Lei da inovação: os desafios dos NITs no cumprimento de suas competências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/1472.prw3012

Palavras-chave:

Lei da Inovação, Competências, Desafios, Núcleos de Inovação Tecnológica

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os principais fatores que interferem nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Brasil para o cumprimento de suas competências definidas em Lei, por meio de uma pesquisa descritiva com abordagem quali-quanti tendo como o base o Relatório FORMICT ano base 2018 (MCTI, 2019), onde foram pesquisadas 169 instituições públicas correspondentes aos Núcleos de Inovação implementados no Brasil, por meio de observação e análise documental de textos e legislações, aplicação de questionário e realização de entrevistas .Os resultados indicam que entre os fatores de maior dificuldade o de maior incidência é a  falta e a rotatividade de servidores, bem como outras questões orçamentarias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Monteiro da Silva Paiva, Universidade Federal do Amapá

Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade Federal do Amapá (2023). Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Ávila-2016.Bacharel em Administração com habilitação em Recursos Humanos - Ceap - 2005.Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal do Amapá - 2014, última atividade Chefe da Divisão de Cadastro. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Gestão de Pessoas gerenciando os sistemas legados da instituição e contribuindo nos Processos de Inovação Organizacional.

André da Costa Leite, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade Federal do Amapá (2022), Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amapá (2010) e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade META (2013). Atuou como Coordenador Adjunto UAB/CAPES no Departamento de Educação à Distância da Universidade Federal do Amapá, de 2013 a 2014, assumindo a Direção do Departamento e Coordenação UAB em 2015 a 2018. Participou de Encontros, Congressos e Seminários com objetivo de discutir e aperfeiçoar conhecimentos adquiridos na prática. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação à distância, tecnologia, inovação e mídias na educação.

Alaan Ubaiara Brito

ssui graduação (1999) e mestrado (2002) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado (2006) em Energia pela Universidade de São Paulo (USP). É professor Associado da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), nesta instituição foi Coordenador de Curso de Graduação, Diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, Diretor do Departamento de Pesquisa e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação. Atualmente atua como docente efetivo e coordenador do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) e do Curso de Especialização em Sistemas Fotovoltaicos (CESFV). Atua também como docente efetivo no curso de graduação em Engenharia Elétrica e no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Energias Renováveis e Eficiência Energética, atuando principalmente nos temas: Sistemas Fotovoltaicos, Sistemas Eólicos de Pequeno Porte, Sistemas Híbridos e Edificações Energeticamente Autônomas e Eficientes.

Felipe Monteiro, Universidade Federal do Amapá

Possui Doutorado em Urbanismo (2020) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Engenharia Elétrica (2013) e Graduação em Engenharia Elétrica (2011) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT/UNIFAP), Coordenador do Laboratório de Conversão e Máquinas Elétricas (LAMEC/UNIFAP) e Professor Adjunto na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). No Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (CREA-AP) atua como Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP/CREA) e Conselheiro Regional. No Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) atua como Avaliador de Curso de Graduação (autorização e reconhecimento). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Máquinas Elétricas e Sistemas Elétricos de Potência e experiência na área de Urbanismo em Conforto Ambiental.

Claudio Márcio Campos de Mendonça, Universidade Federal de Sergipe

Pós-Doutorado em Gestão na Católica Porto Business School (2018) na área de Transformação Digital e Capacidades Dinâmicas, Doutorado em Administração pelo PPGA/UFRN na área de Governança de TI e Computação em Nuvem, Mestrado em administração, Especializações: MBA em Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Universitária. Graduações em Processamento de Dados (1996) e Administração (2012) pela Universidade Potiguar - UnP. Atualmente Professor com Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Experiência nas áreas de Governança de TI, tecnologia da informação, banco de dados, Business Intelligence, Big Data, Inteligência Artificial, metodologias ágeis (OKR e Kanban), estratégia, gestão de projetos ágeis (SCRUM, Life Cycle Canvas, PMC), gestão por processo, educação a distância e gestão de ensino superior. Possui Certificações LCC Associate e LCC Professional - Life Cycle Canvas para Gestão de Projetos Ágeis. Professor Universitário desde 1997, lecionando disciplinas principalmente nos cursos de Sistemas de Informação e Administração, além de disciplinas de Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu. Também atuado como Diretor de TI, Pró-Reitor de Graduação e Diretor de Qualidade Acadêmica da Universidade Potiguar-UnP/RN. Atualmente Coordenador Adjunto do Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP/UFS.

Werbeston Douglas de Oliveira, Universidade Federal do Amapá

Professor na Universidade Federal do Amapá (2017) nos cursos de engenharia elétrica e do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2011), (2013) e (2017) , respectivamente, com ênfase em Sistemas de Energia Elétrica. Atualmente está como líder do grupo de Estudos em Sistemas de Energia da UNIFAP. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase Segurança de Sistemas Elétricos, Mineração de Dados aplicados em sistemas de potência, Estabilidade e Geração Distribuída. Na área de Inovação tecnológica vem atuando com inovação frugal e tecnologias assistivas. Atuou como coordenador do ponto focal UNIFAP do PROFNIT (2019-2021). É membro do IEEE Power & Energy Society e IEEE Industry Aplications Society. 

Referências

ALVES, M. A. B.; SANTOS, G. M.; DOZZA, M. A.; JÚNIOR, F. G. R. P. Transferência de Tecnologia, Patentes e Inovação na Universidade Federal do Tocantins: um Estudo de Caso. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 12, n. 5 Especial, p. 1257, 2020.

ANDRADE, H. de S; URBINA, L. M. S.; FOLLADOR, A. de O. N.; NEVES, E. A da. Processos para comercialização da propriedade intelectual em um núcleo de inovação tecnológica. Espacios, [s. l.], v. 37, ed. 17, p. 19, 2016.

ARAÚJO, L. O. de. Desenvolvimento de Mecanismos Promotores para o NIT IFCE: Manual de Procedimentos e Identidade Visual. In: ARAÚJO, Lidiane Oliveira de. Desenvolvimento de Mecanismos Promotores para o NIT IFCE: Manual de Procedimentos e Identidade Visual. Orientador: Prof.ª Joelia Marques de Carvalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Fortaleza, 2018. p. 27.

BARATA, R. P.; CARVALHO, T. V. Desafios em Harmonizar os Instrumentos Oficiais do Instituto Federal do Pará e a Legislação Vigente no que Concerne à Gestão da Inovação e à Propriedade Intelectual. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 1381, 2018.

BENEDETTI, M. H. Gestão de Núcleos de Inovação Tecnológica. In: XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, São Carlos, 2010. Anais [...]. São Carlos, 2010.

BORTOLINI, H. V.; CÁRIO, S. A. F.; CONSTANTE, J. M.; LEMOS, D. da C. In:VIII Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE), VIII., 2014, Goiânia. Análise da Implementação e Operação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (Nits) no Brasil: Estrutura, Gestão e Relação com o Setor Produtivo. Anais[...]. Goiânia: [s. n.], 2014. 16 p.

BRASIL. Lei nº 9279/1996, de 14 de maio de 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. [S. l.], 15 maio 1996.

BRASIL. Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências, 2004.

BRASIL. Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016. Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e altera a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, a Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980, a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011, a Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, a Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994, a Lei nº 8.010, de 29 de março de 1990, a Lei nº 8.032, de 12 de abril de 1990, e a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, nos termos da Emenda Constitucional nº 85, de 26 de fevereiro de 2015.Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 1, 12 jan. 2016.

BRITO, E. O. de. Modelo de análise de política de incentivo ao desenvolvimento e consolidação dos núcleos de inovação tecnológica: um estudo do edital 006/2011 da FAPESB. Orientador: Drª Núbia Moura Ribeiro. 2019. 116 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo Instituto Federal da Bahia) - Instituto Federal da Bahia, Salvador - BA, 2019.

COELHO, L.; DIAS, A. A. O núcleo de inovação tecnológica da UFPE: instrumento de política de inovação ou obrigação legal? Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, v. 7, n. 1, 2016.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CRUBELLATE, J. M.; MACHADO, H. P. V.; SARTORI, Rejane. Institucionalização de Núcleos de Inovação Tecnológica em Instituições de Ciência e Tecnologia da Região Sul do Brasil. REAd, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 5-31, set./dez.2017.

DALTRO, L. M. de O. Proposta de Constituição do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal da Bahia (IFBA) com Personalidade Jurídica Própria à Luz do Novo Marco Legal. Orientador: Dr. Elias Ramos de Souza. 2019. 126 p. Relatório Técnico (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo Instituto Federal da Bahia) - Instituto Federal da Bahia, Salvador - BA, 2019.

DIOGENES, E. A.; DIAS, F. O.; QUEIROZ, L. D. dos S.; OLIVEIRA, F. L. Prospecção Tecnológica: um mapeamento da Propriedade Intelectual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2015-2019). Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 182, 2021.

FELIPE, L. de O.; PEREIRA, J. G.; GUIMARÃES, R. R. R.; FILGUEIRAS, S. A. C.; SANTOS, X. A. C. Atuação do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear: um Estudo de Caso. Atuação do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear: um Estudo de Caso, Salvador, ano 2018, v. 11, n. 3, 1 set. 2018. Cadernos de Prospecção, p. 813- 829.

FERNANDES, R. F.; ANTENOR, M. C.; ANDRADE, J. S.; BARROS FILHO, M. M. L.; ARAÚJO, A. L. C. de. Práticas de Transferência de Tecnologia: uma análise multicasos. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 1342, 2018.

FERREIRA, A. R.; SOUZA, A. L. Análise dos Procedimentos e Critérios Necessários à Valoração de Propriedade Intelectual para a Transferência de Tecnologia no Âmbito dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 1013-1039, 2019.

FERREIRA, C. L. D.; GHESTI, G. F.; BRAGA, P. R. S. Desafios para o Processo de Transferência de Tecnologia na Universidade de Brasília. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 341, 2017.

FERREIRA, J. P. C.; CARVALHO, T. V. Estudo sobre Valoração de Tecnologia Aplicado ao Núcleo de Inovação Tecnológica do SENAI-CE. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 23, 2021.

FONTOURA, A. da S. L. Transferência de Tecnologia no âmbito dos NIT de Instituições Públicas no Estado do Ceará. Orientador: Drª Técia Vieira Carvalho. 2020. 89 p. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, 2020.

FREITAS, I. Z de. Aprimoramento de gestão para a eficiência e sustentabilidade das atividades de um núcleo de inovação tecnológica (NIT): um estudo aplicado em uma universidade pública multicamp. 2020. 133 p. Dissertação (Programa de PósGraduação em Administração (PPGA) – Mestrado Profissional: da Universidade Estadual do Oeste do Paraná) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná, 2020.

FREITAS, I. Z. de LAGO, S. M. S. Núcleos de Inovação Tecnológica (NITS) em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTS): O Estado da Arte no Brasil. Rio de Janeiro, ano 2019, v. 13, n. 3, 23 set. 2019. Revista Pensamento Contemporâneo-RPCA em Administração, p. 0-0. DOI https://doi.org/10.12712/rpca.v13i3.28211.

FREITAS, I. Z. de; LAGO, S. M. S.; BULHÕES, R. Proposta de planejamento estratégico para melhorias na gestão de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Pedro Leopoldo, ano 2020, v. 20, n. 1, 1 mar. 2020. Revista Gestão & Tecnologia, p. 257-283.

GARCIA, D. L.; BISNETO, J. P. M.; SANTOS E. M. dos. Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: Um diagnóstico setorial. Caxias do Sul - RS, ano 2017, v. 5, n. 1, 1 dez. 2017. Revista Brasileira de Gestão e Inovação – Brazilian Journal of Management & Innovation, p. 23.

GAVA, R.; ALVES, F. F.; COSTA da T. C. A Gestão da Inovação na Universidade Federal de Viçosa. Separata de: Boas Práticas de Gestão em Núcleos de Inovação Tecnológica: experiências inovadoras. 1. ed. Jundiaí: Edições Brasil, 2018. v. 1, cap. Capítulo 2, p. 21-32.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

MACHADO, F. M.; RUPPHENTAL, J. E. Estudo dos pontos de conflito da lei da inovação. International Journal of Knowledge Engineering and Management, Florianópolis, v.3, n.6, p. 230-245, jul./out. 2014.

MARQUES, B. das N.; LIMA, Ângela M. F.; SOUZA, A. L. R. de; ARAÚJO, M. L. V. Gestão da Inovação na Administração Pública Federal: reflexões sobre os caminhos, as barreiras e as perspectivas. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 1069, 2020.

MAZUCATO, T.; ZAMBELLO, A. V.; SOARES, A. G.; TAUIL, C. E.; DONZELLI, C. A.; FONTANA, F.; CHOTOLLI, Wesley Piante. Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico. 1ª. ed. São Paulo,2018.

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas e tecnológicas do Brasil. Relatório Formict 2018. Brasília: MCTI, 2018.

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas e tecnológicas do Brasil. Relatório Formict 2019. Brasília: MCTI, 2019.

MOTTA, E. M.; PEREIRA, J. R. D. Estudo Sobre Indicadores de Produção Científica Versus Produção Tecnológica na Universidade Estadual de Maringá. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 795, 2019. DOI: 10.9771/cp. v12i4.32767.

NASCIMENTO, J. V. B.; BELÉM, A. do S. S.; COSTA, R. A. T. Proposta de Política Pública para Fortalecimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica no Amapá. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 1244, 2019.

OLIVEIRA, L. M. P. de; SOUZA, M. M. de; MATOS, E. dos S.; VILELA JUNIOR, D. C.; SANTOS, R. M. N. dos. A Política de Inovação e sua Aplicação na Universidade Federal do Amazonas. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 49, 2020.

PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 12. ed. São Paulo: Papirus, 2004.

PARANHOS, J.; CATALDO, B.; PINTO, A. C. de A. Criação, Institucionalização e Funcionamento dos Núcleos de Inovação Tecnológica no Brasil: Características e desafios. Revista Eletrônica de Administração (REAd), Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 253-280, 2018.

PIETROVSKI, E. F.; REIS, D. R. dos; KOVALEKI, J. L.; RASOTO, V. I. Metodologia de Gestão par os Núcleos de Inovação Tecnológica. Aracaju - SE, ano 2020, v. 10, n. 1, 30 jan. 2020. Revista Geintec - Gestão Inovação e Tecnologias, p. 5234-5251.

RAUEN, C. V. O Novo Marco Legal da Inovação no Brasil: O que muda na relação ICT- Empresa. [S. l.], ano 2016, 1 fev. 2016. Radar, p. 0-43.

REINA, M. C. T.; THOMAZ, C. A.; MAGALHÃES, J. L. Análise da Gestão dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs): um diagnóstico empresarial usando o modelo de excelência em gestão para inovação organizacional. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 732, 2021.

RIBEIRO, M. C.; SOARES, A. A. C..; MENDONÇA, C. M. C. de. Desafios da Inovação e Transferência de Tecnologia no Ambiente Acadêmico: o caso da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 1040, 2019.

ROMAN, V. B.; LOPES, M. T. de P. Importância da transferência de tecnologia realizada nas universidades brasileiras para a alavancagem da competitividade do país no cenário econômico mundial. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Florianópolis, v. 4, n. 8, p. 111-124, 2012

SANTOS, L. T. dos; SANTOS, G. V. Gestão Estratégica da Propriedade Intelectual em Núcleos de Inovação Tecnológica de Universidades Públicas Brasileiras: Desafios e Oportunidades. São Paulo, ano 2017, v. 06, n. 2, 1 set. 2017. Revista Tecnológica da Fatec Americana, p. S/N

SANTOS, I. dos. Uma Proposta de Modelo de Gestão Estratégica da Política de Inovação da UFFS. Orientador: Dr. Mário Steindel. 2019. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Santa Catarina) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2019.

SANTOS, S. X. dos; MIRANDA, A. L. B. B.; NODARI, C.H.; FROEHLICH, C.; SENA de, D. C. O Papel Estratégico dos NITS na Política de Inovação das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte e da Paraíba. [S. l.], ano 2020, v. 14, n. 38, 16 abr. 2020. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade, p. 3545-3576.

SENADO FEDERAL. Projeto de Lei da Câmara no 77/2015. Brasília: Senado Federal, 2015b. Disponível em: <http://goo.gl/EnXv0w>

SILVA, E. B. F.; COELHO, M. R. S.; SANTOS, M. V. V.; LEITE, R. S. Pesquisa & Inovação: a Propriedade Intelectual do Estado de Minas Gerais. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 757, 2018.

SILVA, F. G.; RIBEIRO, J. de A.; BARROS, F. M. R. Mapeamento da atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Volta Redonda - RJ, ano 2019, v. 5, n. 2, 29 abr. 2019. Revista de Administração, Sociedade e Inovação - RASI, p. 180-197.

SIMÕES, F. dos S.; SANTOS, W. P. C. dos. Análise dos Fluxos de Transferência de Tecnologia de Universidades Públicas Brasileiras, Casos de Sucesso: UnB e UNICAMP. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 741, 2018.

SINGH, A. S.; KANIAK, V. M.; SEGATTO, A. P. Desafios enfrentados pelos núcleos de inovação tecnológica (nits) no sul do brasil e suas estratégias de superação: um estudo multicascos, [S. l.], ano 2020, v. 19, n. 1, 1 jun. 2020. Revista Eletrônica de Administração-REA, p. 165-187.

SOUZA, A. C. M. M. de. Gestão de Núcleos de Inovação Tecnológica. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL IGLU, Florianópolis, 2011. Anais [...]. Florianópolis, 2011.

SOUZA, A. C. M. M. de. A importância do núcleo de inovação tecnológica para o desenvolvimento e científico tecnológico instituto federal catarinense. Orientador: Pedro Antônio de Melo. 2013. 187 p. Dissertação (Mestrado em Administração.) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

SOUZA, C. E. R.de. Gestão Da Transferência Tecnológica: o caso do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande. Orientador: Dr. Vinicius Farias Moreira. 2019. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração da Universidade Federal de Campina Grande) - Universidade Federal de Campina Grande, [S. l.], 2019.

SOUZA, S. S.; SOUZA, A. L. R. de; LIMA, Ângela M. F..; ARAÚJO, M. L. V. Gestão Estratégica da Propriedade Intelectual: um estudo sobre o Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal Baiano no contexto do novo marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 380, 2021.

TORKOMIAN, A. L. V. Panorama dos Núcleos de Inovação Tecnológica no Brasil. In: SANTOS, M. E. R. dos; TOLEDO, P. T. M. de; LOTUFO, R. de A. (Orgs.). Transferência de Tecnologia: estratégias para estruturação e gestão dos Núcleos de Inovação Tecnológica. Campinas: Komedi, 2009, p. 21-37.

'

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

Paiva, D. ., Leite, A., Brito, A. ., Monteiro, F., Mendonça, C., & Oliveira, W. (2023). Lei da inovação: os desafios dos NITs no cumprimento de suas competências. Peer Review, 5(25), 252–275. https://doi.org/10.53660/1472.prw3012

Edição

Seção

Articles