Análise comparativa da morfologia do coração entre humanos e ratos Wistar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/1054.prw2611

Palavras-chave:

Anatomia Comparada, Coração, Ratos Wistar

Resumo

O estudo da anatomia humana é fundamental na formação de profissionais da área da saúde, permitindo a compreensão da morfologia desde o nível macroscópico ao microscópico, sendo o uso de cadáveres humanos dissecados e animais como modelos experimentais indispensável no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desse estudo é realizar análise comparativa descritiva entre a morfologia do coração de humanos e de ratos Wistar. Trata-se de uma pesquisa do tipo experimental, exploratória, descritiva, qualitativa, observacional e transversal, tendo como amostra 2 ratos Wistar e 2 cadáveres, na qual as regiões do coração a serem estudadas foram fotografadas para análise macroscópica, seguido da retirada de fragmentos de tecido para processamento histológico e confecção de lâminas para análise microscópica. Conforme observado na análise dos resultados obtidos e correlação com a literatura, é possível afirmar que há diferenças morfológicas entre o coração humano e do rato, desde a sua forma geral, superfície externa, quantidade de gordura epicárdica, espessura das camadas do tecido muscular cardíaco e as estruturas que as compõem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Karen Barbosa de Brito, Universidade Federal do Piauí

Acadêmica do curso de Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Iniciação Científica Voluntária na área de Anatomia Humana. Atualmente, monitora da disciplina Enfermagem nas Emergências; Membro da atual gestão (2022) do Centro Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro da diretoria da Liga Acadêmica Multiprofissional de Anatomia Humana (LAMAH) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro ligante da Liga Acadêmica de Estomaterapia e Tecnologias da UFPI. Membro do grupo de pesquisa Boas Práticas de Enfermagem-PROBOAS. Interesse nas áreas de Obstetrícia/Saúde da mulher e Anatomia Humana

Antônio Carlos Guilherme Rocha, Universidade Federal do Piauí

Acadêmico de Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Atualmente, vice-presidente da Liga Acadêmica Multiprofissional de Anatomia Humana (LAMAH-UFPI), e membro ligante da Liga Acadêmica Multiprofissional de Urgência e Emergência (LAMUE-UFPI). Possui experiência na área de pesquisa e extensão. Atuante no projeto de extensão TELE-EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE, desenvolvido junto a Secretaria Municipal de Saúde e com a Unidade Básica de Saúde Marcos Guedes da Silveira.

Sérgio Paulo Lima Guerra, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Piauí (2002). Atualmente é técnico em laboratório da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária. Tem conhecimento em Técnicas Anatômicas e Histotécnica, atualmente trabalha no Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde.

Zulmira Lúcia Oliveira Monte, Universidade Federal do Piauí

Possui Graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Piauí (1979), Mestrado em SAÚDE COLETIVA pela UFPI, em convênio com a ENSP/FIOCRUZ (2001) e Doutorado Interinstitucional em CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), defesa da tese em dezembro de 2014. Professora de Anatomia Humana para os cursos de Enfermagem e Medicina, no Departamento de Morfologia - CCS/Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana (aparelho locomotor, neuroanatomia e esplancnologia). Sub-coordenadora do NUEPES - Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS e Membro da UNA-SUS / UFPI.

Kelly Palombit, Universidade Federal do Piauí

Possui Graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2006), Mestrado e Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é Professora Efetiva, nível Adjunto 3, do Magistério Superior no Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí. Atua na grande área de Morfologia com ênfase no Sistema Nervoso Entérico. Coordenadora do Projeto de Extensão Anatomia e Nutrição na Escola. Atual Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Piauí.

Karinn de Araújo Soares Bastos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Doutora em Ciências Morfológicas - DINTER-UFC/UFRJ desde 2015, Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí desde 2007, Especialista em Ortodontia Bioprogressiva pela CIODONTO-PI desde 2008 e graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí desde 2003. Foi professora de Dentística Restauradora na FACOE/UESPI, no período de 2003 a 2005; Biossegurança, Biofísica e Bioética na UNESC/Faculdade São Gabriel, no período de Julho/2006 a Janeiro/2007; Anatomia Humana na UFPI no período de junho/2007 a junho/2009, Anatomia Humana na FACIME/UESPI no período de Março/2008 a Novembro/2009 e Anatomia Humana e Biofísica na Faculdade CET no período de 2009 a 2011. Atualmente, é professora adjunto de Anatomia Humana na UFPI (desde 2011) e tem experiência na área de Morfologia, Anatomia Humana, Remodelação Óssea e Movimentação Dentária Induzida em Ratos.

Referências

COSTA, G.B.F.; LINS, C.C.S.A. O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioética. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 03, p. 369-373, 2012.

DI FIORE, M. S. H. Novo Atlas de Histologia de Di Fiore, 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 2008.

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. 13ª edição. Rio de Janeiro - RJ: Guanabara Koogan, 2017.

LOPES, I. R. G. et al. Morfologia do coração de cateto (pecari tajacu linnaeus, 1758). 2019.

MARCHIORI, N. M.; CARNEIRO, R. W. Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de anatomia e neuroanatomia. Revista Faculdades do saber, v. 3, n. 05, p. 365-378, 2018.

MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M.R. Moore anatomia orientada para a clínica. Guanabara koogan, 2014.

NETO, B.P.S., et al. Animais como modelos experimentais nos cursos de graduação na área da saúde: revisão sistemática. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 50, p. e2878-e2878, 2020.

NETO, J. E. Contribuição dos grandes vasos arteriais na adaptação cardiovascular a ortostase. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 87, p. 209-222, 2006.

SANTOS, K. R. P. S., et al., Manual de técnica histológica de rotina e de colorações. Universidade Federal de Pernambuco. Vitória de Santo Antão, 23 ed., 2021

SILVERTHORN, D. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada, 7ª Edição, Artmed, 2017.

SUCKOW, M.A.; HANKENSON, F.C.; WILSON, R.P.; FOLEY, P.L. (Ed.). The laboratory rat. Elsevier, 3ed. 2019.

TREUTING, P. M.; DINTZIS, S.; MONTINE, K. S. (Ed.). Comparative anatomy and histology: a mouse, rat, and human atlas. Academic Press, 2ed, p. 163-189, 2017.

Downloads

Publicado

2023-10-03

Como Citar

Brito, L., Rocha, A., Araújo, J. A., Carvalho, L. ., Guerra, S., Monte, Z., Palombit, K., & Bastos, K. (2023). Análise comparativa da morfologia do coração entre humanos e ratos Wistar. Peer Review, 5(21), 178–192. https://doi.org/10.53660/1054.prw2611

Edição

Seção

Articles