Podcast como ferramenta educacional na pandemia de COVID-19

Autores

  • Angelo Alves Ferreira Júnior Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto
  • Caio Henrique Pinke Rodrigues Universidade de São Paulo
  • Álefe Saloum Cintra Centro Universitário Estácio UniSEB
  • Alan Vinícius Assunção-Luiz Universidade de São Paulo
  • Aline Thais Bruni Universidade de São Paulo
  • Ana Carolina Dalbó do Nascimento Centro Universitário Barão de Mauá
  • Ana Paula Morais Fernandes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.53660/436.prw1116

Palavras-chave:

Educação, COVID-19, TDIC's, Podcast, SARS-CoV-2

Resumo

Neste trabalho, objetivou-se identificar podcasts aplicados à educação ou que pudessem ser utilizados com esta finalidade, que tivessem a pandemia da COVID-19 como temática central ou que englobassem o assunto em seus conteúdos, com vistas a sugerir o uso desta ferramenta como metodologia complementar no processo de ensino-aprendizagem. Foram identificados e avaliados 36 podcasts conforme a taxonomia proposta. Destes, 19 compuseram a amostra final. Observou-se que os conteúdos abrangiam diversos níveis de ensino, o que demonstra potencial aplicação frente aos novos desafios educacionais. Não obstante, os podcasts atravessam diferentes áreas do conhecimento permitindo uma interdisciplinaridade mais efetiva. Entende-se assim que os podcasts podem ser utilizados em diferentes momentos e com diferentes metodologias de ensino. Além disso, a ferramenta possibilita a inclusão de diferentes peculiaridades no processo de ensino-aprendizagem e torna o processo pedagógico plural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Henrique Pinke Rodrigues, Universidade de São Paulo

Químico com habilitação em Química Forense, formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Química da FFCLRP-USP. Atualmente é Pesquisador de Pós-Doutorado pela FFCLRP-USP, junto ao Departamento de Química e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Forense (INCT Forense), atuando principalmente na temática de Microvestígios Forenses.Licenciando em Química pela mesma instituição. Colaborador da startup Sci-Prediction incubada no SUPERA Parque (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica) e vinculada ao SEBRAE Aceleração. Diretor de Comunicação (Gestão 2021-2022) no Coletivo ACALMA - Redução de Danos. Atualmente desenvolve pesquisas em química (simulação computacional e quimiometria aplicadas a substâncias de abuso) e em educação (metodologias ativas aliadas ao uso de mídias digitais).

Álefe Saloum Cintra, Centro Universitário Estácio UniSEB

Bacharel em comunicação social e habilitação em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio UniSEB (UniSEB COC).

Alan Vinícius Assunção-Luiz, Universidade de São Paulo

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP). Doutorando em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Aline Thais Bruni, Universidade de São Paulo

Bacharelado em Química pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em: Biofísica (IBILCE/UNESP) e Química Teórica (IQSC/USP). MBA em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes. Bacharelado em Direito pela Universidade Paulista-UNIP com aprovação no Exame de Ordem da OAB. Estágio em pesquisa na Texas Southern University. Professora doutora do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP.

Ana Carolina Dalbó do Nascimento, Centro Universitário Barão de Mauá

Professora do Centro Universitário Barão de Mauá e do Ensino Médio integrado ao Técnico Senac. Mestre em Educação na USP - Universidade de São Paulo pela FFCLRP - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto sob orientação da Profa. Dra. Joana de Jesus de Andrade tendo como pesquisa a formação inicial de professores de Química, e as condições da Educação Inclusiva, envolvendo estudos sobre as Políticas Nacionais e Internacionais relacionadas ao tema. Licenciada em Química pela USP, campus de Ribeirão Preto - SP, oferecido pela também FFCLRP, Departamento de Química. Bacharel em Química pela USP, campus de Ribeirão Preto - SP, oferecido pela também FFCLRP, Departamento de Química. Entre os anos de 2008 e 2011 atuou nas áreas de pesquisa de Síntese Orgânica e Química Farmacêutica. Na área de Síntese Orgânica atuou sob a orientação do Prof. Dr. Gil Valdo José da Silva e na área de Química Farmacêutica sob a orientação da Profa. Dra. Mônica Tallarico Pupo

Ana Paula Morais Fernandes, Universidade de São Paulo

Graduada em Bacharel (1996) e Licenciatura (1997) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestre (1999) e Doutora (2003) em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Pós-Doutora pela University of Alberta, Edmonton, Canadá (2005) e Livre Docente pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Professora Associada 3 da Universidade de São Paulo. Coordena as disciplinas de Imunologia e Microbiologia da EERP-USP. Coordena o Grupo de Estudos em HIV/aids - GEHA. Vice Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da EERP-USP. Coordenadora e Curadora do ?Repositório de Educação Integral para a Sexualidade, HIV/aids e Diversidade?, em parceria com a ONU, por intermédio do UNAIDS e UNESCO. Coordena os convênios de parceria entre ONU/UNAIDS e a USP para desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental e Interunidades em Doutoramento da EERP-USP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Doenças Transmissíveis, pesquisadora dos fatores imunogenéticos e comportamentais associados às doenças infecciosas e vulnerabilidades de pessoas transexuais. As linhas atuais de pesquisa estão direcionadas para o estudo dos aspectos comportamentais e etiopatogênicos de doenças infecciosas, auto-imunes e neoplásicas, com enfoque nas avaliações de polimorfismos de genes envolvidos na resposta imune inata e adquirida, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, imunogenética, HLA, HCV, HIV/aids, HPV e SARS-COV-2.

Referências

AMORIM, A. DE L. T. DE; ARAÚJO, M. J. DA C. G. Como o isolamento social causado pela pandemia de covid-19 impactou o consumo de podcasts no brasil: uma análise de matérias jornalísticas nacionais / how the social isolation caused by the covid-19 pandemic impacted podcast consumption in brazil: an anal. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 25802–25815, 2021.

ANASTASIOU, L. DAS G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. Em: ANASTASIOU, L. DAS G. C.; ALVES, L. P. (Eds.). Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5a Edição ed. Joenville - Santa Catarina: UNIVILLE, 2009. p. 68–100.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PODECASTERS. PodPesquisa 2019-2020.

AZEVEDO, A. et al. TICs na Educação: Multivisões e Reflexões Coletivas. Educação & Linguagem, v. 17, n. 2, p. 215–236, dez. 2014.

BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. S. COVID 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar, v. 2, n. 1, p. 01–11, 2020a.

BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. S. COVID 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar, v. 2, n. 1, p. 01–11, 2020b.

BRANCH, R. M.; DOUSAY, T. A. Survey of Instruction Design Models. 5a Edição ed. Bloomington - Indiana: AECT - Association for Educational Communications and Technology, 2015.

BRASIL. Portaria no 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasil, 2020.

BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censo escolar 2020 - Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2020/apresentacao_pesquisa_covid19_censo_escolar_2020.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2022.

BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html>. Acesso em: 5 fev. 2022.

CAMPOS-JÚNIOR, I. C. DA S. O uso de vídeos curtos como auxílio no ensino de química. [s.l.] Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.

CARVALHO, A. A.; AGUIAR, C.; MACIEL, R. Taxonomia de Podcasts: da criação à utilização em contexto educativo.

CORONAVIRIDAE STUDY GROUP OF THE INTERNATIONAL COMMITTEE ON TAXONOMY OF VIRUSES. The species Severe acute respiratory syndrome-related coronavirus: classifying 2019-nCoV and naming it SARS-CoV-2. Nature Microbiology, v. 5, n. 4, p. 536–544, 2 abr. 2020.

DANTAS-QUEIROZ, M. V.; WENTZEL, L. C. P.; QUEIROZ, L. L. Science communication podcasting in Brazil: the potential and challenges depicted by two podcasts. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 90, n. 2, p. 1891–1901, abr. 2018.

GEWEHR, D. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs) NA ESCOLA E EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES. [s.l.] Centro Universitário UNIVATES, 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a. ed. ed. São Paulo: Atlas S/A, 2002.

LAUXMANN, M. A.; SANTUCCI, N. E.; AUTRÁN-GÓMEZ, A. M. The SARS-CoV-2 Coronavirus and the COVID-19 Outbreak. International braz j urol, v. 46, n. suppl 1, p. 6–18, jul. 2020.

LEITE, B. S. Elaboração de Podcasts para o Ensino de Química. Salvador, BAXVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), , 2012a.

LEITE, B. S. Elaboração de Podcasts para o Ensino de Química. Salvador, BAXVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), , 2012b.

LEMOS, A. Cibercultura, Cultura e Identidade: em direção a uma “cultura copyleft”? CONTEMPORANEA: Revista de Comunicação e Cultura, v. 2, n. 2, p. 09–22, 2004.

MOORE, R. et al. Learning During COVID-19: Rapid E-Learning Transition at a Regional Medical School Campus. Journal of Regional Medical Campuses, v. 4, n. 2, abr. 2021.

MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, n. 34, p. 351–364, jun. 2020.

MUCIN, D. As TICs no documento BNCC: a química nesse contexto. [s.l.] Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Histórico da pandemia de COVID-19. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19>. Acesso em: 20 maio. 2021.

SILUS, A.; LEAL DE CASTRO FONSECA, A.; LAGEANO NETO DE JESUS, D. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da Covid-19: repensando a prática docente. Liinc em Revista, v. 16, n. 2, p. e5336, 11 dez. 2020.

SOUZA, A. L. DE A.; VILAÇA, A. L. DE A.; TEIXEIRA, H. B. A METODOLOGIA ATIVA E SEUS BENEFÍCIOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Ibero- Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 1, 2021.

VAZ, L. A sala de aula como espaço relacional : o olhar do professor para as singularidades dos alunos. [s.l.] Universidade de Brasília, 2017.

VIANNA, G. V. G. DE M. Vozes do Vale: usos do podcast por jovens do Vale do Jequitinhonha. Revista de Estudos da Comunicação, v. 15, n. 38, nov. 2014.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard. Disponível em: <https://covid19.who.int/>. Acesso em: 5 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-14

Como Citar

Ferreira Júnior, A. A. ., Rodrigues, C. H. P., Cintra, Álefe S. ., Assunção-Luiz, A. V. ., Bruni, A. T. ., Nascimento, A. C. D. do, & Fernandes, A. P. M. (2023). Podcast como ferramenta educacional na pandemia de COVID-19. Peer Review, 5(8), 290–305. https://doi.org/10.53660/436.prw1116

Edição

Seção

Artigos