Programa de Educação Fiscal (PEF) e o processo de conscientização cidadã
DOI:
https://doi.org/10.53660/835.prw2260Palavras-chave:
Educação Fiscal, Consciência cidadã, Tema transversal, Parâmetros Curriculares Nacionais, Estado do CearáResumo
Este artigo aborda a temática do Programa de Educação Fiscal (PEF) e o processo de conscientização cidadã. A relação entre crescimento econômico e as organizações têm recebido um grande foco nos últimos anos. Dessa maneira, a escola pública não poderá ficar de fora dessa dinâmica, a partir da disseminação da EF, como ferramenta que possibilita a formação de uma sociedade com cada vez mais conhecimentos dos seus direitos e deveres. Em termos de Educação Fiscal, essa experiência ganhou grande relevância como prática educacional, uma vez que o tema logo depois foi incluído nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como Tema Transversal. O Estado Brasileiro do Ceará, como exemplo para essa pesquisa, acompanhou e colaborou com a elaboração do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ-CE), em parceria com a Secretária de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) e a Coordenadoria de Educação (CE) da Prefeitura de Fortaleza. Em suma, permear a conjuntura da Educação Fiscal na escola pública é um fator que, além de contribuir para cidadania com conhecimentos sobre tributos e outros assuntos fiscais, incita ao raciocínio lógico e ao cálculo matemático para o desenvolvimento do processo cognitivo do discente.
Downloads
Referências
BRASIL. Código Tributário Nacional (CTN). Lei nº 5.172, 2. ed. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2012.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: constituicao/constituicao.htm Acesso em: 12 de jun 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf Acesso em: 19 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária – Programa Nacional de Educação Fiscal–PNEF, educação fiscal no contexto social/Programa Nacional de Educação Fiscal (série Educação Fiscal, caderno1, 5. ed., Brasília: ESAF 2014.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF, 2014. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4251. Acesso em: 07 jul. 2023.
BRASIL. Programa Nacional de Educação Fiscal: Educação Fiscal no contexto social (Série Educação Fiscal. Cadernos). Brasília: Ministério da Fazenda; Ministério da Educação. Escola de Administração Fazendária, 2004. Disponível em: http://www.esaf.fazenda.gov.br/parcerias/educacao-fiscal/caderno/caderno_1.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.
CARVALHO, N. P. Uma análise econômica dos direitos fundamentais dos contribuintes em face da necessidade de comprovação de regularidade fiscal. Dissertação. Universidade de Fortaleza, 2010.
CEARÁ, Decreto nº 25.326/98. Institui o Programa Estadual de Educação Tributária – PET no âmbito do Estado do Ceará.
CEARÁ. Decreto nº 28.900/2007. Criação da Célula de Educação Fiscal, no âmbito da Coordenadoria de Administração Tributária passando a ser chamado Programa de Educação Fiscal- PEF.
GRZYBOVSKI, D; HAHN, T. G. Educação fiscal: premissa para melhor percepção da questão tributária. Revista de Administração Pública, v. 40, n. 5, p. 841-864, 2006.
MARTINS, I. G. S. Teoria da Imposição Tributária. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1983.
MERLO, R. A.; PERTUZATTI, E. As melhores práticas de controladoria: o balanced scorecard como ferramenta de gestão. Revista Catarinense da Ciência Contábil. [S.1], v. 6, n.18, 09-24, out. 2011. Disponível em: http://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1053987. Acesso em: 26 jun. 2023.
TORRES, R. L. Cidadania Multidimensional na Era dos Direitos. In: Teoria dos Direitos Fundamentais (org.) Ricardo Lobo Torres. Rio de Janeiro. Renovar. 2001.