Efeitos do exercício físico no tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em idosos
Palavras-chave:
neurodegeneração, envelhecimento, atividade física, terapia, minimizaçãoResumo
A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta os neurônios motores no cérebro e na medula espinal. A investigação sobre suas causas tem conduzido estudos que sugerem componentes genéticos envolvidos e mutações associadas à doença. O objetivo geral deste estudo foi investigar qual é o impacto da prática regular e disciplinada de treinos na progressão e sintomatologia da ELA em idosos, e para tanto, foram estabelecidos os seguintes critérios de pesquisa: a frequência e intensidade de atividade física necessária para melhora do quadro, os mecanismos moleculares e fisiológicos influenciadores e, a comparação da progressão dos sintomas entre idosos ativos e sedentários. A metodologia utilizada para alcançar esses objetivos incluiu a revisão de literatura, por meio da seleção de artigos relacionado ao tema e a análise de dados e de fontes secundárias, com intuito de chegar a conclusões acerca da relação entre atividade física e a doença. A pesquisa revelou uma correlação positiva entre treino regular e atenuação dos sintomas e concluiu que o exercício físico orientado pode servir como uma intervenção não farmacológica benéfica para os idosos.
Downloads
Referências
ALENCAR, Mariana Asmar et al. Qualidade de vida, incapacidade e variáveis clínicas na esclerose lateral amiotrófica. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 80, 2021.
BETIATI, Kátia Cilene Cavalcante de Oliveira et al. Area temática: estilo de vida e promoção da saúde. 2020
CARDOSO, Adilson Sant'Ana et al. Percepção subjetiva de saúde e nível de atividade física de idosos. Revista brasileira de geriatria e gerontologia, v. 11, 2019.
CARVALHO, Laís Chagas de; MENEZES, Tânia Maria de Oliva. De frente com a esclerose lateral amiotrófica: um estudo de caso científico. 2021
Carvalho, Leandro Melo de. Protótipo de aplicativo centrado no paciente para gestão do autocuidado em Esclerose Lateral Amiotrófica. MS thesis. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022.
CARVALHO, Letícia Cristina Lima; MORAIS, Letícia Araújo de; CORRÊA, Paulo Fernando Lôbo. Funcionalidade e função respiratória de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica. Revista Neurociências, v. 30, 2022.
COSTA, Lays Pedrosa dos Santos et al. Transformações existenciais no processo de enfrentamento da esclerose lateral amiotrófica pelo cuidador familiar. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, 2021.
DAMASCENO, Atyliana Maria de Sousa; MAIA, Anice Holanda Nunes. Atenção domiciliar frente ao diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA) – visão da psicologia. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), v. 7, 2020.
DINIZ, Ana Beatriz Rangel; PASSOS, Marco Aurélio Ninômia. Esclerose lateral amiotrófica-ELA: progressão da doença em pacientes diagnosticados. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 5, n. 11, p. 160-180, 2022.
DE MOURA SILVA, Gizele Santiago et al. Efeitos de um programa de intervenção de atividade física, educação e promoção de saúde com idosos hipertensos usuários do Sistema Único de Saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 4, p. e6926-e6926, 2021.
LEITE, Denis Cassio da Silva. Exercício físico no tratamento da esclerose lateral amiotrófica (ELA): uma revisão da literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso.
LIMA, César de Andrade de et al. Comunicação alternativa e evolução clínica-funcional de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 8, 2023.
LIMA, Gabriella Keren Silva et al. O cuidado ao idoso portador de Esclerose Lateral Amiotrófica: Relato de experiência. Tópicos em Ciências da Saúde, v.18, p. 34. 2020
LIMA, Lara Vento Moreira et al. A atividade física na qualidade de vida dos idosos. Revista Remecs-Revista Multidisciplinar de Estudos Científicos em Saúde, 2023.
MARINHO, Álav Patrick Souza et al. Qualidade de vida do paciente com esclerose lateral amiotrófica e potenciais tratamentos. Referências em Saúde do Centro Universitário Estácio de Goiás, v. 2, n. 01, 2019.
MARQUES, Amanda et al. Exercício físico na esclerose lateral amiotrófica. 2019.
MORAES, Micaele Kedma Ribeiro de et al. Utilização de recursos de comunicação alternativa e aumentativa por pacientes com esclerose lateral amiotrófica. Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal, v. 17, 2019.
PAGE et al., Adaptado do Preferred Reporting Items for Systematic review and Meta-Analyses (PRISMA), 2021.
REIS, Camila Cristina Boff dos et al. Prevalência da prática de atividade física e correlação com a saúde de idosos de uma cidade no sul do Brasil. Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física, v. 5, n. 1, 2020.
SANTOS JUNIOR, Luiz Alberto da Silva et al. Ventilação mecânica em pacientes com esclerose lateral amiotrófica: revisão de literatura e reflexão. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 9, n. 2, 2020.
SILVA, Rafael Santos da et al. A importância da atividade física em idosos com diabetes Revisão Bibliográfica. Diálogos em Saúde, v. 1, n. 2, 2019.
SILVA, Amanda Cristina da; CARVALHO, Amanda Cristine de Lima. Revisão integrativa quanto aos riscos de exercícios excessivos na esclerose lateral amiotrófica, 2020.
VAZ, Brenda et al. Melhora do prognóstico da esclerose lateral amiotrófica com uso precoce da ventilação não invasiva: Revisão integrativa. Repositorio anima educação. 2023.