A interface entre o ofício da sociologia e os efeitos das tecnologias digitais na sociedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/556.prw200b

Palavras-chave:

Ciência social, Diferentes posicionamentos, Processos Tecnológicos, Ferramentas Tecnológicas;

Resumo

Neste trabalho evidenciamos o anseio por respostas a efeitos das tecnologias acerca da sociedade como uma teoria consistente quanto ao funcionamento social presumindo uma ciência social que viabilize um controle democrático. Este estudo parte de uma abordagem bibliográfica, que se constrói a partir de análises de livros e artigos científicos, assim sendo, configura-se como estudo exploratório que se propõem investigar diferentes posicionamentos acerca de um problema. Temos como objetivo, evidenciar a necessidade de atenção para a urgências de nosso tempo para que possamos reconhecer que as expansões das vias do saber não estão dissociadas de processos tecnológicos que se apresentam de maneira múltipla no que cerne as possibilidades de olhares filosóficos do campo conceitual social. Quanto as ferramentas tecnológicas na sociedade, podemos inferir que estão em plena evolução, sendo causa de grandes mudanças tanto na saúde quando na educação e refletem no comportamento humano, enquanto ser social, assim, notamos que a interface entre a sociedade e as tecnologias andam de mãos dadas e neste pós pandemia contribuem para a manutenção da saúde e da vida. As ferramentas tecnológicas nos possibilitam conhecer um novo despertar que em sua totalidade reflete em uma diversidade de campos das ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior, Universidade do Estado do Pará

Mestrando do Programa de Pós - Graduação em Educação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/2022 - PPGED pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA , Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Santo Amaro - UNISA. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Fundamentos da Matemática Elementar, Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior, Matemática Financeira e Estatística, Educação do Campo, Didática e Metodologias Ativas de Aprendizagem, Antropologia Brasileira e Educação a Distância 4.0. Professor, Magistério Matemática do Colégio Federal Tenente Rêgo Barros.

Karina Nayara Rego Portal Rego Portal, Universidade do Estado do Pará

Mestranda em educação da Universidade do Estado do Pará

André Gama Barros, Universidade do Estado do Pará

Mestrando da Universidade do Estado do Pará, Brasil.

Gustavo Nogueira Dias, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina (2017); Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará, Belém (2011); Especialista em Gestão escolar pelo Centro Universitário do Pará (2008); Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001). Trabalhou em escolas particulares de 1991 até 2005. No presente é professor efetivo do ensino Básico Federal do Colégio Ten. Rêgo Barros, onde ingressou em 2005 e a partir de abril de 2017 exerce suas atividades como dedicação exclusiva até o presente momento.

Cássio Pinho dos Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em estatística formado pela Universidade Federal do Pará (2007), mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e doutor em Biometria pela Universidade Estadual Paulista - Botucatu (2019). Atualmente é professor Adjunto A, nível 1, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ministra as disciplinas de Estatística, Probabilidade e Estatística, Bioestatística, Experimentação Zootécnica e Estatística Experimental. Tem experiência na área de Estatística Experimental, Análise de Regressão e Correlação e de Estatística Espacial.

Herson Oliveira da Rocha, Universidade Federal Rural da Amazônia

Herson Rocha possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2005), mestrado em Geofísica pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (IG/UFPA, 2012), e doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração pelo Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LENEP/CCT/UENF, 2020). Também é membro da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) e da European Association of Geoscientists & Engineers (EAGE). Atualmente ocupa o cargo de professor adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA

Elayne de Nazaré Almeida dos Santos, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros, Brasil

Professora do Colégio Tenente Rêgo Barros, do Quadro de Oficiais Temporários do Comando da Aeronáutica. Mestre em Educação, pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, ano 2017. Especialista em Educação para Relações Etnicorraciais pelo Instituto Federal do Pará, ano 2012. Graduação em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Pará, ano 2010. Possui experiência em pesquisas das seguintes áreas: História da Educação, Gênero, Sexualidade e Educação para Relações Etnicorraciais. Colaborou na elaboração de tecnologias educacionais, de caráter interdisciplinar, cujo eixo-temático está para as relações etnicorraciais aplicadas na escola, tendo como público-alvo alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. É integrante do grupo de pesquisa Educação Quilombola (EDUQ) - UEPA. É também pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental da Amazônia (GEAMAZ - ICED/UFPA), atua na Linha de pesquisa Educação Ambiental no Ensino Básico. Faz pesquisas na Linha História das Instituições Educativas, Intelectuais e Impressos, do campo História da Educação. Atuou na área de Responsabilidade Social Empresarial na empresa Centrais Elétricas do Norte do Brasil - Eletronorte, participou ativamente do Projeto de Extensão Peregrinos da Paz - promover a cultura de paz nas escolas - tendo apoio da Universidade Federal do Pará. Exerceu a docência ao curso de Pedagogia, do PARFOR, pelo ICED/UFPA. Foi professora do PRONATEC pelo IFPA. Foi professora substituta da Universidade do Estado do Pará (2015-2017)

Rosiane Ferreira Gonçalves, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros, Brasil

Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2010), Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2004), Especialista em Educação e Problemas Regionais pela Universidade Federal do Pará (2001) e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2000). Atualmente é professora de Sociologia do Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, Colégio Tenente Rego Barros. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Sociologia e Antropologia, educação ambiental, sustentabilidade, etnodesenvolvimento e povos indígenas.

Maria Graciete Rodrigues do Amaral, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Gestão Estratégica para Sustentabilidade (UNAMA, 2019). Mestre em Administração (UNAMA, 2013). Especialista em Gestão de tecnologias da qualidade na agroindústria (UEPA, 2003). Bacharel em Ciências Contábeis (UFPA, 2002). Coach, Associação Brasileira de Coach (2009/2010). Professora Adjunta, Universidade do Estado do Pará - UEPA, ministrando disciplinas de administração; economia e contabilidade para os cursos de graduação em Engenharia de Produção, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e; Tecnologia de Alimentos, Campus de Redenção/PA. Executei trabalhos periódicos junto à Escola de Governo do Estado do Pará - EGPA, como avaliadora do Grupo Estadual de Qualidade no Serviço Público, representando a empresa de Correios (2003 a 2006) e SEAD, e Banco do Estado do Pará (2006 a 2013). Pesquisadora do grupo de pesquisa "Modelagem Ambiental, Ordenamento Territorial e Desenvolvimento Regional -MODER", com ênfase em temas de Desenvolvimento Local e Sustentável na Amazônia - Arranjo Produtivo Local e Cadeias Curtas. Também do Grupo de Estudos em Administração Pública e Economia - GEPAD (UEPA). Atuo como Assessoria de Promotorias, na área de Contabilidade Pública, Ministério Público do Estado do Pará, compondo o Grupo de Apoio Especializado (GATI), Região Araguaia/PA.

Relinaldo Pinho de Oliveira, Universidade Santo Amaro

Possue graduação em Ciências pela Universidade da Amazônia (1998) e graduação em Matemática pela Universidade da Amazônia (1999). Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Pará (2001), Especialização em Metodologia do Ensino de Física, pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão-IBEPEX (2006), Mestre em EM DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS - IEMCI/UFPA (2017) . Tendo como principais áreas de estudo a utilização de performances artísticas como alternativa no ensino de matemática, Etnomatemática, a Etnofísica , a Formação de Professores de Matemática e Ciências, a utilização das Tecnologias no ensino de Ciências e Matemática, a construção de Performances Matemáticas Musicais - PMM, bem como as Dificuldades de Aprendizagem da Matemática. Sou professor das disciplinas Cálculo I,II,II e IV, Física Geral I, II e III e Estatística na Universidade Santo Amaro ? UNISA, polo Belém, atuei como professor formador (Bolsista/CAPES) no Programa Nacional de Formação de Professores do Estado do Pará ? PARFOR/PA, pela Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA, no curso de Licenciatura em Computação, ministrando as disciplinas: Projeto Integrador Disciplinar II- PID II, Estágio Curricular Supervisionado I ? ESO I, Metodologia da educação a Distância. Sou professor das disciplinas Matemática, Cálculo I,II,II e IV, Física Geral I, II e III e Estatística na Universidade Paulista - UNIP, Belém. Trabalho com as disciplinas Matemática e Física no Ensino Fundamental e Médio à 15 anos. Atualmente pesquiso a utilização das Tecnologias aliada as Performances Ar titicas na Educação, mas especificamente a utilização da tecnologia móvel (aparelho celular), como facilitador no processo ensino-aprendizagem nas aulas de Matemática, através do auxilio metodológico proporcionado pela utilização das PMDS ? Performances Matemáticas Digitais e as Performances Matemáticas Musicais Digitais as PMMDs, bem como utilização das redes sócias (Facebook) no ensino de Ciências e Matemática.

Ademir Ferreira Silva Junior, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2007), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-Doutorado na área de Segurança do Paciente pela Universidade do Estado do Pará em Parceria com Instituto Evandro Chagas (IEC) e University of Dubai. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Curso de Especialização Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde na Amazônia. Vice Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Educação na Amazônia (GEPSEA). Tem experiência nas áreas Metodologias ativas em saúde, Epidemiologia e controle de infecções, Educação Permanente em saúde, Tecnologias educativas em saúde; Neurociências e Comportamento. 

Jamille Carla Oliveira Araújo, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professora Assistente com dedicação exclusiva da Universidade Federal Rural da Amazônia ( UFRA), que atualmente está exercendo lotação provisória na Universidade Federal de Pernambuco ( UFPE), servidora público, do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, trabalhando com áreas de empreendedorismo, cooperativismo, controladoria, sistema de informações contabeis e contabilidade atuarial. Mestra em Administração - Com linha de Pesquisa em Gestão Organizacional, pela Universidade da Amazônia ( UNAMA) , onde trabalhou com estudos voltados para cooperação e redes cooperativas. Em 2009 a 2016 exerceu o cargo de técnica de registro mercantil realizando análise de processos de abertura, alterações, arquivamentos de balanços, Atas de de reunião dos diversos tipos jurídicos (Empresário individual, EIRELI,Sociedade Limitada, Sociedade Cooperativa, Sociedade Anônima, Consórcios, Sociedade de Propósito Especifico ) e também exerceu cargo de gerente de registro mercantil em unidade desconcentrada Capanema, e diretora interina de Registro mercantil. MBA- Gerência Contábil, Auditoria, Perícia e Controladoria, como objeto de estudo em sistemas de informações contábeis e controladoria hospitalar, sendo responsável pela sistematização de contas contábeis hospitalares do Hospital D. Luiz Benemerita Beneficente Portuguesa de Belém- Pará. Bacharel em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior da Amazônia- Iesam (2007). Membro do CONSELHO DELIBERATIVO DA RESEX MARINHA DE TRACUATEUA., representando a UFRA portaria nº nº 2466 de 04 de outubro de 2018

Referências

AFONSO, A. J. Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital. Educação & Sociedade, v. 42, 2021.

ARAÚJO, J. C. O.; SOUZA, F. G. Tecnologías Emergentes para la Formación Emprendedora en Brasil: Caso de éxito de la Universidade Federal de Pernambuco. In: Campos Sánchez, Alejandro; Marúm Espinosa, Elia. (Org.). Estrategias y políticas educativas. 1ed.Madrid: Ediciones Díaz de Santos, S.A., v. 1, p. 100-125, 2022.

BECK, U. A metamorfose do mundo. Como as alterações climáticas estão a transformar a sociedade. Lisboa: Edições 70, 2017.

BENAKOUCHE, T. Tecnologia é sociedade: contra a noção de impacto tecnológico. Cadernos de pesquisa, v. 17, p. 1-28, 1999.

CAVALCANTE, M. B. A educação frente as novas tecnologias: Perspectivas e desafios. São Paulo: Profala, 2012.

SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa – 4 ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

LÉVI, P. Cibercultura. Trad. De Carlos Irineu da Costa. São Paulo: editora 34, 1999.

LORENZETTI, J. et al. Tecnologia, inovação tecnológica e saúde: uma reflexão necessária. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 21, p. 432-439, 2012.

LUPTON, D. Digital Sociology. Abingdon: Routledge, 2015.

MACKENZIE, D.; WAJCMAN, J. The Social Shaping of Technology. Howtherefrigeratorgot its hum. Philadelphia, Open University Press, 1985.

MACEDO, N. D. Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. São Paulo, SP: Edições Loyola,1994.

MISKOLCI, R. Sociologia Digital: notas sobre pesquisa na era da conectividade. Contemporânea-Revista de Sociologia da UFSCar, v. 6, n. 2, p. 275-275, 2016.

NASCIMENTO, L. F. A sociologia digital: um desafio para o século XXI. Sociologias, v. 18, p. 216-241, 2016.

PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 10, n. 2, p. 53-66, 2012.

PREMEBIDA, A; NEVES, F. M.; ALMEIDA, J. Estudos sociais em ciência e tecnologia e suas distintas abordagens. Sociologias, v. 13, p. 22-42, 2011.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e

técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SELL, C. E. Sociologia clássica: Marx, Durkheim e Weber. Editora Vozes Limitada, 2017.

SELWYN, N. As novas conectividades da educação digital. Sociologia da Educação: Análise Internacional, p. 110, 2013.

SOUZA, M. T. S; SILVA, M. D; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Rev. Einstein, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt_1679-4508-eins-8-1-0102.pdf>. Acesso em: 12 mar 2023

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

Pedrosa da Silva Junior, W. L. ., Rego Portal, K. N. R. P., Gama Barros, A. ., Nogueira Dias, G. ., Pinho dos Reis, C. ., Oliveira da Rocha, H. ., Almeida dos Santos, E. de N. ., Ferreira Gonçalves, R. ., Rodrigues do Amaral, M. G. ., Pinho de Oliveira, R. ., Ferreira Silva Junior, A. ., & Oliveira Araújo, J. C. . (2023). A interface entre o ofício da sociologia e os efeitos das tecnologias digitais na sociedade. Peer Review, 5(12), 39–49. https://doi.org/10.53660/556.prw200b

Edição

Seção

Artigos