Análise da compreensão do texto narrativo por surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/568.prw2018

Palavras-chave:

compreensão textual, Libras, Surdos

Resumo

Neste estudo discutimos a compreensão textual de alunos surdos, por meio da análise de seus textos escritos em Língua Portuguesa, motivados pela leitura de textos e por imagens. Essa análise evidencia o processo de constituição das categorias da estrutura composicional das narrativas. Tomamos como base para organização e análise dos dados os estudos de Wallin (1987); Ferreira-Brito (1993) e Giasson (1993). Os resultados mostram que, nesse processo, a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais aparece como condição necessária para que o aluno surdo adquira estratégias discursivas imprescindíveis para a compreensão da Língua Portuguesa escrita, como fator indispensável para a integração real dos surdos, garantindo dessa forma que tenham acesso às informações e às experiências necessárias para seu melhor desempenho escolar e participação na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Socorro Cardoso, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutor em Semiótica e Linguística Geral (USP/2002). Mestre em Letras/Linguística (UFPA/1997). Especialista em Língua Portuguesa (UECE/1992). Graduada em Letras (UFPA/1983). Professor Titular e pesquisadora da UEPA, onde atua na Graduação em Letras, na Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado do PPGED/CCSE/UEPA na Linha de Pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia) e na Pós- Graduação em Ensino de Língua e Literatura (mestrado do PPGELL/CCSE/UEPA, na Linha de Pesquisa em Linguística).

Rita Almeida, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professora de Literatura, com mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita UNESP/Assis-SP. Trabalha na Universidade do Estado do Pará e desenvolve pesquisas nas áreas de Letramento Literário, ensino de Literatura e Formação de Professores.

Anchieta Bentes, Universidade do Estado do Pará

Possui pós-doutoramento em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), doutorado em Educação Especial (UFSCAR/2010), mestrado em Letras - Linguística (UFPA/1998), especialização em Linguística aplicada ao ensino-aprendizagem do Português (UFPA/1993) e graduação em Letras (UFPA/1991). Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará; atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Vice-corrdenador do PPGED-CCSE-UEPA (2022-2023). Integrante do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). Campos de atuação: educação inclusiva; educação de jovens e adultos; Estudos dialógicos do discurso em práticas escolares e não escolares.

Ronielson Santos, Universidade Federal de Roraima -UFRR

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado Pará. Mestre em Educação pelo Programa de Pós - Graduação da Universidade do Estado do Pará. Pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA) atuando no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial. Pesquisador no Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia-GELPEA, atuando na linha de pesquisa 01: Estudos da Alteridade: diferença e Interculturalidade Crítica, ligado à Universidade do Estado do Pará-UEPA. Áreas de interesse de estudos e pesquisa: Educação Especial, Educação Inclusiva, Neuropsicopedagogia, Educação Popular, Assistência Social, Interculturalidade Critica e Educação intercultural crítica. Professor da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Angélica Bittencourt Galiza, Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC-PA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós - Graduação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Especialista em Educação Especial sob o Enfoque da Inclusão (Cesupa), Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Pesquisadora no Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia - GELPEA, atuando na Linha de pesquisa 01:Estudos da Alteridade: diferença e Interculturalidade Crítica, ligado à Universidade do Estado do Pará - UEPA. Experiência na área de Educação Especial, atuando com Atendimento Educacional Especializado-AEE, nas esferas particular e pública da rede estadual e municipal de Belém. Áreas de interesse de estudo e pesquisa: Educação Especial, Educação Inclusiva, Deficiência Intelectual, História da Educação Especial, Sexualidade da pessoa com Deficiência e Atendimento Educacional Especializado.

Leidiane Monteiro Duarte de Moraes, Universidade do Estado do Pará

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Especialista em Libras na Educação Inclusiva (2017) e em Psicopedagogia e Supervisão Escolar (2020). Pedagoga, com licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2016). Atuou como professora do Ensino Fundamental - Anos Iniciais; Orientadora Educacional e membro da Comissão de acessibilidade integrante do Núcleo de Acessibilidade (NAC) do Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA. Atualmente, é servidora pública municipal e exerce a função de técnica pedagógica; e Integrante do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA).

Catarina Wanzeler , Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008). Atualmente é professora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - PA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutoranda em Educação ( PPGED-UEPA, linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia). É professora Efetiva da Universidade do Estado do Pará (disciplinas LIBRAS e Educação Especial), Possui Mestrado em Educação (PPGED-UEPA, linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia), Especialização em Psicomotricidade (UEPA), Licenciada plena em magistério de pré-escolar a 4ª série do fundamental pela Universidade do Estado do Pará (2002) e Bacharela em Letras - LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2012). Atua  como pesquisadora no Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA/UEPA) na linha estudos da alteridade: diferença e interculturalidade critica. É Vice-coordenadora do Grupo de Estudo Surdos da Amazônia Tocantina/ GESAT UFPA/Cametá, com ênfase em surdez e Educação Especial, atuando principalmente no seguinte tema: surdez,educação de surdos, LIBRAS, tradução e interpretação de Libras, educação especial.

Referências

CAVALCANTI, Marilda do Couto. Interação Leitor-Texto: aspectos de Interpretação Pragmática. Ed. da Unicamp, SP, 1989.

FERREIRA-BRITO, Lucinda. Integração Social & Educação de Surdos. Ed. Babel, Rio de Janeiro, 1993.

FERREIRA-BRITO, Lucinda. Por uma Gramática de Línguas de Sinais. Tempo Brasileiro, UFRJ, Dep. de Linguística e Filologia, Rio de Janeiro: 1995, p.21-273.

FILLMORE, Charles J. Ideal Readers and Real Readers. Proceedings of the 32 nd Georgetown Round-Table on Languages and Linguistics, Berkeley Cognitive Science Program, Institute of Human Learnig, Univerity of Califórnia - EUA, 1983.

GIASSON, Jocelyne. A Compreensão na Leitura. Tradução de Maria José Frias, Coleção Práticas Pedagógicas, Edições ASA, Porto - Portugal: 1993.

STEWART William A. Sociolinguistic Typology for describing national multilingualism. In: Fishman J. A. (ed.) Readings in the Sociology of Language. The Hague, Mouton, 1966, p. 531-545.

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

Cardoso da Silva, M. do P. S. ., Almeida Silva, R. de C., Bentes, J. A. de O. ., das Mercês, R. S. ., Galiza, A. B. ., de Moraes, L. M. D. ., Carvalho , M. C. W. ., & de Andrade da Silva, C. F. C. . (2023). Análise da compreensão do texto narrativo por surdos. Peer Review, 5(12), 183–203. https://doi.org/10.53660/568.prw2018

Edição

Seção

Artigos