em: 11 jun. 2023.

FIOLHAIS, Carlos; TRINDADE, Jorge. Física no Computador: o Computador como uma Ferramenta no Ensino e na Aprendizagem das Ciências Físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p. 259-272, 2003. Disponível em: https://shre.ink/lkqh.

Acesso em: 05 jun. 2023.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção e COSTA, Sérgio Roberto (orgs.).Leitura e

escrita de adolescentes na Internet e na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FUSCA, Carla Jeanny; SOBRINHO, Viviane Vomeiro Luiz. Abreviaturas na internet: aspectos gráficos, fonético-fonológicos e morfológicos no registro da coda silábica. Cadernos de Educação, FaE/PPGE/UFPel. Pelotas, janeiro/abril, 2010. Disponível em: https://x.gd/cquHS. Acesso em 11 jun. 2023.

GONZALEZ, Zeli Miranda Gutierrez. Linguística de Corpus na análise do internetês. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

MACIEL, Cristiano. A internet como ferramenta educacional. 2014. Disponível em: https://setec.ufmt.br/ri/handle/1/87. Acesso em 05 jun. 2023.

MOURA, Mirtes Zoé da Silva; PEREIRA, Ana Paula. A produção discursiva nas salas de bate-papo: formas e características processuais. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção; COSTA, Sérgio Roberto (org.). Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. p. 65-83.

OLIVEIRA, Izabel Cristina Barbosa De; SANTANA, Ângela Barbosa De. O internetês e as novas configurações da escrita na língua portuguesa. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://xgd/5ddjb. Acesso em: 10 jun. 2023

PRADO, Isadora da Cunha. O uso das mídias sociais durante a pandemia do Covid-19. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. Disponível em: https://xgd/WTQEt. Acesso em: 08 jun. 2023.

RODRIGUES, Danielle Silveira. A educação frente às novas tecnologias perspectivas e desafios. 2014. Manancial. Repositório Digital da UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/18796 Acesso em: 12 jun. 2023.

SEEDF. Secretaria de Estado de Educação. Currículo em Movimento do Ensino Fundamental Anos Iniciais – Anos Finais. 2018. Disponível em: https://x.gd/5SirA. Acesso em: 03 jun. 2023.

SIEMENS, George. Uma teoria de aprendizagem para a Idade Digital. Competências profissionais, v. 12, 2004. Disponível em: https://x.gd/aAQs9. Acesso em: 05 jun. 2023.

SILVA, Péterson Fernando Kepps da; SCHWANTES, Lavínia; SANTOS, Mélany Silva dos. Reflexões e reticências: enunciações sobre o Ensino Remoto em tempos de pandemia. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 29, n. Contínua, p. e054, 2022. DOI: 10.14393/ER-v29a2022-54. Disponível em: https://x.gd/oyJsq. Acesso em: 8 jun. 2023.

DA SILVA, Rosilma Ventura. O vídeo como recurso de aprendizagem em salas de aula do 5º ano. Revista EDaPECI, v. 6, n. 6, 2010. Disponível em: https://x.gd/qIKhO. Acesso em: 10 jun. 2023.

SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOUZA, Ana Paula Gestoso de; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Construção de práticas pedagógicas na educação básica em tempos de pandemia. Revista Práxis Educacional, v. 18, n. 49, 2022. Disponível em: https://x.gd/6KwCk. Acesso em: 5 jun. 2023.

VALENTE, José. Diferentes usos do computador na educação. Em aberto, v. 12, n. 57, 1993. Disponível em: https://x.gd/GhdAi. Acesso em: 10 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-03

Como Citar

Nunes De Souza, F., Ramos de Melo, F. ., Felício de Oliveira, R. ., Batista Xavier, C. ., & Roberto Stacheira, C. . (2023). A utilização do internetês por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental Distrital: um reflexo da pandemia da COVID-19. Peer Review, 5(21), 412–426. https://doi.org/10.53660/1090.prw2638

Edição

Seção

Articles