Ensino Remoto Emergencial (ERE): dialogismo no ensino de Língua Portuguesa em tempos de pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/579.prw2023

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral: realizar estudo analítico acerca do papel do dialogismo na prática docente durante o ensino remoto emergencial (ERE) nos cursos de Licenciatura em Letras, em tempos de pandemia. O aporte teórico-metodológico está pautado nas seguintes etapas: 1) fundamentação teórica e 2) metodologia composta de pesquisa empírica em universidade pública. O instrumento de coleta de dados é um questionário semi-estruturado. Os sujeitos da pesquisa são docentes do curso de Letras – Língua Portuguesa. As informações alcançadas por meio das respostas dos sujeitos selecionados compõem o corpus da pesquisa, sendo, dessa forma, analisadas quanti-qualitativamente. Ao final da análise dos dados, concluiu-se que as práticas dialógicas migraram para o ensino remoto juntamente com os docentes e discentes, no entanto, na maioria das vezes, elas não obtêm o mesmo nível de produtividade que o ensino presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ediel Santos e Santos, Secretaria Municipal de Educação

Licenciado em Letras - Língua Portuguesa - Universidade do Estado do Pará (2018); Especialista em Psicopedagogia Institucional com habilitação em Educação Especial - Faculdade Montenegro (2017); Licenciado em Pedagogia - Faculdades Integradas de Cruzeiro (2012); Atualmente é professor efetivo na educacão infantil e anos iniciais - Secretaria de Educação - Prefeitura Municipal de Maracanã/PA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

Talita Rodrigues de Sá, Universidade do Estado do Pará

Cursando Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Mestrado em Educação UEPA (2013). Especialização em Estudos linguísticos e Análise Literária (2009). Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade da Amazônia (2007). Graduação em Letras - Inglês pela Universidade da Amazônia (2012). Atualmente é docente efetiva - Universidade do Estado do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa- Letramentos e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa (GEPLEALP) coordenando a Linha de pesquisa: Letramentos Étinos-raciais no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Participa do Projeto de desenvolvimento- CAPES- Ações integradas de Ensino e Pesquisa para qualificar a formação na Pós-graduação em Educação: Pará, Tocantins e Rio Grande do Norte edital: PROCAD-Amazônia.

Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva

Doutor em Semiótica e Linguística Geral (USP/2002). Mestre em Letras/Linguística (UFPA/1997). Especialista em Língua Portuguesa (UECE/1992). Graduada em Letras (UFPA/1983). Professor Titular e pesquisadora da UEPA, onde atua na Graduação em Letras, na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado do PPGED/CCSE/UEPA na Linha de Pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia) e na Pós- Graduação em Ensino de Língua e Literatura (mestrado do PPGELL/CCSE/UEPA, na Linha de Pesquisa em Linguística).

Daniele da Silva Costa, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação do Programa de Pós- Graduação em Educação (ICED-UFPA) 2022 a 2026. Mestre em Educação e Cultura (UFPA))2014 a 2016. Especialista em Docência no Ensino Superior com Ênfase em Educação Especial (UNISABER) 2012 a 2013. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (Universidade do Estado do Pará) 2008 a 2011. Servidora pública efetiva na Prefeitura Municipal de Moju (2013 e até o presente momento). Atuou na Coordenação da Pastoral do Menor e em Turmas Multisseriadas do Município de Moju, na Assessoria Pedagógica e na Coordenação da Brinquedoteca Marli Melo de Almeida, Campus XIV (UEPA/Moju). Atuou como professora Substituta pela Universidade do Estado do Pará- 2017 a 2019 e no PARFOR (2015 a 2020). Atuou como Professora da Especialização da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia- FAM ( 2017 a 2019). Atuou como Professora Substituta do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPA)Abaetetuba (2019 a 2021). Atuou como Técnica em Educação na Coordenação de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) Abaetetuba. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia (GEPEIF/UFPA) e Vice Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Básica Interdisciplinar da Amazônia Tocantina (GPEBIAT/IFPA).

Aline Silveira Machado, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda em Educação (UEPA/2022). Mestre em Educação (UEPA/2021). Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Especialista em Formação de Professores para o Ensino de Língua e Literatura (ESAMAZ/2018) Graduada em Letras e Literaturas de Língua Portuguesa (UNAMA/2018). Graduanda em Libras (UFPA/2019). Foi Tutora de Ensino a Distância do curso de Letras/Língua Portuguesa (UAB/UFPA). Atua na área de Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos, voltando-se sobretudo para estudos associados às seguintes temáticas: variação linguística, sociolinguística, geolinguística e dialetologia.

Fabio Rogério Gomes Fortunato, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2015). Especialista em Tecnologia na Educação pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - Paraná (2016). Mestre do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) com ênfase em Formação de Professores e Práticas Pedagógicas pela Universidade do Estado do Pará (Andamento). Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, Didática e outras vertentes e Estágios Supervisionados nos cursos de Pedagogia nos campi da capital (Centro de Ciências Sociais em Educação - CCSE/Belém) e do interior do Estado do Pará. 

Waldiney Campos de Avelar, Secretaria Municipal de Educação

Especialista em Metodologia e Técnica de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (2002). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2001). Professora da Prefeitura de São João de Pirabas (2003 a 2007). Professora da Prefeitura de Ananindeua (2007 a 2015). Especialista em Educação da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará (SEDUC), desde 2008 e, atualmente, exerce a função de vice-diretora da E.E.E.F.M. José Alves Maia. É professora efetiva da Prefeitura Municipal de Belém, desde 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão e alfabetização de jovens e adultos.

Roseane do Espírito Santo Lima, Secretaria Municipal de Educação

Especialista em Psicopedagogia Institucional (Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2008). Graduada em Pedagogia (Universidade da Amazônia, 2006). É Especialista em Educação - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARÁ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Atualmente é Diretora de Escola Publica - Prof. Jose Alves Maia, de 02/2020 até os dias atuais. ATUALMENTE ESTUDANDO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ UEPA.

Referências

ALBUQUERQUE, Andréia. Os impactos das aulas on-line na formação inicial de professores na região amazônica em tempos de pandemia. Congresso internacional de educação e tecnologias: encontros de pesquisadores em educação à distância. UFSCar. 2020.

ALVES, Lynn. Educação Remota: entre a ilusão e a realidade. In Interfaces científicas. V.8 N.3, Aracaju (Fluxo contínuo): 2020.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Introd. e trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARBOSA, Manoel Augusto Polastreli; JÚNIOR Pedro José Garcia (organizadores). Pesquisas em educação e ensino: temas clássicos e emergentes. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. 327 p.

BRAIT, Beth (org). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.

Brasil, Ministério da Educação. Conselho Nacionald e Educação. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período da pandemia da COVID-19. 28 de abril de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL, Ministério DA Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Brasília, DF, 2020.

COVID19: Painel Coronavírus. Atualizado em 13/02/2022, às 18h20min. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em 14 fev 2022.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. – São Paulo: Ática, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 2002. (Coleção Leitura).

GIL, Antônio Carlos, 1946 - Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4.ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. – 6. Ed. – São Paulo : Atlas, 2008.

HAMILDO, Gracinda; MARGARIDA, César. Dialogismo(s) e construção de conhecimento. Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Revista Interacções. nº. 6, PP. 1-7 (2007). Disponível em: http://www.eses.pt/interaccoes.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: Procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos– 4 ed. - São Paulo: Atlas S.A, 1992.

LEMOV, Doug. Ensinando na sala de aula online: sobrevivendo e sendo eficaz no novo normal [recurso eletrônico] / Equipe Teach Like a Champion; tradução: Sandra Maria Mallmann da Rosa; Revisão técnica: Thuinie Daros. – Porto Alegre: Penso, 2021. Introdução: o ensino remoto e o novo normal. Doug Lemov & Erica Woolway.

MENDES, Alessandra Cristina Costa. O ensino de Língua Portuguesa na modalidade remota: análise de uma experiência contemporânea. 2020.

PINHO, Maria José de; SOUSA, Dijan Leal de; SANTOS, Eloiza Marinho dos; SANTOS, Frank de Sousa. O ensino emergencial remoto na pandemia de Covid-19: uma análise a Partir da Complexidade. Revista Humanidades e Inovação v.8, n.43. 2021.

SANTOS, Francisca Maria Pinto. Et al. Régis Vieira Brito. A contribuição das mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem sobre o uso do celular. Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística. 2020.

SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. ANDES-SN, jan 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

Santos e Santos, E. ., Rodrigues de Sá, T., Socorro Cardoso da Silva, M. do P. ., da Silva Costa, D., Silveira Machado, A. ., Rogério Gomes Fortunato, F., Campos de Avelar, W. ., & do Espírito Santo Lima, R. . (2023). Ensino Remoto Emergencial (ERE): dialogismo no ensino de Língua Portuguesa em tempos de pandemia de COVID-19 . Peer Review, 5(12), 78–98. https://doi.org/10.53660/579.prw2023

Edição

Seção

Artigos