Panorama da literatura científica brasileira sobre Procedimentos Operacionais Padrão na Assistência de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/PRW-2232-4121

Palavras-chave:

Procedimento Operacional Padrão, Enfermagem, Segurança do Paciente, Cuidados de Enfermagem, Qualidade da Assistência à Saúde

Resumo

O Procedimento Operacional Padrão é um processo sistematizado e padronizado comumente utilizado nos serviços de saúde brasileiros e com grande relevância para a assistência de Enfermagem. Assim, conhecer a produção científica nacional acerca do tema se faz necessária, na perspectiva da Gestão da Qualidade Total. Trata-se de uma revisão de escopo que objetivou mapear as publicações científicas brasileiras produzidas sobre Procedimentos Operacionais Padrão na assistência de Enfermagem. Pesquisa delineada conforme as diretrizes do Joanna Briggs Institute. O mapeamento foi desenvolvido em cinco etapas, com buscas em sete bases de dados entre março e abril de 2024. Foram selecionados 16 artigos, publicados entre 2008 e 2023, realizados em sua maioria na região Sul do país, sendo a Pesquisa Metodológica e o Relato de Experiência os tipos de estudos mais frequentes. Observou-se escassez de estudos nacionais sobre a temática, mesmo não se estabelecendo um recorte temporal na busca dos estudos. É necessário um maior incentivo à pesquisa sobre Procedimento Operacional Padrão no que tange à sua origem, construção, implementação, divulgação, realização de testes de efetividade prática e atualização frequente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Remo Rodrigues Carneiro, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Enfermagem (Educação, Formação e Gestão para a Práxis do Cuidado em Enfermagem) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Possui Pós-Graduação Latu Sensu em Terapia Intensiva pela Faculdade Técnica Internacional de Curitiba - PR (2009) e Pós-Graduação Latu Sensu em Ensino do Processo de Enfermagem (PUC-PR). É graduado e licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará (2007). Tem experiência profissional de 17 (dezessete) anos na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva e Urgência e Emergência (Atendimento Pré-Hospitalar e Hospitalar), Hemodiálise/Urgência Dialítica além de Docência em Enfermagem. // ÁREAS DE INTERESSE: Segurança do Paciente, Tecnologias de Ensino, Assistenciais e Gerenciais, Educação, Formação e Gestão em Enfermagem, Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, Enfermagem em Urgência e Emergência, Atendimento Pré-Hospitalar, Hemodiálise/Urgência Dialítica, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Doação de Órgãos e Tecidos, COVID-19

Daniela Maria Nantes Boução, Santa Helena Saúde / Grupo Amil, Brasil

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é enfermeira - SANTA HELENA SAÚDE, preceptora - SANTA HELENA SAÚDE e enfermeira ambulatorial - AMIL-ASSIST. MEDICA INTERNACIONAL LTDA.. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidar, educação em saúde, queimado e suporte básico de vida.

Maria Cristina Soares Rodrigues, Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/PPGEnf – Universidade de Brasília (UnB), Brasil

Bacharel em Enfermagem, com habilitação em Licenciatura, pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM) atual Universidade Franciscana (UFN) e bacharel em Farmácia, com habilitação em Farmácia-Bioquímica - Tecnologia dos Alimentos, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Pedagogia da Enfermagem Médico Cirúrgica pela FACEM e em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela FIOCRUZ. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou Estágio Sênior na University College London (UCL), Departament of Epidemiology Public Health, parceria em colaboração com o English Longitudinal Study of Ageing. Professora Titular da UnB, lotada na Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Campus Darcy Ribeiro. No ensino na graduação em Enfermagem atua na área do Cuidado à Saúde do Adulto e do Idoso em Situações Cirúrgicas. É docente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário de Brasília na área de Enfermagem Cirúrgica. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UnB, no qual desenvolve estudos e pesquisas na área de concentração Cuidado, Gestão e Tecnologias em Saúde e Enfermagem, com ênfase nas temáticas: tecnologias e práticas para a segurança do paciente, gerenciamento dos sistemas e de serviços de saúde e de enfermagem para a segurança do paciente, prática baseada em evidências na enfermagem e em educação superior em saúde e enfermagem. Coordenou o Projeto de Extensão de Ação Contínua em Enfermagem em Controle de Infecção Hospitalar. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Segurança do Paciente certificado pelo CNPq desde 2010. É membro de corpo editorial e realiza atividades como revisora ad hoc em periódicos nacionais e internacionais e de projetos de agência de fomento. Representante da UnB no Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas (PEGT) - Rede de Enfermagem em Ibero-América, Membro da Comissão de Direção do Colégio Doutoral Tordesillas de Enfermagem. Foi Subdiretora do PEGT no período de 2016 a 2018 e após Diretora entre 2018 e 2022. Integrante da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) - Polo Distrito Federal, e exerceu a Vice Coordenação do Grupo Coordenador, de março de 2016 a maio de 2018. Possui experiência em gestão acadêmica, na Subchefia e Chefia do Departamento de Enfermagem, como Coordenadora de Estágios do Curso de Graduação em Enfermagem. Foi membro efetivo na implantação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UnB em 2010, atuando como membro de Comissão no período 2010-2011 e 2014-2015, e entre 2016 e 2018 exerceu a função de Coordenadora do PPGENF. Vice-Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB no quadriênio 2018-2022. 

Referências

ALMEIDA, Ana Carolina Nunes de et al. Eficácia de uma intervenção educativa para prevenção de complicações no cateter venoso periférico. Cogitare Enfermagem, [S.l.], v. 27, set. 2022.

ALMEIDA, L. P. de; FERREIRA, A. F.; CORTEZ, E. A.; VALENTE, G. S. C. Educação permanente em saúde e o procedimento operacional padrão: pesquisa convergente assistencial. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, Rio de Janeiro, Brasil, v. 10, n. Especial, p. 127–131, 2018.

BRÁS, C. P. DA C. et al.. Patient safety culture in nurses’ clinical practice. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 31, p. e3837, jan. 2023.

BRITTO, E. Qualidade Total. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2015.

COLENGHI, V. M. O&M e Qualidade Total: uma integração perfeita. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

CORPOLATO, R. C. et al.. Standardization of the duty shift in a General Adult Intensive Care Unit. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, p. 88–95, jan. 2019.

CRUZ, Fernanda Bion Jacques da; IKEDA, Ana Lúcia Colombo; ROSA, Luciana Martins da; RADÜNZ, Vera; ANDERS, Jane Cristina. Padronização dos procedimentos de enfermagem na infusão autogênica de células-tronco hematopoiéticas. Revista Enfermagem UERJ, [S. l.], v. 25, p. e8057, 2017.

GOMES, E. T. et al.. Surgical counting: design of implementation and maintenance of a standardized evidence-based procedure. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 76, n. 1, p. e20220144, 2023.

GOMES, P. P. DE S. et al.. Water balance in pediatric nephrology: construction of a Standard Operating Procedure. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 1404–1411, 2018.

GUERRERO, G. P.; BECCARIA, L. M.; TREVIZAN, M. A.. Standard operating procedure: use in nursing care in hospital services. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 16, n. 6, p. 966–972, nov. 2008.

HINO, S. O pensamento Toyota: princípios de gestão para um crescimento sustentável. Porto Alegre: Grupo A, 2009.

HONÓRIO, R. P. P.; CAETANO, J. Á.; ALMEIDA, P. C. DE. Validação de procedimentos operacionais padrão no cuidado de enfermagem de pacientes com cateter totalmente implantado. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 5, p. 882–889, set. 2011.

JOHANN, D. A.; DANSKI, M. T. R.; PEDROLO, E.; LAZZARI, L. S. M. D.; MINGORANCE, P. Avaliação de um cuidado de enfermagem: o curativo de cateter central de inserção periférica no recém-nascido. REME-Revista Mineira de Enfermagem, [S. l.], v. 14, n. 4, 2010.

KREUNING, E.B. et al. Protocol for Blood Pressure Measurement in Lower Limbs. Rev. baiana enferm. [Internet]. n. 32. p. 125-136. Dez. 2018.

LIKER, J. K.; MEIER, D. P. O modelo Toyota: manual de aplicação. Porto Alegre: Grupo A, 2014.

LIMA, J. J. DE . et al.. Art in evidence-based nursing practice from the perspective of Florence Nightingale. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, n. 4, p. e20210664, 2022.

MUNN, Z. et al. Systematic review or scoping review? Guidance for authors when choosing between a systematic or scoping review approach. BMC Med Res Methodol. v. 18, n. 143, 2018.

MUNN, Z. et al. Chapter 5: Systema`c reviews of prevalence and incidence. In: Aromataris E, Munn Z (Editors). JBI Manual for Evidence Synthesis. 2020.

OLIVEIRA, R. M. et al.. Estratégias para promover segurança do paciente: da identificação dos riscos às práticas baseadas em evidências. Escola Anna Nery, v. 18, n. 1, p. 122–129, jan. 2014.

PAIM, A. E. et al.. Validation of an instrument regarding nursing intervention in patients in vasoactive therapy. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 3, p. 453–460, maio 2017.

PEREIRA, L. R. et al. Avaliação de procedimentos operacionais padrão implantados em um serviço de saúde. Arq. Ciênc. Saúde, v. 24, n. 4, p. 47-51, out-dez. 2017.

PETERS, M. D. et al. Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI Evid Synth. v. 18, n. 10, 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.11124/JBIES-20-00167. Acesso em: 02 abr. 2024.

PETERS, M. D. et al. Scoping reviews. In: Aromataris E, Munn Z, editors. Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual [online]. 2017. Disponível em: https://jbi-global-wiki.refined.site/space/MANUAL/4687342/Chapter+11%3A+Scoping+reviews. Acesso em: 02 abr. 2024.

QUEIROZ, A. R.; SOUSA, L. M. de; VERDE, M. C. de C. L. V.; LUCIANO, C. da C.; MELO, D. de S.; ALVES , S. B.; TIPPLE, A. F. V. Biossegurança para a assistência transoperatória a pacientes suspeitos ou confirmados da COVID-19: relato de experiência. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, Goiás, Brasil, v. 23, p. 67126, 2021. DOI: 10.5216/ree.v23.67126. Acesso em: 28 março. 2024.

RATEKE, E. C. M. Procedimento Operacional Padrão (POP) - Divisão de Análises Clínicas: elaboração de manuais, procedimentos operacionais padrão e instruções de trabalho. Florianópolis: Hospital Universitário-UFSC, 2014.

REIS, N. da S. P.; DIAS, C. da S.; MONTEIRO, V. de O.; BARRETO, C. T. G.; SANTOS, R. de S.; NUNES, A. S. Inserção da enfermagem nas tecnologias diagnósticas: inovações em atenção secundária de saúde. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, Rio de Janeiro, Brasil, v. 12, p. 29–36, 2021.

ROCHA, R. C. et al.. Nursing technicians’ professional training in patient safety: A mixed-methods study. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 31, p. e3819, jan. 2023.

SALES, C. B. et al.. Standard Operational Protocols in professional nursing practice: use, weaknesses and potentialities. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 1, p. 126–134, jan. 2018.

SANTOS, A. M. G. et al.. Clinical application of the Standard Operating Procedure of Positioning with Premature Infants. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 1205–1211, 2018.

SOUZA, R. Q. DE . et al.. O impacto do último enxágue na citotoxicidade de produtos críticos passíveis de processamento. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 49, n. spe, p. 87–92, dez. 2015.

TOSO, B. R. G. DE O. et al.. Validação de protocolo de posicionamento de recém-nascido em Unidade de Terapia Intensiva. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 68, n. 6, p. 1147–1153, nov. 2015.

TRICCO, A.C. et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. v. 169, n. 7, p. 467-473, 2018. DOI: https://doi.org/10.7326/M18-0850. Acesso em: 25 mar. 2024.

WALTER, R.R. et al. Standard operating procedure in the hospital context: the nurses’ perception. Rev Fund Care Online. n. 8, v. 4, p. 095 – 100, out/dez 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5095-5100. Acesso em: 02 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Rodrigues Carneiro, R., Nantes Boução, D. M., & Soares Rodrigues, M. C. (2024). Panorama da literatura científica brasileira sobre Procedimentos Operacionais Padrão na Assistência de Enfermagem. Peer Review, 6(11), 121–137. https://doi.org/10.53660/PRW-2232-4121

Edição

Seção

Artigos