Quando a rua se tornou casa: compreendendo as vivências de pessoas em situação de rua
Palavras-chave:
Vulnerabilidade social, Pessoas em situação de rua, População em situação de rua.Resumo
Este estudo teve como objetivo compreender as vivências de pessoas que encontram-se em situação de rua. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 12 pessoas em situação de rua em uma cidade do interior do estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de entrevista semiestruturada e fomulário de dados sociodemográficos em uma instituição do município que atende pessoas em situação de rua. Por meio da análise temática, quatro eixos foram produzidos: (a) Aspectos atribuídos à situação de rua; (b) O cotidiano da vivência de rua; (c) Rede de apoio e relações familiares e comunitárias; (d) Acesso aos serviços da rede municipal. Os resultados permitiram desvelar as faltas estruturais presentes nas histórias de vida dos participantes. Os fatores que contribuíram para a atual situação de rua foram relações afetivas fragilizadas, descaso e estigmas para busca de suporte em redes de serviço. Esses resultados podem contribuir para a compreensão de um cenário complexo e multifatorial que compõe um dos desafios para a atuação psicossocial junto a esse público.
Downloads
Referências
AUGUSTO, Sara.; OLIVEIRA, Rui Aragão.; POCINHO, Margarida. Solidão e Envelhecimento nos Doentes Reumáticos. Interações: Sociedade e as Novas Modernidades, Coimbra, v. 8, n. 15, p. 69-94, 2008.
BRASIL. Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências. Brasília, DF, 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d7053.htm.
BRASIL. Ministério da Economia. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. População em situação de rua supera 281,4 mil pessoas no Brasil. 2022. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/categorias/45-todas-as-noticias/noticias/13457-populacao-em-situacao-de-rua-supera-281-4-mil-pessoas-no-brasil.
BRASIL. Ministério da Economia. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. População em situação de rua em tempos de pandemia: um levantamento de medidas municipais emergenciais, Brasília, DF: Ministério da Economia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10078/1/NT_74_Diest_Disoc_Populacao%20em%20Situacao%20de%20Rua%20em%20Tempos%20de%20Pandemia.pdf
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Renda e Cidadania e Secretaria Nacional de Assistência Social. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop: SUAS e População em Situação de Rua. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, 2011. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes_centro_pop.pdf.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Rua: aprendendo a contar. Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009. 240 p. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Livros/Rua_aprendendo_a_contar.pdf.
BRITO, Cláudia.; SILVA, Lenir Nascimento. População em situação de rua: estigmas, preconceitos e estratégias de cuidado em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, p. 151-160, 2022.
CAMPOS, Ariane Graças; SOUSA, Maria Paula Freitas. Violência muda e preconceito: estratégias de uma equipe de saúde em defesa da cidadania da população em situação de rua. Boletim do Instituto de Saúde, São Paulo, v. 3, n. 14, p. 344-351, 2013.
COUTO, Joaquim Gabriel de Andrade.; BOTAZZO, Carlos. A potência dos encontros entre as fissuras da rua: cuidado, afetos e redução de danos. Interface, Botucatu, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/6ZChMFk8CfWvvcdTMKB7RMR/?format=pdf&lang=pt
MOTA, Daniela Cristina Belchior.; RONZANI, Telmo.; MOURA, Yone Gonçalves. Tratamento e apoio psicossocial às pessoas em situação de rua usuárias de drogas. In: GRINOVER, A. P. et al. Direitos fundamentais das pessoas em situação de rua. 2. ed. Belo Horizonte: Editora D’Plácido, 2016. p. 497-514
NASCIMENTO, Eurípedes Costa.; JUSTO, José Sterza.; FRANÇA, Sonia Aparecida Moreira. Errância e normalização social: um estudo sobre andarilhos de estrada. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, p. 641-648, 2009.
ROCHA, Felipe Coura.; OLIVEIRA, Pedro Renan Santos de. Psicologia na rua: delineando novas identidades a partir do trabalho com a população em situação de rua. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 15, n. 1, p. 1-18, 2020.
ROSA, Anderson da Silva; BRÊTAS, Ana Cristina Passarella. A violência na vida de mulheres em situação de rua na cidade de São Paulo, Brasil. Interface, Botucatu, SP, v. 19, n. 53, p. 275 - 285, 7 jun. 2015.
VALE, Aléxa Rodrigues.; VECCHIA, Marcelo Dalla. Sobreviver nas ruas: Percursos de resistência à negação do direito à saúde. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 25, p. 1-16, 2020.
VALLE, Fabiana Aparecida Almeida Lawall.; FARAH, Beatriz Francisco. A saúde de quem está em situação de rua: (in)visibilidades no acesso ao Sistema Único de Saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, n.2, p. 1-21, 2020.
VALLE, Fabiana Aparecida Almeida Lawall.; FARAH, Beatriz Francisco.; CARNEIRO, Nivaldo. As vivências na rua que interferem na saúde: perspectiva da população em situação de rua. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 44, n. 124, p. 182-192, 2020.