Mapeamento científico e tecnológico sobre Impressão 3D

Autores

Resumo

A Impressão 3D é tida como uma das tecnologias reveladas pela quarta revolução industrial e considerada por muitos autores elemento fundamental nas transformações dos processos produtivos do século XXI. Para além dos ambientes fabris, a Impressão 3D está presente em diversos espaços e nas mais diversas áreas na sociedade global. Esta foi a motivação desta pesquisa, que se debruçou na realização de um mapeamento histórico e tecnológico baseado em informações de publicações científicas e tecnológicas (artigos e patentes) com o objetivo de compreender como é o processo de surgimento e desenvolvimento de tecnologias no processo de inovação. Assim, a partir de uma categorização temporal histórica por décadas, foi possível analisar as interações científicas e tecnológicas com os processos de inovação e desenvolvimento desde a descoberta de fatores que motivaram a invenção dos primeiros processos e equipamentos da manufatura aditiva. Essa investigação, portanto, possibilitou construção de um novo percurso metodológico, definição de cenários importantes sobre a impressão 3D, além de identificação dos principais atores associados à impressão 3D.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Jorge, UNEB

Doutor em Difusão do Conhecimento no programa multi institucional pela UFBA e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande PB. É professor Titular da (Universidade Estadual da Bahia) UNEB - Departamento de Ciências Extas e da Terra Campus I/Salvador. Atualmente atua como Gerente de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação - PPG UNEB e como coordenador do programa de Iniciação Científica da UNEB junto ao CNPQ e a FAPESB. É professor do curso de doutorado em Difusão do Conhecimento, no mestrado em Estudos Territoriais da UNEB e líder do Grupo de Pesquisa Aplicada e Inovação. Foi coordenador da Agência Uneb de Inovação e tem trabalhado nos últimos anos em Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento em projetos de pesquisa aplicada com a Samsung, Ford, Totvs, Embraer, etc gerando mais de 16 patentes concedidas e solicitadas como autor intelectual e uma transferência de tecnologia realizada com o Sistema Online de Iniciação Científica UNEB. Atua no grupo Data Science BR que reestruturou a Plataforma Nilo Peçanha do Ministério da Educação. Por fim, foi um dos pesquisadores que reestruturou a Política de Inovação da UNEB.

Mayara Almeida, UNEB

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2018). Possui Mestrado em Administração com ênfase na área de Organizações pela Universidade Federal de Lavras (2008). Especialista em Gestão da Inovação Tecnológica, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2011). Graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005). É professora do Departamento de Ciências Humanas - Campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teoria Geral da Administração, Administração de Recursos Humanos e Gestão da Inovação e atuação em Núcleo de Inovação Tecnológica. Coordenou a Agência UNEB de Inovação. Atuou como coordenadora I na Superintendência de Desenvolvimento Científico (SDC) na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia. Se dedica também a estudos relacionados aos seguintes temas: empreendedorismo, sistemas de inovação, políticas de CT&I e interação universidade - empresa.

Peterson Lobato, UNEB

Doutorando em Difusão do Conhecimento. Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação na UNEB. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Membro do MandacaruLab UNEB, espaço maker. Participante do grupo de pesquisa NPAI (Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação. Consultor da empresa Maker Lab 3D, Mini Maker Lab e Impressão 3D Salvador. Desenvolvedor de soluções em Robótica Educacional e Jogos educativos, professor na área de robótica, programação, impressão 3D, empreendedorismo e inovação.

Marcio Araújo, IFBA

Pós-Doutorando no Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia apoiando projetos de vigilância epidemiológica. Foi pesquisador da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) com atuação na SES/BA (SESAB) Projeto Pandemia COVID-19. Professor Permanente do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) UFBA/IFBA/LNCC/UNEB/CIMATEC. Professor Permanente do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Professor do Instituto Federal da Bahia. Participou das fases de: requisitos, testes e implantação da Portabilidade Numérica do Brasil em conjunto com a Neustar (EUA). Certificado em ITIL v2 e Cobit 4.1. Participou como gerente de projeto de vários sistemas criados para serviços de telecomunicações. Foi gerente da célula de problemas do sistema de Portabilidade Numérica do Brasil e também um dos responsáveis pela arquitetura do sistema. Tem conhecimentos sólidos em processos de desenvolvimento de sistemas, pois já atuou como gerente de projetos na fábrica de software da DBA Engenharia de Sistemas. Membro do Grupo de Pesquisa no CNPq - NÚCLEO DE PESQUISA APLICADA E INOVAÇÃO (NPAI) e do Grupo Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (IPITT) do PROFNIT IFBA.

Aloísio Filho, SENAI/CIMATEC

Doutor em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC em 2018, com bolsa de doutorado do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP/PRH-55. Possui mestrado em Modelagem Computacional pela Fundação Visconde de Cairu em 2005, especialização em Controladoria para Gestão de Negócios pela Universidade Salvador em 2011 e bacharelado em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia em 1998. Possui uma sólida trajetória no setor privado, tendo atuado em cargos técnicos e de gestão em organizações de abrangência regional e nacional. Atualmente, é professor Adjunto no SENAI CIMATEC e pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Industrial (GETEC) e no Programas de Pós-Graduação Multi-Institucional de Difusão do Conhecimento (PPGDC). Na graduação ministra disciplinas como Estatística Aplicada, Planejamento Estatístico de Experimentos, Economia, Pesquisa Operacional e Contabilidade Gerencial. Na pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), ministra disciplinas como Estatística Aplicada, Economia Industrial, Contabilidade de Custos, Metodologias Ágeis Para Pesquisa e inovação, Seminários de Tese de Projetos de Pesquisa e Pesquisa Aplicada e Inovação. É pesquisador líder do Núcleo de Pesquisas Aplicadas e Inovação (NPAI), coordenando projetos interdisciplinares nas áreas de Energia, Economia, Meio Ambiente e Saúde Coletiva. Orienta e coorienta projetos de pesquisa, abrangendo diferentes níveis acadêmicos. Também é pesquisador do Instituto SENAI de Inovação em Logística (ISI Logística ? SENAI). Tem realizado publicações em periódicos indexados qualificados, tanto nacionais quanto internacionais. Também possui registros de programas de computador, contribuições em capítulos de livros, organização de livros e elaboração de relatórios técnicos e de consultorias especializadas. É membro do Conselho Editorial da revista INTERMATHS (ISSN 2675-8318 ): Revista de Matemática Aplicada e Interdisciplinar e atua como revisor do periódico International Journal of Environmental Science and Technology (ISSN 1735-2630) .

Hugo Saba, UNEB

Bolsista Produtividade CNPq, Coordenador da Câmara de Computação na FAPESB, Pós Doutorado em Modelagem Computacional no Cimatec (2016), Doutorado em Difusão do Conhecimento na Universidade Federal da Bahia (UFBA)(2013), Mestrado em Modelagem Computacional pela FVC (2005), Especialização em Computação Científica pela Fundação Visconde de Cairu (FVC) (2003) e Graduação em Processamento de Dados pela Faculdade Rui Barbosa (1995), Professor Titular na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando em: modelagem computacional, tecnologias sociais, robótica educacional, gestão de projetos e difusão do conhecimento. No âmbito profissional na pesquisa, tecnologia e extensão atuou em 30 projetos sendo o coordenador em 21 deles, como resultados, nos últimos 9 anos, foram publicados 56 artigos, 10 livros, 27 capítulos, 37 patentes e registros de software, além de transferências tecnológicas publicas e privadas. Na Pós Graduação atua no Doutorado em Difusão do Conhecimento (DMMDC), no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação(PROFNIT) e no Programa de Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial(MCTI), tendo 17 orientações concluídas e 11 orientações em andamento. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq - NÚCLEO DE PESQUISA APLICADA E INOVAÇÃO (NPAI)

Referências

All3DP. (2015, September 7). Retrieved abril 14, 2017.Disponível em: https://all3dp.com/gartners-3d-printing-hype-curve-best-yet-come. Acesso em: 8 ago. 2018.

ANDERSON, Chris. A nova revolução industrial: Makers. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

ANTUNES, Adelaide M. et al. Métodos de Prospecção Tecnológica, Inteligência Competitiva e Foresight: principais conceitos e técnicas. In: RIBEIRO, Núbia. Prospecção tecnológica. 1ª. ed. Salvador: IFBA, 2018. v. 1, p. 19-109. ISBN 978-85-67562-24-7. Disponível em: http://www.profnit.org.br/wp-content/uploads/2018/08/PROFNIT-Serie-Prospeccao-Tecnologica-Volume-1-1.pdf. Acesso em: 8 mar. 2019.

ASTM INTERNATIONAL. The Global Leader in Additive Manufacturing Standards. ASTM International, West Conshohocken, Pa., agosto 2017. Disponível em: https://www.astm.org/ABOUT/OverviewsforWeb2014/Additive-Manufacturing.pdf. Acesso em: 8 ago. 2018.

BRANCO, Sérgio. Prefácio. In:MAGRANI, Eduardo. Entre dados e robôs: ética e privacidade na era da hiperconectividade. 2ª. edição. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2019.

COELHO, G. M. Prospecção tecnológica: metodologias e experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: INT, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Gilda-Coelho-2/publication/356002142_PROSPECCAO_TECNOLOGICA_METODOLOGIAS_E_EXPERIENCIAS_NACIONAIS_E_INTERNACIONAIS/links/6189718fd7d1af224bc6b595/PROSPECCAO-TECNOLOGICA-METODOLOGIAS-E-EXPERIENCIAS-NACIONAIS-E-INTERNACIONAIS.pdf. Acesso em: 8 mar. 2019.

DA FONSECA, João José Saraiva. Apostila de metodologia da pesquisa científica. João José Saraiva da Fonseca, 2002.

DAIM, T. U. et al. Forecasting emerging technologies: use of bibliometrics and patent analysis. Technological Forecasting & Social Change, v. 73, n. 8, p. 981-1012, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2006.04.004 Acesso em: 8 mar. 2020.

DAY, P. BBC News. Will 3D printing revolutionise manufacturing?. 2011. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/news/business-14282091 . Acesso em: 10 de dezembro de 2019.

DE OSLO, Manual. Manual de Oslo. Recuperado de http://gestiona. com. br/wpcontent/uploads/2013/06/Manual-de-OSLO-2005. pdf, 1997.

DELOITTE. Industry 4.0 Challenges and solutions for the digital transformation and use of exponential technologies. 24 de outubro de 2014. Disponível em: http://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/ch/Documents/manufacturing/ ch-en-manufacturing-industry-4-0-24102014.pdf. Acesso em: 10 de dezembro de 2019.

EYCHENNE, F.; NEVES, H. Fab Lab: A Vanguarda da Nova Revolução Industrial. Editorial Associação Fab Lab Brasil, 2013.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FIRJAN). Panorama da Inovação - Indústria 4.0. Publicações FIRJAN: Cadernos SENAI de Inovação, 2016. Disponível em: https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-inovacao/industria-4-0.htm. Acesso em: 10 de dezembro de 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HERMANN, M; PENTEK, T; OTTO, B. Design Principles for Industrie 4.0 Scenarios: A Literature Review. 2015. Disponível em: http://content.yudu.com/Library/A1woe3/RelatriodaComissosob/resources/11.htm . Acesso em: 02 mai. 2019

KRUTH, et al. Progress in additive manufacturing and rapid prototyping. CIRP Annals - Manufacturing Technology, v. 47, n. 1, p. 525-540, 1998. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0007850607632405>. Acesso em: 10 de janeiro de 2020.

LÉVY, P. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições: Loyola, 1998.

LOBATO, P. A et al. Análise Da Relação Da Cultura Maker, Fablabs E Robótica Educacional Na Educação. Sodebrás, V. 157, P. 60-65, 2019.

MARQUES, K. Manufatura aditiva: o futuro do mercado industrial de fabricação e inovação. EESC- Escola de Engenharia de São Carlos, USP-Universidade de São Paulo, 2014.

MEDEIROS, Ivan L. de. et al. Revisão Sistemática e Bibliometria facilitadas por um Canvas para visualização de informação. InfoDesign, v. 12, n. 1, p. 93-110, 2015

MONTEIRO, M. T. F. (2015). A impressão 3d no meio produtivo e o design: um estudo na fabricação de joias. Dissertação (Mestrado em Design) – UEMG, Belo Horizonte. Disponível em: http://anapaulanasta.com/wp-content/uploads/2015/09/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Marc o-T%C3%BAlio-Ferreira-Monteiro.pdf. Acesso em: 20 de dezembro de 2019.

PHAM, Duc Truong; GAULT, Rosemary S. A comparison of rapid prototyping technologies. International Journal of machine tools and manufacture, v. 38, n. 10-11, p. 1257-1287, 1998. Disponível em: http://doi.org/10.1016/S0890-6955(97)00137-5 Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

RELVAS, Carlos. 2018. O Mundo da Impressão 3De o Fabrico Digital. Engebook

SAMPAIO, Isabella et al. Impressão 3d: Da Pesquisa Ao Setor Produtivo Um Estudo Exploratório Sobre Sua Evolução Histórica, Origem, Tecnologias, Aplicações E Inovações. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 23, p. 751-777, 1 jan. 2022. DOI 10.53706/gep.v.23.7427. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/7427/4701. Acesso em: 1 set. 2023.

SANTOS, R. N. M. D. Produção Científica: por que medir? O que medir? Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, 1, 2003. Disponivel em: <https://brapci.inf.br/index.php/res/v/39961>.

SCHWAB, Klaus Schwab - A Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Edipro. 2016. ISBN: 9788572839785, p.186.

VOLPATO, N. Ed. Prototipagem Rápida: tecnologias e aplicações. Edgard Blucher, 1 st. Ed. 2007

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

Sampaio Santos, I., Jorge, E. ., Almeida, M., Lobato, P., Araújo, M. ., Filho, A. ., & Saba, H. . (2023). Mapeamento científico e tecnológico sobre Impressão 3D . Peer Review, 5(20), 457–481. Recuperado de http://peerw.org/index.php/journals/article/view/1091

Edição

Seção

Articles