Revisitando a escrita acadêmica para calouros amazônicos: o que há de novo?

Autores

  • Maria Christina da Silva Firmino Cervera UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.53660/PRW-1694-3314

Palavras-chave:

Palavras chave: 1 Metodologias ativas; 2 Escrita acadêmica; 3 Sequência didática; 4 Gêneros textuais.

Resumo

O objetivo deste artigo é expor um projeto com oficinas de escrita acadêmica em resposta às demandas dos ingressantes em uma universidade paraense integrando, sobretudo alunos indígenas e quilombolas e apresentar o que ocorreu de novo do projeto inicial. As ações didáticas foram desenvolvidas a partir do ensino de gêneros, Dolz, Noverraz e Schnewly (2004) na abordagem de uma sequência didática Dolz, Noverraz e Schnewly (2004) voltada para escrita acadêmica cujo objetivo foi o de desenvolver capacidades de linguagem, Bronckart (2006), nos alunos, para a escrita de textos da esfera acadêmica: resenha crítica, artigo e fichamento. O resultado obtido no processo de ensino-aprendizagem fez interagir alunos veteranos e alunos ingressantes que socializaram experiências e aprendizados, fixando e ampliando conteúdos, revelando que muitos ingressantes mobilizaram adequadamente capacidades de linguagem para a escrita dos gêneros científicos trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. (Orgs. Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matêncio) São Paulo: Mercado de Letras, 2006.

BRONCKART, Jean-Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução: Anna Rachel Machado, Maria de Lourdes MeirellesMatencio – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.

CERVERA, Maria Christina da Silva Firmino. Uma interpretação do agir docente revelado por gestos didáticos e gestos de aprendizagem no contexto da graduação e da pós-graduação. Tese: (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015.

CERVERA, Maria Christina da Silva Firmino. O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade. Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F.R. Uma disciplina emergente: A Didática das Línguas. In: NASCIMENTO, E.L. (org.) Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Editora Claraluz, 2010.

DOLZ J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. 2004. Sequências didáticas para o oral e escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e (Org.). de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas-SP: Mercado de Letras, p. 95-128.

GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MACHADO, Anna Rachel Machado, COUTINHO, Antonia – Campinas, SP: Mercado de letras, 2007.

Downloads

Publicado

2024-01-18

Como Citar

Cervera, M. C. da S. F. (2024). Revisitando a escrita acadêmica para calouros amazônicos: o que há de novo? . Peer Review, 6(1), 114–126. https://doi.org/10.53660/PRW-1694-3314

Edição

Seção

Articles