As técnicas e estratégias de resolução de problemas cobrados em Olimpíadas de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/1071.prw2625

Palavras-chave:

Solução de Problemas, Olimpíadas de matemática, Técnicas de soluções de problemas, Tipos de problemas.

Resumo

Esta pesquisa nos remete a soluções de problemas relativos as Olimpíadas de Matemática, nos mostrando as técnicas e estratégias de resolução de problemas, sendo as questões da OBMEP poderiam ser resolvidas em cinco grandes técnicas, que foi classificado em Método clássico, Perdas e Ganhos, Quadros e Tabelas, Tentativa e Erro e Desconstrução. E, a partir desse trabalho, é feito uma pesquisa bibliográfica com ênfase nos tipos de problemas e nos tipos de técnicas que poderiam ser utilizadas para ajudar os alunos a aprender a resolver as questões das provas de Olimpíadas com mais facilidade. Também é relacionado problemas com uma ou mais soluções, assim, os problemas de Olimpíadas de Matemática instigam nos alunos a vontade em tentar resolver as questões, o prazer da descoberta e, quando ele aprende de acordo com as técnicas, ele consegue associar as diferentes formas de resolução, em certos casos até mesmo unido duas ou mais técnicas na resolução de uma questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Maia Pinheiro, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros, Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2018), formando como destaque acadêmico. Participou como professor auxiliar do Programa de Iniciação Científica Júnior (2015-2017), trabalhando com alunos do três níveis de preparação. Possui mestrado em Matemática pelo Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT-2020). Possui ênfase em estudos relacionados as Olimpíadas de Matemática, metodologia de ensino de matemática por meio da Resolução de Problemas, bem como o uso das Técnicas de resoluções de itens e tem trabalhos apresentados com o foco no raciocínio lógico. 

Adenilson Pereira Bonfim Bonfim, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Escola Superior Madre Celeste (2007). Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professor de matemática da Escola Tenente Rêgo Barros. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: olimpíadas de matemática, deficiente visual e soroban.

Gustavo Nogueira Dias, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros, Brasil

Doutor em Humanidades e Artes com menção em Ciências da Educação (2017) pela Universidade Nacional de Rosário, UNR/Argentina; doutorado devidamente validado no Brasil junto à Universidade Católica de Petrópolis (RJ),título validado correspondente: Doutor em Ciências da Educação (2023). Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará, Belém (2011); Especialista em Gestão escolar pelo Centro Universitário do Pará (2008); Especialista em Matemática pela FAVENI (2022) Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001).Trabalhou em escolas particulares de 1991 até 2005. No presente é professor efetivo do ensino Básico Federal do Colégio Ten. Rêgo Barros, onde ingressou em 2005 e a partir de abril de 2017 exerce suas atividades como dedicação exclusiva até o presente momento.

Gilberto Emanoel Reis Vogado, Universidade do Estado do Pará

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Amazônia (1991), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é professor assistente IV da Universidade do Estado do Pará, coordenador do curso de Especialização de Fundamentos de Matemática Elementar e professor - Primeiro Comando Aéreo Regional. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino de matemática, banca de correção e modelagem matemática. 

Wagner Davy Lucas Barreto, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros, Brasil

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2009) , e em ciências pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Especialista em Didática da Matemática pela UFPA, Mestrado em Matemática em Rede Nacional Pela Universidade Federal do Pará (2020). Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (2012) . Atualmente é professor instrutor do Comando da Aeronáutica no Colégio Tenente Regô Barros CTRB e professor adjunto da Faculdade Pan Amazônica FAPAN . Tem experiência Em preparação para Olimpíadas de Matemática, tem experiência no ensino fundamental, médio e superior nas modalidades presencial e a distância

Pedro Roberto Sousa da Silva, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Possui mestrado em educação pela UEPA na linha formação de professores, especialização em educação matemática pela UFPA e licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente é professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA), e tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática.

Alessandra Epifanio Rodrigues, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2004), Mestre em Ciência Animal, pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2007), área de concentração Produção Animal, linha de pesquisa Reprodução, Melhoramento e Conservação Animal. Doutoranda em Ciência Animal, área de concentração Produção Animal, linha de pesquisa Sanidade Animal. Professora Substituta da disciplina da genética na Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2006-2007). Professora Contratada da Universidade do Vale do Acaraú-UVA (2007). Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura do Município de Curralinho/PA (2008-2010). Atualmente é Professora do quadro efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, ministrando aula nas disciplinas de Genética, Métodos de Melhoramento Animal, Teoria do Melhoramento e Bovinocultura de Leite.

Herson Oliveira da Rocha, Universidade Federal Rural da Amazônia

Herson Rocha possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2005), mestrado em Geofísica pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (IG/UFPA, 2012), e doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração pelo Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LENEP/CCT/UENF, 2020). Também é membro da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) e da European Association of Geoscientists & Engineers (EAGE). Atualmente ocupa o cargo de professor adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Carlos Alberto Nobre da Silva, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (1995), Especialização em Matemática pela mesma Universidade (1999), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2013), Doutorado defendido em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2020). Atualmente é professor de Ensino Fundamental e Médio da Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira e professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Colégio de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rego Barros. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

Maria Graciete Rodrigues do Amaral, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Gestão Estratégica para Sustentabilidade (UNAMA, 2019). Mestre em Administração (UNAMA, 2013). Especialista em Gestão de tecnologias da qualidade na agroindústria (UEPA, 2003). Bacharel em Ciências Contábeis (UFPA, 2002). Coach, Associação Brasileira de Coach (2009/2010). Professora Adjunta, Universidade do Estado do Pará - UEPA, ministrando disciplinas de administração; economia e contabilidade para os cursos de graduação em Engenharia de Produção, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e; Tecnologia de Alimentos, Campus de Redenção/PA. Executei trabalhos periódicos junto à Escola de Governo do Estado do Pará - EGPA, como avaliadora do Grupo Estadual de Qualidade no Serviço Público, representando a empresa de Correios (2003 a 2006) e SEAD, e Banco do Estado do Pará (2006 a 2013). Pesquisadora do grupo de pesquisa "Modelagem Ambiental, Ordenamento Territorial e Desenvolvimento Regional -MODER", com ênfase em temas de Desenvolvimento Local e Sustentável na Amazônia - Arranjo Produtivo Local e Cadeias Curtas. Também do Grupo de Estudos em Administração Pública e Economia - GEPAD (UEPA). Atuo como Assessoria de Promotorias, na área de Contabilidade Pública, Ministério Público do Estado do Pará, compondo o Grupo de Apoio Especializado (GATI), Região Araguaia/PA.

José Carlos Barros de Souza Júnior, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros, Brasil

Mestrando em Educação Matemática - Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Matemática no Ensino Básico - Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática - Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é Professor de Matemática no Ensino Fundamental e Médio - Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB).

Referências

BONFIM, A. P. Produção e Aplicação de Material Didático para Estudantes Iniciantes em Olimpíadas de Matemática. 2013. Dissertação (Mestrado Matemática) – Mestrado Professional em Matemática (PROFMAT), Belém – PA: UFPA, 2013.

CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(3), 765–794, 2018. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765

DINIZ, M. I. (Orgs.) Ler escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

GINO G. F. Consumismo e meio ambiente: discursos e conexões no campo religioso Estudos de Religião, v. 24, n. 38, 52-74, jan./jun. 2010

MAIA, H. P. A resolução de problemas das provas da OBMEP como metodologia auxiliar de ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Pará. Belém, 2018.

PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora da Unicamp, 2020

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas, v. 2. Rio de Janeiro: interciência, 1978.

STANCANELLI, R. Conhecendo Diferentes Tipos de Problemas. In: SMOLE, K. S. e DINIZ, M. I. (Org.) Ler, escrever e resolver problemas – Habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre, Artmed, 2001.

TOLEDO, M. e TOLEDO, M. Didática da Matemática: como e dois. São Paulo, FTD, 1997.

Downloads

Publicado

2023-10-03

Como Citar

Pinheiro, H. M. ., Bonfim, A. P. B., Dias, G. N. ., Vogado, G. E. R. ., Barreto, W. D. L. ., Sousa da Silva, P. R. ., Rodrigues, A. E. ., da Rocha, H. O. ., da Silva, C. A. N. ., Amaral, M. G. R. do ., & Souza Júnior, J. C. B. de . (2023). As técnicas e estratégias de resolução de problemas cobrados em Olimpíadas de Matemática. Peer Review, 5(21), 287–302. https://doi.org/10.53660/1071.prw2625

Edição

Seção

Articles