Educação intergeracional na Amazônia: as aprendizagens entre crianças e pessoas idosas na Escola Vinícius de Moraes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/1079.prw2631

Palavras-chave:

Educação Intergeracional, Práticas Educativas, Educação na Amazônia

Resumo

O fenômeno do envelhecimento populacional requer uma análise das complexas dinâmicas entre diferentes gerações em vários contextos. Este estudo enfoca a região da Amazônia Legal brasileira e investiga as interações entre pessoas de diferentes idades. O objetivo é descrever percepções de educação intergeracional e ambiental que acontecem no projeto Ecoponto na Escola, desenvolvido com pessoas idosas da Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins e alunos do ensino fundamental da Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes. Adotou-se abordagem qualitativa, com análise de documentos que destacam nos resultados alcançados, como acontece a interação entre gerações, a aprendizagem significativa e a conscientização ambiental. Conclui-se com alinhamentos de questões atuais, como a promoção da sustentabilidade e a melhoria das relações intergeracionais para uma sociedade mais saudável e consciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francijanes Alves de Sousa Sá, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação PPGE/UFT. Pedagoga e Bióloga, Graduada pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS (2007), com Pós graduação em Docência do Ensino superior, e, em Gestão, Supervisão e Orientação. Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Palmas - TO e atual coordenadora do CMEI ACONCHEGO. Com experiência na área de Educação desde 2006 como professora da Educação, básica e superior em instituições públicas e privadas. Desde 2015, também é gestora e coordenadora do Polo de Palmas da FCE- Faculdade Campos Elíseos. Membro do Grupo Interdisciplinar para Pesquisa e Estudos em Educação Intergeracional e Altas Habilidades GIPEEIAH e Professora Voluntária da Universidade da Maturidade UMA-UFT.

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutora em Educação pela UEPA/PA; doutora em Ciência do Movimento Humano pela UFSM/RS; mestre em Educação pela UNESP/SP; graduada em Serviço Social pela UCDB/MS; pesquisadora de produtividade pela FAPT-TO; premiada como Pioneira em Educação de Velhos no Estado de Mato Grosso do Sul; professora pesquisadora na UFT, no Colegiado de Pedagogia; docente do Programa Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT); membra do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PPGEDA); coordenadora da Tecnologia Social Universidade da Maturidade (UMA); líder do grupo de pesquisa Educação Intergeracional e Altas Habilidades, junto ao CNPq. Escreve sobre políticas sociais do envelhecimento na Amazônia Legal, direito e políticas públicas para a Pessoa Idosa, educação de velhos na Universidade, relações intergeracionais, Instituições de Longa Permanência e relação avós e netos.

Luiz Sinésio Silva Neto, Universidade Federal do Tocantins

Possui Pós Doutorado pela Universidade Federal do Tocantins, Doutorado em Ciências e Tecnologia em Saúde-UNB-DF, Mestrado em Gerontologia-UCB-DF, Especialização em Gerontologia- UFT-TO, Especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada a Clinica-UNIFESP, graduação em Educação Física. É professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins do curso de Medicina onde coordena as disciplinas, Saúde do Idoso, Nutrologia e participa da Comissão de TCC. Coordena e é docente do programa "Universidade da Maturidade-UMA" na Universidade Federal do Tocantins. É professor efetivo dos Mestrados em Ensino em Ciência e Saúde e Saúde da Família da Universidade Federal do Tocantins. Líder do grupo de pesquisa: Progero- Envelhecimento Humano. Presidente da Associação Brasileira de Alzheimer-Seccional Tocantins. Membro do conselho fiscal da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia. Participa da comissão organizadora do Simpósio Brasileiro de Biologia Muscular Autor de artigos científicos e livros na área da gerontologia. Atua nas áreas de pesquisas: Efeito do treinamento resistido na saúde dos idosos, Alterações de composição corporal e envelhecimento, Sarcopenia, Obesidade Sarcopênica, Qualidade de Vida, Avaliação funcional no idoso, Envelhecimento e Gerontologia. Recebeu o título de Cidadão Tocantinense (2020).

Fernando Afonso Nunes Filho, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação na Amazônica (EDUCANORTE/UFT). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, graduado em Engenharia Ambiental e Pedagogia. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Pós graduado em: Gestão Social-Políticas Públicas, Rede e Defesa; em Gerontologia pela UFT e também em Docência do Ensino Superior. Experiência em Projetos e Práticas intergeracionais socioambientais. Pesquisa atualmente práticas educativas intergeracionais, voltadas para a velhice e as questões ambientais. Atua com projetos e ações com o setor público e privado, permeando por diversas áreas e diferentes públicos-alvo (crianças, adultos, idosos, comunidades tradicionais). Possui experiência complementar com capacitações e treinamentos, além de assessoria técnica voltada para a administração pública e privada.

Nubia Pereira Brito Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda no Programa de Pós-Gradaução em Educação, na Universidade Federal do Tocantins (UFT); especialista em Educação Infantil (UCAM) e em Psicopedagogia (EADCON); graduada em Pedagogia (UNIRG); vencedora do Prêmio Qualidade na Educação Infantil (MEC), com o projeto Brincando e Aprendendo com o Vovô; leitora crítica das publicações do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (MEC); vencedora do Prêmio Professores do Brasil (MEC), com o projeto Cantinhos de Brincadeiras e Interações; reconhecimento profissional internacional na Irlanda (CAPES); expositora no programa Professor Presente (TV Escola); com experiência em coordenação, supervisão e gestão escolar. Atualmente é professora na Rede Municipal de Palmas, no Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria.

Marlon Santos de Oliveira Brito, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Educação. Pós-graduado em Educação a Distância; Educação Integral; Educação Básica; Orientação Educacional; Gestão Escolar e Ensino de Matemática; Graduado em Normal Superior, Pedagogia e Matemática. Trabalha como orientador educacional na UFT - Câmpus de Palmas. Colaborador na Universidade da Maturidade - UMA/UFT. Atua principalmente com os temas: orientação educacional, educação intergeracional, gestão escolar, andragogia, educação a distância, comunicação institucional, projetos socioculturais e relações públicas.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRANDÃO, C. R. Educação popular e pesquisa participante: um falar algumas lembranças, alguns silêncios e algumas sugestões. Streck DR, Sobottka E, Eggert E, organizadores. Conhecer e transformar: pesquisa-ação e pesquisa participante em diálogo internacional. Curitiba: CRV, p. 39-73, 2014.

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VINÍCIUS DE MORAES. Relatórios dos Professores do Projeto Ecoponto na Escola. SEMED: 2022.

FERRIGNO, José Carlos. Conflito e cooperação entre gerações. Edições Sesc, 2015.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra, 2014.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Municípios da Amazônia Legal brasileira. IBGE: 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/mapas-regionais/15819-amazonia-legal.html Acesso em: 7 de jun. 2023.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista brasileira de história da educação, v. 1, n. 1 [1], p. 9-43, 2001. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749 Acesso em 24 de jul. de 2023.

LAKATOS, E. M. e MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução. Freitas Bastos, Edição Rio de Janeiro: 2018.

NUNES FILHO, Fernando Afonso; OSÓRIO, Neila Barbosa; MACÊDO, Chryss Ferreira. Projeto Ecoponto na Escola, uma experiência de Educação Ambiental intergeracional em escolas públicas de Palmas–TO. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, p. 237-256, 2016.

OLIVEIRA, N. P. B. et al. Educação ambiental na Amazônia: o projeto Ecoponto na Escola da Universidade da Maturidade. Peer Review, 5: 2023. Disponível em: https://doi.org/10.53660/966.prw2538 Acesso em: 24 ago. 2023.

OSÓRIO, N. B.; SILVA NETO, L. S.; NUNES FILHO, F. A. GeronTOcantins: estudos sobre a educação ao longo da vida na Amazônia legal. Organizadores. Ponta Grossa - PR: Atena, 2022. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/5162 Acesso em: 12 de ago. de 2023.

OSÓRIO, Neila Barbosa; OLIVEIRA, Nubia P. Brito; SILVA NETO, Luiz Sinésio; NUNES FILHO, Fernando Afonso; BRITO, Marlon S. O.: OLIVEIRA, Katia Juliane Lopes. Ecoponto na Escola: a Construção de uma parceria transversal entre a Universidade da Maturidade - UMA/UFT e um Centro de Educação Infantil. Atena Editora: 2022. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/catalogo/post/ecoponto-na-escola-a-construcao-de-uma-parceria-transversal-entre-a-universidade-da-maturidade-umauft-e-um-centro-de-educacao-infantil Acesso em: 15 de ago. 2023.

PELICIONI, MCF. Educação Ambiental, Qualidade de Vida e Sustentabilidade. Saúde e Vidas compartilhadas: cultura e co-educação de gerações na vida cotidiana. São Paulo: Hucitec, 1999.

PPGE/UFT. Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Tocantins. Apresentação. PPGE/UFT: 2023. Disponível em: https://ww2.uft.edu.br/index.php/ensino/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/10712-mestrado-em-educacao Acesso em: 04 de jun. de 2023.

SILVEIRA, Teresinha Melo da. Convívio de gerações: ampliando Sociedade. 1998; 7 (2): 19-31.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. 2. ed. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

TRANSFORMA, Fundação Banco do Brasil. Tecnologias Sociais Reconhecidas. Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT). 2013. Disponível em: https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/universidade-da-maturidade-uma-proposta-de-educacao-para-adultos-e-velhos Acesso em: 11 maio 2023.

UNIVERSIDADE DA MATURIDADE. Projeto Político Pedagógico da Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins. UMA/UFT: 2021

VILLAS-BOAS, S. et al. A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida - Desafios intergeracionais, sociais e pedagógicos. Investigar em Educação, v. 2, n. 5, 2016.

Downloads

Publicado

2023-10-03

Como Citar

Sousa Sá, F. A. de, Osório, N. B., Silva Neto, L. S., Nunes Filho, F. A., Oliveira, N. P. B., & Brito, M. S. de O. (2023). Educação intergeracional na Amazônia: as aprendizagens entre crianças e pessoas idosas na Escola Vinícius de Moraes. Peer Review, 5(21), 315–328. https://doi.org/10.53660/1079.prw2631

Edição

Seção

Articles