Análise do gerenciamento de resíduos da construção civil na cidade de Manaus, sob a perspectiva da sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/549.prw2011

Palavras-chave:

Manaus, Resíduos, Construção Civil, Gerenciamento, Reciclagem

Resumo

Na cidade de Manaus, os problemas ambientais, principalmente aqueles relacionados à construção civil, não são diferentes do resto do Brasil. O período da borracha no final do século XIX e a implantação da Zona Franca na década de 1960, foram responsáveis pela crescente migração populacional, impulsionando o crescimento da Indústria da Construção Civil, bem como a geração de seus resíduos. Portanto, o objetivo deste trabalho, é demonstrar o atual cenário do gerenciamento dos resíduos da construção civil na Cidade de Manaus, sob a perspectiva da sustentabilidade, a partir de dados coletados em órgãos da administração pública, através de bibliografias e nos nos canteiros de obras, verificando-se a atual situação da destinação final dos RCC, e quais as práticas de sustentabilidade adotadas, visando a indicação da fragilidades do gerenciamento de RCC e elaboração de uma cartilha com as principais informações coletadas, de forma a orientar as melhores práticas para a tomada de decisão da administração pública quanto ao atendimento da Resolução nº 307 do CONAMA e Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos -PNRS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Pinto, ITEGAM

Engenheira Civil, formada pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas), em 1997.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Ocupante de cargo de Engenheira Área, no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), desde 2015.

Simone da Silva, Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia-ITEGAM, Brasil

Graduada em Bacharelado em Ciências Biológicas (1999) e Licenciatura em Ciências Biológicas (2000), pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, com atuação profissional na área de Biotecnologia Vegetal desde 1997, com o desenvolvimento de atividades de Iniciação Científica e Pesquisa em cultura de tecidos vegetais, através do Projeto de Pesquisa em Controle de Qualidade de Fitofármacos na UFRJ (1998-2001). Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Biotecnologia Vegetal, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, atuando nos Projetos de Cultivo in vitro de Plantas Medicinais (2001-2007) e Indução da produção de substâncias tóxicas para vetores de doenças tropicais em plantas com atividade inseticida (2003-2006), ambos da UFRJ. Em 2007, iniciou as atividades de pesquisa e desenvolvimento no Centro de Biotecnologia da Amazônia/SUFRAMA, atuando na implantação dos processos de pesquisa e tecnológicos, através do desenvolvimento de protocolos e produção em larga escala de plantas medicinais, ornamentais tropicais, bromeliáceas e oleíferas, utilizando a técnica de cultura de tecidos, assumindo, em 2013, a coordenação dos Laboratórios de Cultura de Tecidos Vegetais. Em 2015, concluiu o Estágio Pós-Doutoral, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (PPG-BIONORTE). Atuou como Chefe de Departamento de Políticas Públicas em Ciência Tecnologia e Inovação na Secretaria Executiva de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (2015-2016), visando à diversificação da matriz econômica do Estado. Atualmente, é responsável pela área de Biotecnologia Vegetal do Centro de Biotecnologia da Amazônia, exercendo atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e inovação em cultura de tecidos de plantas de interesse comercial e/ou ambiental, principalmente da Região Amazônica, é Professora Titular da Disciplina de Sistemas de Gestão Ambiental do Instituto de Tecnologia Galileo da Amazônia - ITEGAM, Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da Fundação Hospital Adriano Jorge - FHAJ e líder do Grupo de Pesquisas intitulado "Biotecnologia, Bioeconomia e Desenvolvimento da Região Amazônica".

Referências

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Classificação de Resíduos Sólidos, Rio de Janeiro. NBR 10.004, 2004a.

ABRELPE - Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2022. Abrelpe, 2022. Disponível em: Acesso em 17 março de 2023.

ALVES, RODRIGO COUTO; SILVA, NELITO MARQUES; ANDRADE, MARCOS VINÍCIUS BARROS; MARQUES, EVELY LARANJEIRAS. Gerenciamento Municipal de Resíduos Sólidos no Amazonas, Brasil. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, pp. 1-20, Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus, 2020.

BRAGA, Larissa Passos; VEIGA, Thais da Costa. Análise do Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e Demolição em canteiros de obra no Distrito Federal. Monografia de Projeto Final - Universidade de Brasília. Faculdade de Tecnologia. Distrito Federal, 2017.

BRASIL. Lei nº 12.305 de 02 de Agosto de 2010. Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Brasília, DF, 2010.

BRUM, Fábio Martins. Implantação de um Programa de Gestão de Resíduos da Construção Civil em Canteiro de Obra Pública: O caso da UFJF. 2013. 107f. Dissertação apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2013.

CASIRINI, Lucas. Otimização do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Estudo de caso: VITRIUM – Centro médico inteligente. Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Análise Ambiental e Desenvolvimento sustentável. Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD). Brasília, 2015.

CAMENAR, Mariana Thays; SCHEID, Melquior Forgiarini. Análise do Sistema doe Gestão de Resíduos da Construção Civil: Estudo de Caso no Município de Pato Branco – PR. Trabalho de Graduação apresentado ao curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco, 2016.

CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº. 307, de 05 de julho de 2002. Brasília. Diário Oficial da União, de 30 de agosto de 2002, seção I, p. 17.241.

CRUZ, ZOZIMERE DO CARMO DA SILVA. Os Resíduos Sólidos da Construção Civil em Manaus. Revista Especialize ON-LINE IPOG. Ano 9, ed. 16, v. 1, Goiânia, dezembro, 2018.

DINIZ, BRUNA LETÍCIA SOARES. A Importância do Descarte Correto e Reciclagem de RSC no Município de Manaus. Anais do VII SINGEP (Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade – São Paulo – SP – Brasil – 22 e 23/10/2018.

FONSECA, MARIA JULIA M.; CASTRO, MARCUS AVEZUM A. DE; MAINTINGUER SANDRA I. Trabalho apresentado ao programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Territorial - Universidade Federal de Araraquara (UNIARA). Aplicação da Logística Reversa na Construção Civil como Mecanismo Ambiental Sustentável em Políticas Públicas. Araraquara – SP, 2018.

JACINTO, ANA CAROLINA. Política Pública de Resíduos Sólidos: Uma análise da Lei 12.305/2010 que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos-PNRS, por meio dos Serviços executados pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública – SEMULSP no Município de Manaus. Revista de Administração de Roraima, UFRR-Boa Vista, v. 6, n. 2, pp. 510-520, Boa Vista, 2016.

LIMA, Bruna Pietroski de; Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil no Município de Maringá-PR. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2019.

MORAND, Fernanda Guerra. Estudo das Principais Aplicações de Resíduos de Obra como Materiais de Construção. Projeto de Graduação apresentado ao curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio Janeiro, 2016.

NASCIMENTO, Yan Carlos. Diagnóstico da Gestão Municipal de Resíduos da Construção Civil no Município de Toledo -PR Conforme Resolução CONAMA nº 307/2002. Trabalho de Conclusão do curso de Engenharia Civil, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPR), Toledo (PR), 2018.

NOBRE, Lucas Casarini. Otimização do Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Estudo de Caso VITRIUM-Centro Médico Inteligente. Trabalho de Conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD), Brasília, 2015.

NOBRE, Paulo Lobato. Análise de algumas contribuições do BIM para o Planejamento e Controle de Obras. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Gestão e Tecnologia na Construção Civil da Escola de Engenharia UFMG, Belo Horizonte, 2021.

NOGUEIRA, CRISTIANY DA SILVA. Gestão de Resíduos da Construção Civil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, ed. 11. v. 10, pp. 67-84. Manaus, novembro de 2020.

OLIVEIRA, Maria do Perpétuo Socorro Oliveira. Desenvolvimento de Estratégias para a Gestão dos Resíduos de Construção e Demolição no Município de Manaus (Amazonas-Brasil) com base no conceito de Economia Circular. 2021. 98f. Tese (Doutorado em Ecologia e Saúde Ambiental) – Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2021.

OLIVEIRA, Rômulo de Lima de. Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil-Soluções Inteligentes. Projeto de Graduação apresentado ao curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2018.

OLIVEIRA, F. de A.; MAUÉS, L. M. F.; ROSA, C. C. N.; SANTOS, D. de G.; SEIXAS, R. de M. Previsão da geração de resíduos na construção civil por meio da modelagem

BIM. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 157-176, out. /Dez. 2020.

PORTO, Júnia de Oliveira. Desenvolvimento de um Sistema de Avaliação de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos: Aplicação à região Sul da Ride/DF e entorno. 2017. 250f. Dissertação de Mestrado Universidade de Brasília. Faculdade de Tecnologia, Distrito Federal, 2017.

PEREIRA, Emiliano Santos. Construção Civil na UFAM: Uma Proposta para Redução de Resíduos. 84f. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.

PINHEIRO, Mayrla Abreu. Análise da Utilização de Ferramentas não Convencionais na Construção Civil. Projeto de Graduação apresentado ao curso de Engenharia Civil do Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Cajazeiras, PB, 2021.

PLANO ESTADUAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO AMAZONAS - PERS-AM; Etapa VI – Tarefa II; Produto III, set/2017.

PLANO DIRETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE MANAUS (PDRSM, 2010).

PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE MANAUS (PMGIRS), versão Consulta Pública, 2015.

PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, 2022.

POZZETTI, VALMIR CÉSAR; CALDAS, JEFERSON NEPUMUCENO. O descarte de resíduos sólidos no âmago da sustentabilidade. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, v. 10, n. 1, p. 183-205, Curitiba, jan. /abr. 2019.

RECOMENDAÇÃO N°071/2015- Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas.

SÁ, MARCOS VINÍCIUS OLIVEIRA DE; MALHEIROS, ALEXANDRE JOSÉ DE AANDRADE; SANTANA, CLAUDEMIR GOMES DE. A Importância da Resolução CONAMA 307 para a Gestão dos Resíduos Sólidos da Construção Civil. Revista do Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável (CEDS), n. 9, agosto-dez, 2018.

TAVARES, QUEZIA ELAINE DA SILVA; SANCHES, ANTONIO ESTANISLAU; BANDEIRA, SANDY REBELO; MARQUES, DANIEL DA SILVA; SANTOS, GLEICINÁRIA OLIVEIRA DOS. Identificação de locais de descarte irregular de resíduos de construção e demolição no bairro distrito industrial II no município de Manaus-AM. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 2, p. 6014-6024, feb. 2020.

UN Environment Programme: https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/o-que-voce-precisa-saber-sobre-estocolmo50. Acesso em 12 de setembro de 2022.

SEMULSP, 2022. Disponível em: RELATÓRIO ANUAL 2021.docx (manaus.am.gov.br). Acesso em: 17/08/2022.

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

Pinto, C., & Silva, S. (2023). Análise do gerenciamento de resíduos da construção civil na cidade de Manaus, sob a perspectiva da sustentabilidade. Peer Review, 5(12), 223–243. https://doi.org/10.53660/549.prw2011

Edição

Seção

Artigos