Professores pesquisadores em educação matemática e ciências no estado do Pará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/544.prw2009

Palavras-chave:

Pesquisadores em Educação Matemática e Ciências, Prática social, Produção de conhecimento

Resumo

A pós-graduação em educação em ciências e matemática no Brasil tem se consolidado como importante campo de pesquisa na área de ensino. Esse estudo buscou responder a seguinte questão: Em que aspectos as teses em Educação Matemática produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECM reverberam nas práticas sociais dos professores pesquisadores egressos do programa, e suas possíveis repercussões e desdobramentos? Portanto o objetivo foi analisar as teses em Educação Matemática, produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática –'PPGECM do IEMCI/UFPA, identificando os discursos e suas interseções/consequências nas práticas sociais dos pesquisadores egressos do programa. Desse modo, defendemos a tese de que as pesquisas doutorais produzidas pelos egressos do PPGECM têm produzido impactos, consequências e desdobramentos relevantes que repercutem nas práticas sociais desses sujeitos autores, por meio da participação em grupos ou projetos de pesquisa acadêmica, reflexões críticas sobre suas próprias práticas, incremento na produção de artigos científicos e, sobretudo, inserção no processo de formação acadêmica e de novos pesquisadores para a região amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Silva, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (1995), Especialização em Matemática pela mesma Universidade (1999), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2013), Doutorado defendido em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2020). Atualmente é professor de Ensino Fundamental e Médio da Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira e professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Colégio de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rego Barros. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

Erasmo Borges Souza Filho, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2003); Mestrado em Educação(1998) e Especialização em Educação (1992) pela UNAMA-PA. Graduação em Serviço Social (1989), Licenciatura em Desenho (1982) e Engenharia Civil (1980) pela UFPa. Professor adjunto III, no curso de Artes Visuais, e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará; Foi professor Titular nos cursos de Comunicação Social, Artes Visuais e Tecnologia da Imagem, e do Programa de Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura, da Universidade da Amazônia, UNAMA, no período 1982-2015; Áreas de atuação: Semiótica; Artes Visuais e Tecnologia da Imagem; Desenho e ilustração digital; Fotografia Digital; Audiovisual; Animação e Multimídia. Pesquisa na área de :Etnomatemática; Educação Indígena; Semiótica Discursiva.

Gustavo Nogueira Dias, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina (2017); Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará, Belém (2011); Especialista em Gestão escolar pelo Centro Universitário do Pará (2008); Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001). Trabalhou em escolas particulares de 1991 até 2005. No presente é professor efetivo do ensino Básico Federal do Colégio Ten. Rêgo Barros, onde ingressou em 2005 e a partir de abril de 2017 exerce suas atividades como dedicação exclusiva até o presente momento.

Vanessa Mayara Souza Pamplona, Universidade Federal Rural da Amazônia

Ingressou no Curso de Bacharelado em Estatística no ano de 2004, concluindo o curso em 2008, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. No mesmo ano foi aprovada em Concurso Público pela UFPA, para exercer o Cargo de Estatístico, Classe E, com lotação no Campus Universitário Belém e nomeada no mesmo ano. Em 2010 ingressou no Curso de Pós Graduação em Matemática e Estatística da UFPA, em Nível de Mestrado, em 2011 obteve o título de mestre. No ano de 2012 ingressou no Curso de Pós-graduação em Agronomia (Entomologia Agrícola), em Nível de Doutorado na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista - Campus de Jaboticabal - SP, em 2016 obteve o título de doutora. No ano de 2013 foi aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos, para provimento de cargo efetivo de Professor da Carreira do Magistério Superior em Regime de Dedicação Exclusiva (DE) na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Campus de Paragominas - PA. Atualmente é professora efetiva do Magistério Superior e ministra aula nos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, nas disciplinas de Estatística, Bioestatística, Estatística Experimental e Biometria.

Herson Oliveira da Rocha, Universidade Federal Rural da Amazônia

Herson Rocha possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2005), mestrado em Geofísica pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (IG/UFPA, 2012), e doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração pelo Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LENEP/CCT/UENF, 2020). Também é membro da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) e da European Association of Geoscientists & Engineers (EAGE). Atualmente ocupa o cargo de professor adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Gilberto Emanoel Reis Vogado, Universidade do Estado do Pará

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Amazônia (1991), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é professor assistente IV da Universidade do Estado do Pará, coordenador do curso de Especialização de Fundamentos de Matemática Elementar e professor - Primeiro Comando Aéreo Regional. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino de matemática, banca de correção e modelagem matemática. 

Cássio Pinho dos Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em estatística formado pela Universidade Federal do Pará (2007), mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e doutor em Biometria pela Universidade Estadual Paulista - Botucatu (2019). Atualmente é professor Adjunto A, nível 1, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ministra as disciplinas de Estatística, Probabilidade e Estatística, Bioestatística, Experimentação Zootécnica e Estatística Experimental. Tem experiência na área de Estatística Experimental, Análise de Regressão e Correlação e de Estatística Espacial.

Victor Hugo Chacon Britto, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2003), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2013) e Doutorado em Educação Matemática pela UFPA (2019). Atualmente é professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rêgo Barros. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: didática matemática, ensino, matemática e avaliação.

Rosiane Ferreira Gonçalves, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros, Brasil

Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2010), Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2004), Especialista em Educação e Problemas Regionais pela Universidade Federal do Pará (2001) e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2000). Atualmente é professora de Sociologia do Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, Colégio Tenente Rego Barros. Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Sociologia e Antropologia, educação ambiental, sustentabilidade, etnodesenvolvimento e povos indígenas.

Eldilene da Silva Barbosa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutora em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia; Mestre em Administração pela UNAMA; MBA em Gerência Contábil, Auditoria, Perícia e Controladoria; Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Professora de Magistério Superior da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Maria Graciete Rodrigues do Amaral, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Gestão Estratégica para Sustentabilidade (UNAMA, 2019). Mestre em Administração (UNAMA, 2013). Especialista em Gestão de tecnologias da qualidade na agroindústria (UEPA, 2003). Bacharel em Ciências Contábeis (UFPA, 2002). Coach, Associação Brasileira de Coach (2009/2010). Professora Adjunta, Universidade do Estado do Pará - UEPA, ministrando disciplinas de administração; economia e contabilidade para os cursos de graduação em Engenharia de Produção, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e; Tecnologia de Alimentos, Campus de Redenção/PA. Executei trabalhos periódicos junto à Escola de Governo do Estado do Pará - EGPA, como avaliadora do Grupo Estadual de Qualidade no Serviço Público, representando a empresa de Correios (2003 a 2006) e SEAD, e Banco do Estado do Pará (2006 a 2013). Pesquisadora do grupo de pesquisa "Modelagem Ambiental, Ordenamento Territorial e Desenvolvimento Regional -MODER", com ênfase em temas de Desenvolvimento Local e Sustentável na Amazônia - Arranjo Produtivo Local e Cadeias Curtas. Também do Grupo de Estudos em Administração Pública e Economia - GEPAD (UEPA). Atuo como Assessoria de Promotorias, na área de Contabilidade Pública, Ministério Público do Estado do Pará, compondo o Grupo de Apoio Especializado (GATI), Região Araguaia/PA.

Ademir Ferreira Silva Junior, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (2007), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-Doutorado na área de Segurança do Paciente pela Universidade do Estado do Pará em Parceria com Instituto Evandro Chagas (IEC) e University of Dubai. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Curso de Especialização Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde na Amazônia. Vice Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Educação na Amazônia (GEPSEA). Tem experiência nas áreas Metodologias ativas em saúde, Epidemiologia e controle de infecções, Educação Permanente em saúde, Tecnologias educativas em saúde; Neurociências e Comportamento. 

Referências

ALMEIDA, M. da C. de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Coleção contextos da ciência. Editora Livraria da Física, 2010.

ALVES, A. C. T. O Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática: Estudo da trajetória profissional de egressos. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2018.

FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em cursos de Pós-Graduação. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, São Paulo, 1994.

GALVANI, P.; PINEAU, G. Experiências de vida e formação docente – religando saberes - segunda parte: um método reflexivo e dialógico. In: MORAES, M.C; ALMEIDA, M.C. Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak, 2012. p. 205-225.

GATTI, Bernadette A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014.

GONZÁLEZ, F.; VILLEGAS, M. M. Fundamentos epistemológicos en la construccion de uma metodica de investigacion. Revista Atos de Pesquisa em Educação, v. 4, nº 1, p. 89- 121, jan./abr. 2009.

KILPATRICK, J. A history of research in mathematics education. In: GROUWS, D. A. (Ed.) Handbook oh research on mathematics teaching and learning. Neu York: Macmillan, 1992, p. 3 – 38.

LUCENA, I. C. R. de; SILVA, C. A. N. Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da matemática escolar: um caminho investigativo. REMATEC. Ano 10, n. 10, p. 21 – 36. Set. – Dez. 2015.

MAGNO, C. M. V. Uma agenda de pesquisa para formação docente em educação em ciências: investigando elementos essenciais. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-graduação em Educação em ciências e Matemática. Belém, 2017.

MIGUEL, A. História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 137- 152, jan./abr. 2005.

MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. EDUFSCAR, São Carlos – SP. 2010.

MONTEIRO, F. M. A. Práticas de investigação narrativa com professores em exercício: contribuições significativas ao desenvolvimento profissional. Revista Teias. Rio de Janeiro. v. 15. n. 37. p. 118-129. 2014.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Barbosa. 3. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MOROSINI, M. C. A pós-graduação no Brasil: formação e desafios. RAES, Buenos Aires, a. 1, n. 1, nov. 2009, p. 125 – 152.

PONTE, J. P. Da formação ao desenvolvimento profissional. Conferência plenária apresentada no Encontro Nacional de Professores de Matemática ProfMat 2008, realizado em Guimarães. Publicado In Actas do ProfMat 2008 (pp. 27-44). Lisboa: APM. 2008.

SILVA, N. O. Educação matemática no Pará: genealogia, institucionalização e traços marcantes. Editora Livraria da Física, São Paulo. Coleção história da matemática para professores. 2015.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Trad. Francisco Pereira. 17. ed. 2. Reimp. Editora Vozes. Petrópolis – RJ. 2016.

WENGER, E. C. et al. Cultivating Communities of Practice: A Guide to Managing Knowledge. Harvard Business School Press, Cambridge, USA, 2002.

ZEICHNER, K. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Formação docente. Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 13-40, ago./dez. 2009. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br

Downloads

Publicado

2023-06-13

Como Citar

Silva, C. A. ., Souza Filho, E. B. ., Nogueira Dias, G. ., Souza Pamplona, V. M. ., Oliveira da Rocha, H. ., Reis Vogado, G. E. ., Pinho dos Reis, C. ., Chacon Britto, V. H. ., Ferreira Gonçalves, R. ., da Silva Barbosa, E. ., Rodrigues do Amaral, M. G. ., & Ferreira Silva Junior, A. . (2023). Professores pesquisadores em educação matemática e ciências no estado do Pará, Brasil. Peer Review, 5(12), 20–38. https://doi.org/10.53660/544.prw2009

Edição

Seção

Artigos