Tarifa branca: um estudo de viabilidade para o consumidor residencial
DOI:
https://doi.org/10.53660/1038.prw2607Palavras-chave:
Tarifa branca, Gerenciamento pelo lado da demanda, Armazenamento de energiaResumo
Segundo Limberger (2014), o principal objetivo da implementação de uma nova estrutura tarifária é incentivar o uso consciente e mais eficiente da energia, cobrando maiores preços por seu uso em períodos de maior demanda. Além disso, esta tarifa também torna possível que o consumidor encontre benefícios econômicos. Assim, o objetivo principal deste trabalho é apresentar algumas dessas oportunidades. Para isso, foram mensuradas 3 diferentes maneiras de abatimento ou deslocamento dos picos que compõe a curva de consumo diário residencial, seja com as alterações de hábitos ou com o emprego de técnicas de conservação de energia e posterior planejamento de uso. Uma vez definidos os cenários e aferidos os custos, a análise resultou, primeiramente, em uma relação diretamente proporcional entre o esforço do consumidor e o benefício financeiro, já que, com o estudo de caso aplicado, para uma economia de R$33,00/kWh é necessário um atraso de 3 horas na rotina noturna da casa. Em se tratando dos dispositivos de armazenamento e aquecimento, respectivamente o período de retorno, hoje no Brasil, é longo e a transformação de energia térmica para elétrica mostrou-se uma proposta boa com bom gerenciamento.
Downloads
Referências
A. de Campos: Gerenciamento pelo lado da demanda: um estudo de caso. Dissertação de mestrado em Energia, Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
A. S. Costa; H. H. Zurn; W. U. da Costa; M. V. Nunes; F. Vieira: Gerenciamento da demanda e geração distribuída para alívio do suprimento de energia elétrica. UFSC, 2006.
ALVES, Emanuel Filipe Galdino. Gerenciamento ótimo da energia para consumidores residenciais e comerciais na tarifa branca. 2019.
ANEEL. Agência Nacional de Energia Elétrica. Cadernos Temáticos Aneel: Tarifas de Fornecimento de Energia Elétrica. Brasília, abril de 2005.
ANEEL. Agência Nacional de Energia Elétrica. Cálculo das tarifas de uso do sistema de distribuição (TUSD) e de tarifa de energia (TE) da Celpa Centrais Elétricas do Pará S.A. relativas à revisão tarifária periódica de 2015. Nota Técnica no 125/2015, pp. 1–26, maio 2015.
C. W. Gellings: The concept of demand-side management for electric utilities. Proc. IEEE, vol. 73, no 10, pp. 1468–1470, 1985.
CHAGAS, L.; URBANO, A.; SCARMINIO, J. Princípios Físicos e Químicos de Baterias de Íon Lítio. Laboratório de Filmes Finos e Materiais, 2000.
COLE, Wesley; FRAZIER, A. Will; AUGUSTINE, Chad. Cost Projections for Utility-Scale Battery Storage: 2021 Update. National Renewable Energy Lab. (NREL), Golden, CO (United States), 2021.
CPFL Paulista. ANEEL Divulga Reajuste na Tarifa de Energia para Clientes da CPFL Paulista, 2021.
D. R. Limaye: Implementation of demand-side management programs. Proc. IEEE, vol. 73, no 10, pp. 1503–1512, 1985.
D. R. V. Leite. Medidores eletrônicos: análise de viabilidade econômica no contexto das redes. Dissertação de mestrado, Depar tamento de Engenharia Elétrica, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
ENERGY & ENVIRONMENTAL ECONOMICS. A survey of time of use (TOU) princing and demand-response (DR) programs. San Francisco, CA, 2005.
EPE (Empresa de Pesquisa Energética). Metodologia: Projeção de Curva de Carga Horária. São Paulo, 2020.
ESTEVES, Otávio Lopes Alves et al. Inserção da geração fotovoltaica distribuída com armazenamento de energia para gerenciamento de demanda em horários de ponta em unidades consumidoras residenciais. 2018.
FARUQUI, A. The Impact of Dynamic Pricing on Low Income Customers. 2010.
FERNANDES, M. S. et al. Sistema solar de armazenamento de energia térmica com módulo de adsorção. In: CYTEF 2016− VIII Congresso Ibérico| VI Congresso Ibero-Americano de Ciências e Técnicas do Frio. Coimbra–Portugal. 2016. p. 3-6.
GELLINGS, C. W. The Concept of Demand-Side Management for Electric Utilities, 1985.
HERMSDORFF, W.; OLIVEIRA FILHO, D. Geração independente na ponta. In: Proceedings of the 3. Encontro de Energia no Meio Rural. 2000.
INTERNATIONAL ENERGY AGENCY. Key world energy statistics. Paris: International Energy Agency, 2020.
L. C. Sieber t; R. Aoki; E. K. Yamakawa; F. O. Toledo: Gerenciamento pelo lado da demanda em redes inteligentes utilizando algoritmos genéticos. Simpósio Bras. Sist. Elétricos, pp. 1–6, maio 2012.
LIMAYE, D. R. Implementation df Demand-Side Management Programs. Proceedings of the IEEE, 1985.
LIMBERGER, M. A. Estudo da tarifa branca para a classe residencial pela medição de consumo de energia e de pesquisa de posses e hábitos. PUC-Rio, Rio de Janeiro, abril de 2014).
MARKIT, I. H. S. IHS Markit. Energy Storage Service, 2020.
N. B. Braga: Gerenciamento pelo lado da demanda em áreas residenciais. Trabalho de conclusão de curso de engenharia elétrica da Escola Politécnica Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
PRORET. Programa de Regulação Tarifária: Bandeiras tarifárias. Agência Nacional de Energia Elétrica, vol. 1, p. 15, 2015.
SOARES, Gabriel da Silva. Estudo para redução do valor da conta de energia elétrica utilizando as vantagens da tarifa branca e armazenadores de energia. 2019.
STORAGE BATTERY SYSTEMS. PL Series AFT Series VRLA Front Terminal Batteries. [S.l.], 2017.
WANG, Shengwei; XUE, Xue; YAN, Chengchu. Building power demand response methods toward smart grid. Hvac&r Research, v. 20, n. 6, p. 665-687, 2014.